Questões de Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos (Pedagogia)

Limpar Busca

Sobre a organização curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica enfatizam que:

I. A organização do tempo curricular deve ser construída de forma homogênea e uniforme, tendo como bases e limites as aulas das diversas disciplinas.
II. A ampliação e a diversificação dos tempos e espaços curriculares pressupõem profissionais da educação dispostos a reinventar e construir a escola, em uma responsabilidade compartilhada com os demais agentes: família, Estado e sociedade.
III. A organização curricular precisa acolher diferentes saberes e diferentes manifestações culturais.

Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

De acordo com Hoffmann (2009), um dos pressupostos da avaliação inicial é a importância de o professor investigar as concepções prévias dos alunos como ponto de partida ao seu planejamento. Nesse sentido, os conhecimentos prévios apresentam alguns pontos em comum:


I. São construções pessoais dos alunos, aprendidas a partir da sua vivência em determinada realidade sociocultural.


II. São construções incoerentes do ponto de vista científico, mas lógicas para o aluno que as construiu a partir de certas “predições” que deram certo em seu meio.


III. São, em geral, compartilhadas por pessoas diferentes em termos de idade, país ou origem.


Quais estão corretos?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III

Ao elaborar o currículo escolar, qual é o principal desafio que os educadores enfrentam em relação à seleção de conteúdos?

  • A Incluir todas as disciplinas tradicionais, independentemente da sua relevância para a vida dos alunos.
  • B Priorizar conteúdos teóricos e abstratos em detrimento de conhecimentos práticos e contextualizados.
  • C Adaptar o currículo às necessidades e realidades específicas de cada comunidade escolar, sem considerar as diretrizes nacionais.
  • D Apresentar os conteúdos de forma fragmentada e sem interdisciplinaridade, dificultando a compreensão dos alunos.
  • E Selecionar conteúdos que sejam significativos, contextualizados e promovam o desenvolvimento de habilidades essenciais para os alunos.

De acordo com Hoffmann (2009), um dos pressupostos da avaliação inicial é a importância de o professor investigar as concepções prévias dos alunos como ponto de partida ao seu planejamento. Nesse sentido, os conhecimentos prévios apresentam alguns pontos em comum:


I. São construções pessoais dos alunos, aprendidas a partir da sua vivência em determinada realidade sociocultural.


II. São construções incoerentes do ponto de vista científico, mas lógicas para o aluno que as construiu a partir de certas “predições” que deram certo em seu meio.


III. São, em geral, compartilhadas por pessoas diferentes em termos de idade, país ou origem.


Quais estão corretos? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Os conteúdos de ensino representam o conjunto de conhecimentos, competências e atitudes cuja assimilação e apropriação por estudantes são consideradas essenciais para seu desenvolvimento e para sua socialização.

A respeito da estruturação de conteúdos de ensino, correlacione os critérios para seleção de conteúdos listados com a descrição correspondente.

1. Viabilidade
2. Flexibilidade
3. Possibilidade de elaboração pessoal
4. Utilidade

( ) Os conteúdos selecionados devem ser passíveis de modificação, atualização, e de aprofundamento de acordo com as mudanças na produção e reais condições.

( ) Os conteúdos devem poder ser assimilados e transformados pelo próprio estudante, o qual pode associar comparar, compreender, selecionar, organizar, criticar e avaliar novos conteúdos.


( ) Os conteúdos adquiridos devem poder ser aplicados em situações novas, assumindo valor prático para os alunos, ajudando-os em sua vida cotidiana a solucionar problemas.


( ) Os conteúdos selecionados devem ser apreensíveis dentro das disponibilidades de tempo e nível de compreensão da classe, respeitando os diversos graus de maturidade intelectual dos alunos.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 1 – 3 – 2 – 4.
  • B 1 – 4 – 2 – 3.
  • C 4 – 2 – 3 – 1.
  • D 2 – 3 – 4 – 1.
  • E 4 – 3 – 2 – 1.