Questões de Cultura e identidade nacional (Sociologia)

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Os dados do IBGE apontam que o Brasil tem 1,3 milhões de quilombolas em 1.696 municípios. Como o território quilombola foi definido pela Fundação Cultural Palmares nos anos 1990?

  • A Sítios historicamente ocupados por negros ou indígenas que tenham resíduos arqueológicos de sua presença, inclusive as áreas ocupadas ainda hoje por seus descendentes.
  • B Sítios historicamente ocupados por negros, sem resíduos arqueológicos de sua presença, inclusive as áreas ocupadas ainda hoje por seus descendentes.
  • C Sítios historicamente ocupados por negros que tenham resíduos arqueológicos de sua presença, inclusive as áreas ocupadas ainda hoje por seus descendentes.
  • D Sítios historicamente ocupados por negros ou indígenas, sem resíduos arqueológicos de sua presença, inclusive as áreas ocupadas ainda hoje por seus descendentes.
  • E Sítios historicamente ocupados por escravos que tenham resíduos arqueológicos de sua presença, excluindo as áreas ocupadas ainda hoje por seus descendentes.

Na relação entre o rural e o urbano, quais as consequências do processo de valorização de produtos locais nas sociedades contemporâneas?

  • A Intensificação da mobilidade material e simbólica entre campo e cidade.
  • B Intensificação do distanciamento material e simbólico entre campo e cidade.
  • C Manutenção da mobilidade material e simbólica entre campo e cidade.
  • D Manutenção do distanciamento material e simbólico entre campo e cidade.
  • E Intensificação da mobilidade material e distanciamento simbólico entre campo e cidade.

O Rio de Janeiro tem uma música profundamente influenciada por diversas culturas.

Com relação às influências africanas na música do Rio de Janeiro, analise os itens a seguir.

I. O jongo, manifestação cultural afro-brasileira, tem suas raízes nas tradições dos povos bantu e deu origem diretamente ao samba carioca, sendo reconhecido por etnomusicólogos e historiadores.
II. A bossa nova, apesar de suas múltiplas influências, possui em sua base rítmica elementos que remetem sutilmente às tradições africanas, mas sua melodia é derivada da tradição europeia.
III. O funk carioca, ao surgir, foi fortemente influenciado pela música eletrônica dos Estados Unidos, mas também manteve algumas conexões rítmicas que podem ser traçadas até as tradições africanas.

É correto o que se afirma em 

  • A I, II e III.
  • B I e III, apenas.
  • C I, apenas.
  • D II, apenas.
  • E III, apenas.

O Brasil é rico em bens culturais, cuja preservação é fundamental para a manutenção da identidade e da memória coletiva.

Com relação às políticas públicas para a preservação da diversidade cultural no Brasil, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Patrimônios materiais podem ser definidos como os produtos do engenho humano, como edificações, monumentos e sítios arqueológicos.
( ) Os órgãos responsáveis pela proteção do patrimônio imaterial no Brasil inclui as diversas manifestações culturais regionais, enquanto que os conhecimentos tradicionais são uma responsabilidade das universidades.
( ) A política de patrimônio imaterial no Brasil busca estabelecer critérios independentes, por vezes divergindo das diretrizes da UNESCO.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – V – F.
  • B F – V – V.
  • C F – F – V.
  • D V – F – V.
  • E V – F – F.
Consolidada como uma das importantes obras escritas na história da Antropologia, “Ensaio sobre a dádiva” foi uma obra escrita por Marcel Mauss no ano de 1923. Na obra o autor revisita práticas de troca realizada por populações da Polinésia, Melanésia e do Noroeste Americano e apresenta suas concepções acerca do recebimento e retribuição de presentes ali realizado, fenômeno denominado por Mauss como dádiva. Considerando a “teoria da dádiva” de Marcel Mauss, assinale a alternativa correta.
  • A De acordo com Mauss, a prestação dispensaria uma contraprestação, evidenciando o caráter voluntário das trocas de presentes 
  • B As trocas efetuadas durante os rituais carregam consigo uma finalidade utilitarista, centrada no objeto intercambiado
  • C Através da teoria da dádiva, Mauss aponta a existência de leis de reciprocidade, constituída pelo dom e pela obrigatoriedade do contradom  
  • D Com a teoria da dádiva, Mauss evidencia como as prestações totais possuem o mesmo caráter das trocas mercantilizadas 
  • E As transações são realizadas de forma individualizada e através delas circulam exclusivamente bens e riquezas