Questões de Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos (Pedagogia)

Limpar Busca

Pesquisadores no âmbito educacional, que discutem questões relacionadas ao currículo escolar, sinalizam que há ensinamentos e aprendizagens que acontecem de forma implícita, ou seja, nas entrelinhas das relações que se estabelecem no ambiente escolar.

Tais pesquisadores categorizam essas aprendizagens informais como currículo:

  • A Oculto.
  • B Eletivo.
  • C Opcional.
  • D Secundário.
  • E Segregador.

De acordo com Zabala (2014), existem duas proposições acerca das diversas formas de organizar os conteúdos que, apesar de pontos coincidentes, partem de suposições e referenciais diferentes. São elas: propostas disciplinares e métodos globalizados. Fonte: Zabala, Antoni. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]; traduação: Ernani F. da F. Rosa; revisão técnica: Nalú Farenzana. - Porto alegre: Penso, 2014.

Sendo assim, é CORRETO afirmar que, nos métodos globalizados:

  • A a relevância dos conteúdos de aprendizagem está em função da potencialidade formativa e não apenas da importância disciplinar. Desse modo, o valor dos diferentes conteúdos disciplinares está condicionado sempre pelos objetivos educacionais.
  • B a multidisciplinaridade é a modalidade organizativa de conteúdos mais comum. Trata-se de uma organização somativa, que toma como ponto de partida e referencial básico as disciplinas ou matérias.
  • C podemos estabelecer três graus de relações disciplinares: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade. Sendo este último o grau máximo de relações entre as disciplinas, donde se supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador.
  • D as características de cada modalidade disciplinar organizativa provêm do grau e do tipo de relações que se estabelecem, o que pode dar lugar a formas de organizar os conteúdos, conforme o critério que corresponda a uma só disciplina ou a duas ou mais.
  • E o alvo é composto pelas disciplinas e a maneira como os estudantes podem aprendê-las melhor. Portanto, a lógica interna das disciplinas nunca deixa de ser o referencial organizativo fundamental para a seleção e a articulação dos conteúdos das diferentes unidades de intervenção.

Na publicação Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais, foram apresentados dois grupos sobre ações de flexibilização curricular. Esses dois grupos são denominados:

  • A 1) Adaptações significativas ou propedêuticas; e 2) Adaptações superadoras ou decisivas.
  • B 1) Adaptações de nivelamento ou preparatórias; e 2) Adaptações congratulativas ou equitativas.
  • C 1) Adaptações não significativas ou de pequeno porte; e 2) Adaptações significativas ou de grande porte.
  • D 1) Adaptações psicopedagógicas ou de acompanhamento e suporte excepcional; e 2) Adaptações de socialização do conhecimento ou de ensino flexível.

O Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) compreende o planejamento como um(a):

  • A conjunto de situações abertas para que bebês e crianças pequenas possam atuar e experimentar.
  • B conjunto de propostas relacionadas às datas comemorativas.
  • C sequência de atividades que visa cumprir os conteúdos.
  • D expressão espontaneísta, considerando que o trabalho pedagógico é, por natureza, essencialmente imprevisto.
  • E exigência burocrática desconectada da realidade da interação com as crianças.

O currículo escolar é um mapa que guia a jornada educativa. Ele não apenas indica os destinos a serem alcançados, mas também molda a paisagem por onde se viaja. Ao selecionar conteúdos, definir metodologias e estabelecer objetivos, o currículo reflete as concepções de mundo e as relações de poder que permeiam a sociedade.
(Sacristán, 2009. Adaptado.)

Considerando a complexidade e a natureza ideológica do currículo escolar, assinale a afirmativa que representa o papel do professor na construção e implementação de um currículo crítico e transformador.

  • A Atuar como um transmissor do conhecimento universal, cabendo a ele repassar aos alunos os conteúdos definidos no currículo oficial.
  • B Desconsiderar o currículo oficial e criar suas próprias atividades, buscando atender às necessidades e interesses particulares de cada aluno.
  • C Atuar como um mediador entre o currículo e a realidade dos alunos, buscando promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências para a vida.
  • D Aderir de forma criteriosa e estrita ao currículo normatizado, assegurando a homogeneidade no processo de ensino-aprendizagem, o que, por sua vez, contribui para a equidade educacional e a democratização do acesso ao conhecimento padronizado para todos os discentes.