Questões de Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade (Pedagogia)

Limpar Busca

O Modelo de Jantsch identifica que a pluridisciplinaridade possui: 

  • A Múltiplos objetivos.
  • B Um único objetivo.
  • C Dois objetivos solidários.
  • D Dois objetivos antagônicos.
  • E Múltiplos níveis solidários.

A visão interdisciplinar e transversal do conhecimento busca integrar diferentes áreas do saber, promovendo uma compreensão diferenciada. Qual das seguintes afirmativas melhor descreve essa abordagem, de acordo com as teorias de Edgar Morin?

  • A O conhecimento deve ser fragmentado em disciplinas isoladas para garantir a especialização e profundidade do aprendizado.
  • B A interdisciplinaridade promove a integração de diferentes áreas do conhecimento, permitindo que os alunos compreendam os problemas de forma mais complexa e contextualizada.
  • C A transversalidade no conhecimento implica a criação de currículos rígidos, onde cada disciplina é ensinada de maneira independente e sequencial.
  • D A educação deve focar exclusivamente nas habilidades técnicas e específicas de cada disciplina, sem considerar as interrelações entre elas.
  • E A abordagem interdisciplinar sugere que o ensino deve ser centrado no professor, que transmite o conhecimento de cada disciplina de forma linear e hierárquica.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva possui alguns objetivos, analise a alternativa que não constitui um objetivo dessa política:

  • A Assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
  • B Orientar os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
  • C Promover a transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
  • D Ofertar o atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.
  • E Regular a participação da família e da comunidade no planejamento da acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva possui alguns objetivos, analise a alternativa que não constitui um objetivo dessa política:

  • A Assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.Promover a transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
  • B Orientar os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
  • C Promover a transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
  • D Ofertar o atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.
  • E Regular a participação da família e da comunidade no planejamento da acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Analise as afirmativas abaixo a respeito das discussões que abarcam os conceitos de interdisciplinaridade e transversalidade.

1. A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de se trabalhar o conhecimento que buscam uma reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar. 2. A transversalidade exige um trabalho sistemático, contínuo, abrangente e integrado no decorrer de toda a educação. 3. A interdisciplinaridade e a transversalidade alimentam-se mutuamente, pois para trabalhar os temas transversais adequadamente não se pode ter uma perspectiva disciplinar rígida. 4. Os Temas Transversais constituem uma disciplina à parte.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.