Questões de Cultura Organizacional na Comunicação Social (Comunicação Social)

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As auditorias de cultura organizacional são fundamentais para avaliar o nível de aceitação da organização em relação aos públicos estratégicos. Entre os conceitos correntes na área, é correto afirmar:

  • A a análise da comunicação, realizada do ponto de vista do paradigma funcionalista, visa entender as distorções que ocorrem na organização devido a interesses de quem ocupa poder decisório.
  • B a auditoria deve abranger a análise da organização; os objetivos e as metas não atingidos e os planos estruturados para o futuro da administração.
  • C a auditoria, do ponto de vista do paradigma crítico, preocupa-se com o tangível e com o mensurável, le-vando em conta a eficiência e a eficácia das práticas comunicacionais.
  • D no paradigma interpretativo, o levantamento de dados segue o rigor dos padrões internacionais da pesquisa científica.
  • E na relação entre a organização e o consultor, no modelo denominado prescritivo, o consultor realiza o diagnóstico e a intervenção.

O gráfico a seguir integra o relatório Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2023, disponibilizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Com base nele, identifica-se que ainda há uma dificuldade significativa em

  • A limitar o acesso dos públicos operacionais às informações relevantes para a empresa;
  • B guiar a comunicação interna das empresas através de um storytelling bem montado;
  • C evitar que as lideranças participem diretamente dos processos de comunicação interna;
  • D lidar com a escassez de informações que devem ser comunicadas na empresa;
  • E comunicar internamente com clareza a estratégia e a cultura da empresa.

Uma empresa que busca envolver seus funcionários em seus principais objetivos e compor um time que “veste a camisa” investe em uma comunicação organizacional.

Trata-se de uma comunicação centrada em quatro dimensões, a saber:

  • A cultural, instrumental, corretiva e humana
  • B estratégica, econômica, arquitetônica e humana
  • C arquitetônica, econômica, humana e cultural
  • D humana, estratégica, instrumental e corretiva
  • E humana, instrumental, cultural e estratégica

Considere o texto a seguir.

Nenhuma organização empresarial estará realizando plenamente seu papel se não considerar que é um organismo vivo e que, como tal, exerce impactos dos mais diversos, nas diferentes esferas com as quais se relaciona.
GOVATTO. A. C. Propaganda responsável. Senac: São Paulo, 2007.

Essa afirmação colabora para entender que campanhas de cunho social se tornaram frequentes no cotidiano empresarial, aumentando a importância da função social, que passa a dividir melhor o espaço junto à função econômica.
Uma das principais críticas relacionadas às falhas de uma organização, tendo em vista o peso de sua função social, é

  • A inconsistência no recolhimento de tributos
  • B irregularidade no pagamento de salários
  • C descumprimento da legislação empresarial
  • D desestímulo ao exercício de cidadania
  • E desequilíbrio de recursos cotidianos

No âmbito da análise de dados complexos, os KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) desempenham um papel crucial na avaliação do sucesso organizacional. Dessa forma, a seleção dos KPIs apropriados é uma tarefa necessária.

Nesse contexto, a seleção de KPIs é

  • A simples, uma vez que os indicadores mais comuns são aplicáveis a qualquer setor e situação.
  • B simples, uma vez que as empresas modernas têm metas uniformes em termos de desempenho.
  • C complexa porque os indicadores-chave não são relevantes para as métricas de desempenho.
  • D complexa devido à diversidade de fatores que influenciam o desempenho organizacional e à necessidade de alinhamento com metas específicas.
  • E complexa apenas para empresas de grande porte, em que diferentes equipes têm objetivos variados.