Questões de Cultura Organizacional nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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Uma empresa que busca envolver seus funcionários em seus principais objetivos e compor um time que “veste a camisa” investe em uma comunicação organizacional.

Trata-se de uma comunicação centrada em quatro dimensões, a saber:

  • A cultural, instrumental, corretiva e humana
  • B estratégica, econômica, arquitetônica e humana
  • C arquitetônica, econômica, humana e cultural
  • D humana, estratégica, instrumental e corretiva
  • E humana, instrumental, cultural e estratégica

É importante ter em mente que a responsabilidade de estabelecer relações humanas no trabalho não é apenas dos funcionários, mas também, dos responsáveis pela gestão do negócio em parceria com o setor de Recursos Humanos.
Essas ações são essenciais para criar um ambiente de trabalho saudável e motivador para os colaboradores. Situações desagradáveis e o acúmulo de conflitos entre os funcionários podem ser o estopim para uma crise de maiores proporções, com colaboradores estressados e pouco interessados em fazer suas atividades, muito menos em auxiliar a empresa a crescer.
(Disponível em: https://arhserrana.com.br/blog/2022/ 01/13/relacoes-humanas-no-trabalho-qual-e-a-suaimportancia/.Adaptado.)
Ao encontro disso, assinale a opção que estabeleça melhorias nas relações humanas de trabalho:

  • A Celebrações e momentos de incentivo à convivência sempre no interior do trabalho.
  • B Criação de planos de carreira consolidados.
  • C Elaboração de um sistema de feedback apenas quando for solicitado pelo gerente, recebendo suas opiniões.
  • D Desenvolvimento máximo em ações de coeficiente intelectual sobre o coeficiente emocional.
  • E Separação dos funcionários por projetos, de maneira que cada grupo domine a sua parte e não tenha conhecimento do todo.

O cenário de desinformação impulsionado pelas mídias sociais é um desafio para a comunicação de diversas organizações, com riscos à sua imagem e à sua reputação. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A É impossível prever e amenizar crises de imagem nos meios digitais, dada a imprevisibilidade dos movimentos virais.
  • B A desinformação é resultado da atuação de veículos da imprensa profissional que divulgam fake news para atrair audiência e atacar reputações.
  • C Na comunicação política, atacar reputações é uma estratégia legítima nas mídias sociais, não sendo possível administrar crises de imagem.
  • D Planos de contingência de crises de imagem devem incorporar posicionamentos e velocidade de resposta compatíveis com as dinâmicas das mídias digitais.
  • E A desinformação não se reflete no desempenho de organizações na Bolsa de Valores, uma vez que a reputação é protegida pelas regras do mercado.

A implementação do processo de relações públicas em apoio à alta administração de uma organização tem em vista

  • A envolver a participação das esferas estratégicas da empresa ao incentivar a prática de conceitos e ideias mais elevadas.
  • B possibilitar um comportamento sinérgico entre os níveis funcionais e os objetivos da organização.
  • C permitir à empresa realizar a segregação do ambiente, a fim de promover uma evolução de desempenho menos reagente, amoldável e conservadora.
  • D transformar a organização agente em uma entidade reativa.

A imagem institucional resulta do balanço entre as percepções positivas e negativas que a empresa passa para seus públicos, e uma imagem institucional competitiva contribui para

  • A gerar negócios, de forma a conquistar clientes, acionistas, parceiros, entre outros.
  • B projetar uma imagem além do real, como meio de atrair mais clientes e aumentar as vendas.
  • C manter os recursos humanos atuais da empresa, o que pode complicar a atração dos melhores profissionais do mercado em razão da cobrança agressiva de metas.
  • D ampliar o descrédito de certos públicos em consequência da competição acirrada com os concorrentes.