Questões de Cultura de massa e indústria cultural (Sociologia)

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Leia o texto a seguir:

A indústria cultural, os meios de comunicação de massa e a cultura de massa surgem como funções do fenômeno da industrialização. [...] A cultura feita em série, industrialmente, para o grande número, passa a ser vista não como instrumento de crítica e de conhecimento, mas como produto trocável, que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa. [...] Uma cultura perecível [...]. Uma cultura que não vale mais como algo a ser usado pelo indivíduo ou grupo que a produziu.
COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1980, p. 10-11.

As dimensões apresentadas no texto funcionam como reforço das normas sociais, que se repetem para que a reprodução dessas formas de organização seja vivenciada sem discussão, consolidando assim o(a)

  • A conformismo social.
  • B proselitismo cultural.
  • C sincretismo religioso.
  • D autenticidade social.
  • E folclore institucional.

Leia o texto a seguir:

Se até a década de 1950, as produções eram restritas e atingiam um número reduzido de pessoas, hoje elas tendem a ser cada vez mais diferenciadas e cobrem uma massa consumidora. Durante o período que estamos considerando, ocorre uma formidável expansão, ao nível de produção, de distribuição e de consumo da cultura; é nesta fase que se consolidam os grandes conglomerados que controlam os meios de comunicação da cultura popular de massa.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 121.

Segundo o debate apresentado, o principal processo que impulsionou o desenvolvimento da indústria cultural no Brasil foi a(o)

  • A criatividade dos empresários brasileiros.
  • B integração nacional com o autoritarismo.
  • C avanço do capitalismo nos países socialistas.
  • D repolitização da esfera do Estado Nacional.
  • E constituição da alienação nacional.

Indústria cultural é um termo que foi cunhado pela Escola de Frankfurt na década de 1930 para indicar a industrialização da cultura produzida em massa e os imperativos comerciais que são construídos através de artefatos de produção industrial. Entre as assertivas a seguir, indique aquela que está de acordo com as formulações teóricas frankfurtianas acerca da indústria cultural.

  • A A indústria cultural desenvolve formas de controle social diferentes das formas estatais. Não sendo controlada diretamente pelo Estado, não restringe as possibilidades de mobilização da classe trabalhadora.
  • B Os produtos da indústria cultural apresentam as mesmas características de outros objetos produzidos em massa: mercantilização, padronização e massificação. O consumo desses produtos é uma escolha livre do consumidor.
  • C A indústria cultural é uma consequência lógica da produção industrial capitalista e sua característica mais essencial é a repetição. Trata-se de algo como uma cultura que surge das próprias massas.
  • D A indústria cultural coloca em xeque conceitos como entretenimento e cultura de massa e tem a função de legitimação ideológica das atuais sociedades capitalistas e da integração dos indivíduos em seu modo de vida.
  • E A indústria cultural utiliza como base a cultura para fabricar seus produtos. Ela promove uma mudança no estilo de vida dos indivíduos através da consciência e da crítica ao consumismo exacerbado.

As autoras feministas usam o termo “gênero” para

  • A conceituar sexo e estabelecer as diferenças entre homens e mulheres.
  • B caracterizar as diferenças e semelhanças entre homens e mulheres.
  • C afirmar o caráter natural das distinções entre homens e mulheres.
  • D defender a construção social igualitária entre homens e mulheres.
  • E demonstrar o caráter cultural das distinções entre homens e mulheres.

Na relação entre o rural e o urbano, quais as consequências do processo de valorização de produtos locais nas sociedades contemporâneas?

  • A Intensificação da mobilidade material e simbólica entre campo e cidade.
  • B Intensificação do distanciamento material e simbólico entre campo e cidade.
  • C Manutenção da mobilidade material e simbólica entre campo e cidade.
  • D Manutenção do distanciamento material e simbólico entre campo e cidade.
  • E Intensificação da mobilidade material e distanciamento simbólico entre campo e cidade.