Questões de Cultura e Comunidade Surdas (Libras)

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A cultura surda se caracteriza por uma rica história e identidade próprias, construídas a partir da experiência compartilhada de pessoas surdas. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir:

I. O acesso à informação e comunicação, por meio de intérpretes de Libras, legendas, audiodescrição e outras ferramentas, é crucial para a inclusão e participação social de pessoas surdas.

II. A cultura surda possui valores e tradições próprios, como a valorização da comunidade, da visualidade e da comunicação não verbal, que são transmitidos de geração em geração.

III. A educação bilíngue, que inclui a língua de sinais e a língua oral, na modalidade escrita, é um direito fundamental para a educação de pessoas surdas, garantindo o desenvolvimento integral e a construção de uma identidade surda.

IV. A cultura ouvintista, centrada na oralidade e na visão ouvintista, é um dos pilares da cultura surda, reconhecendo a diversidade e a importância de diferentes formas de comunicação.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I e IV.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas I, II e III.
  • E I, II, III e IV.

Com base na visão socioantropológica em relação à surdez, que vem sendo construída no decorrer do tempo, assinale a alternativa correta.

  • A A surdez é considerada uma patologia médica.
  • B Uma pessoa surda não enfrenta dificuldades na comunicação oral-auditiva.
  • C A identidade cultural e linguística da pessoa surda devem ser valorizadas.
  • D Os surdos se desenvolvem apenas em contextos psicossociais.
  • E A tradição médico-terapêutica exclui a experiência da surdez como base do desenvolvimento dos surdos.

Qual o objetivo do Ensino Superior ao oferecer a disciplina de Libras como L2?

  • A Preparar os alunos para atuar como intérpretes de Libras.
  • B Explorar as metodologias de ensino de línguas orais.
  • C Discutir questões político-ideológicas sobre o ensino de línguas.
  • D Abordar exclusivamente a perspectiva das culturas surdas.
  • E Propiciar comunicação efetiva entre surdos e ouvintes, valorizando a diversidade cultural e a inclusão.

A respeito das características da cultura surda, analise a sentença abaixo:


A cultura surda é homogênea e uniforme, com práticas e valores compartilhados por todos os surdos (1ª parte). Seu foco é superar as dificuldades da surdez (2ª parte). É uma cultura rica e diversa, com valores, costumes e tradições próprios, construídos a partir da experiência surda (3ª parte). Por isso, opõe-se à cultura ouvinte, buscando a exclusão e a separação entre os grupos (4ª parte).


Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 3ª parte.
  • B Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • C Apenas a 2ª e a 3ª partes.
  • D Apenas a 3ª e a 4ª partes.
  • E Todas as partes.

De acordo com as Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, qual é o papel da escola em relação à cultura e identidade surda?

  • A Promover a assimilação dos surdos à cultura ouvinte dominante, preparando-os, assim, para a inserção social.
  • B Ignorar a cultura surda para evitar conflitos com a maioria ouvinte.
  • C Respeitar e valorizar a cultura e identidade surda, garantindo uma educação inclusiva e bilíngue.
  • D Desencorajar o uso da língua de sinais para incentivar a comunicação oral.
  • E Incentivar a Libras na sociedade, mas proibir a prática da língua de sinais dentro de suas instalações, a fim de promover o ensino da Língua Portuguesa.