Questões de Cultura de massa e indústria cultural (Sociologia)

Limpar Busca

Indústria cultural é um termo que foi cunhado pela Escola de Frankfurt na década de 1930 para indicar a industrialização da cultura produzida em massa e os imperativos comerciais que são construídos através de artefatos de produção industrial. Entre as assertivas a seguir, indique aquela que está de acordo com as formulações teóricas frankfurtianas acerca da indústria cultural.

  • A A indústria cultural desenvolve formas de controle social diferentes das formas estatais. Não sendo controlada diretamente pelo Estado, não restringe as possibilidades de mobilização da classe trabalhadora.
  • B Os produtos da indústria cultural apresentam as mesmas características de outros objetos produzidos em massa: mercantilização, padronização e massificação. O consumo desses produtos é uma escolha livre do consumidor.
  • C A indústria cultural é uma consequência lógica da produção industrial capitalista e sua característica mais essencial é a repetição. Trata-se de algo como uma cultura que surge das próprias massas.
  • D A indústria cultural coloca em xeque conceitos como entretenimento e cultura de massa e tem a função de legitimação ideológica das atuais sociedades capitalistas e da integração dos indivíduos em seu modo de vida.
  • E A indústria cultural utiliza como base a cultura para fabricar seus produtos. Ela promove uma mudança no estilo de vida dos indivíduos através da consciência e da crítica ao consumismo exacerbado.

As autoras feministas usam o termo “gênero” para

  • A conceituar sexo e estabelecer as diferenças entre homens e mulheres.
  • B caracterizar as diferenças e semelhanças entre homens e mulheres.
  • C afirmar o caráter natural das distinções entre homens e mulheres.
  • D defender a construção social igualitária entre homens e mulheres.
  • E demonstrar o caráter cultural das distinções entre homens e mulheres.

Na relação entre o rural e o urbano, quais as consequências do processo de valorização de produtos locais nas sociedades contemporâneas?

  • A Intensificação da mobilidade material e simbólica entre campo e cidade.
  • B Intensificação do distanciamento material e simbólico entre campo e cidade.
  • C Manutenção da mobilidade material e simbólica entre campo e cidade.
  • D Manutenção do distanciamento material e simbólico entre campo e cidade.
  • E Intensificação da mobilidade material e distanciamento simbólico entre campo e cidade.

O artista macuxi Jaider Esbell faleceu em 2021, pouco tempo após a exposição de “Entidades” em Porto Alegre. O artista, considerado central no processo de consolidação da arte indígena contemporânea no Brasil, afirmou alguns anos antes, em entrevista concedida a Paulo Thadeu Franco das Neves, que “É de gente e agência que se fazem as trajetórias e a visibilidade planejada. Parece algo impensável quando não se está de todo cercado pelas artimanhas do grande capital, quando dele se precisa exatamente para mostrar-se ao contrário. É algo de que se tem vontade. Talvez a estratégia de reconhecer que a indústria cultural exista seja a porta de entrada para estar no mundo com a mesma força para outros alcances” (Jaider Esbell, 2017). A expressão “indústria cultural” citada por Eisbell remete ao conceito defendido originalmente por Adorno e Horkheimer. Sobre essa concepção, assinale a alternativa correta.

  • A Adorno e Horkheimer defendem que a indústria cultural é uma estratégia positiva que a arte e a cultura assumem ao serem assimiladas para não só sobreviver dentro do capitalismo industrial, como para germinar dentro dele ideias para superá-lo.
  • B O termo foi inicialmente concebido em oposição à Escola de Frankfurt, pois Adorno e Horkheimer se opunham frontalmente ao ideário marxista propagado por outros autores alemães.
  • C Adorno e Horkheimer utilizam o termo para referirem-se ao conjunto de indústrias interessadas na produção em massa de bens culturais, não a empresas produtoras específicas ou a técnicas de difusão, mas a todo um movimento histórico de transfiguração da cultura em mercadoria.
  • D Para Adorno e Horkheimer, a imprensa de Gutenberg é o marco inicial da chamada indústria cultural, termo que costuma ser aplicado ao mercado das artes desde o Renascimento.
  • E Para Adorno e Horkheimer, o estágio final da transformação da cultura em mercadoria é a separação definitiva entre cultura e vida prática, e a garantia de que a sociedade descubra sua própria autonomia para validar o que deve e o que não deve ser considerado cultura através do livre mercado.

A origem do conceito de sociedade de massa faz parte da história do pensamento político.


Nesse conceito, massa caracteriza-se por ser 

  • A formada por pessoas de diferentes grupos sociais.
  • B organizada apenas dentro de um grupo social religioso.
  • C marcada por pessoas inconformadas, que desejam ser diferentes.
  • D marcada por tradições e pessoas que as respeitam.
  • E composta por pessoas que se conhecem há muito tempo.