Questões de Currículo e Diversidade (Pedagogia)

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Na publicação Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais, foram apresentados dois grupos sobre ações de flexibilização curricular. Esses dois grupos são denominados:

  • A 1) Adaptações significativas ou propedêuticas; e 2) Adaptações superadoras ou decisivas.
  • B 1) Adaptações de nivelamento ou preparatórias; e 2) Adaptações congratulativas ou equitativas.
  • C 1) Adaptações não significativas ou de pequeno porte; e 2) Adaptações significativas ou de grande porte.
  • D 1) Adaptações psicopedagógicas ou de acompanhamento e suporte excepcional; e 2) Adaptações de socialização do conhecimento ou de ensino flexível.

No Brasil, um país caracterizado por acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, é preciso que se elaborem currículos e propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais. Por isso, um dos princípios que fundamentam a concepção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) “pressupõe reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes”. Exige, também, “um claro compromisso de reverter a situação de exclusão histórica que marginaliza grupos”.
Trata-se do princípio de

  • A massificação.
  • B meritocracia.
  • C individualização.
  • D equidade.

Julgue o item subsequente.


O currículo tem que ser entendido como a cultura real que surge de uma série de processos, não apenas como um objeto delimitado e estático que se pode planejar e depois implantar; aquilo que é, na realidade, a cultura nas salas de aula, fica configurado em uma série de processos.

  • Certo
  • Errado

A  Adequação Curricular é um registro das atividades diversificadas, as quais não se enquadram somente em procedimentos interventivos diferentes para cada aluno, mas também com estratégias diferenciadas e comandos adequados, sendo o aluno diagnosticado ou não. Seu objetivo é

  • A modificar o currículo por meio de estratégias interventivas que garantam a inclusão dos alunos com deficiência e delimite os espaços dos discentes sem deficiência.
  • B formalizar o currículo oculto com o suporte da equipe multidisciplinar, expressando o que foi feito, as tentativas e os resultados do que precisa ser reforçado.
  • C formalizar, em registros, as estratégias interventivas individualizadas e arquivar para os próximos educadores e equipes multidisciplinares o que foi feito, as tentativas e os resultados do que precisa ser reforçado.
  • D realizar estratégias interventivas individualizadas discente e arquivar, para as equipes multidisciplinares conhecerem o que foi feito, as tentativas e os resultados do que precisa ser reforçado.
Considerando o currículo na perspectiva da inclusão, analise as afirmativas a seguir.

I. É centrado nas necessidades atuais e futuras do aluno e as suas potencialidades e necessidades são avaliadas em termos de uma “análise discrepante”, ou seja, a comparação é feita entre as habilidades listadas no processo de execução das tarefas e performance do indivíduo nestas habilidades.

II. As adaptações são realizadas a fim de promover e aumentar a participação das pessoas com deficiência em todas as atividades.

III. O conteúdo do currículo é pré-determinado, pois preza uma instrução individualizada que leva em conta as diferentes performances do indivíduo em várias atividades diferenciadas.

IV. Para elaborá-lo se parte de uma avaliação diagnóstica que considera o nível cognitivo do aluno, a avaliação da linguagem e a adequação ao que é esperado para cada idade cronológica.

Está correto o que se afirma apenas em
  • A I e II.
  • B I, II e III.
  • C I, II e IV.
  • D II, III e IV.