Questões de Currículo (Teoria e Prática) (Pedagogia)

Limpar Busca

Na publicação Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais, foram apresentados dois grupos sobre ações de flexibilização curricular. Esses dois grupos são denominados:

  • A 1) Adaptações significativas ou propedêuticas; e 2) Adaptações superadoras ou decisivas.
  • B 1) Adaptações de nivelamento ou preparatórias; e 2) Adaptações congratulativas ou equitativas.
  • C 1) Adaptações não significativas ou de pequeno porte; e 2) Adaptações significativas ou de grande porte.
  • D 1) Adaptações psicopedagógicas ou de acompanhamento e suporte excepcional; e 2) Adaptações de socialização do conhecimento ou de ensino flexível.

Considerando as teorias do currículo, as chamadas Teorias Críticas estão constituídas em torno de grandes categorias teóricas nas quais são enfatizados os conceitos de

  • A ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, emancipação.
  • B ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, organização, planejamento, objetivos.
  • C identidade, diferença, subjetividade, discurso, saberpoder, cultura, multiculturalismo.
  • D gênero, raça, etnia, resistência, poder, sexualidade, igualdade, diferença.

Com base nas ideias de José Manuel Moran, que defende a importância da integração curricular para promover uma educação mais contextualizada e significativa, analise as afirmações a seguir sobre o ensino integrado e as suas implicações no currículo, planejamento e avaliação.

I- O ensino integrado busca relacionar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada para os alunos.
II- No planejamento do ensino integrado, o professor deve seguir rigidamente as diretrizes de cada disciplina, evitando a sobreposição de conteúdos.
III- A avaliação no ensino integrado deve considerar não apenas o desempenho acadêmico, mas também as habilidades socioemocionais e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
IV- O currículo integrado pode contribuir para a formação de um pensamento crítico e criativo, estimulando a solução de problemas de forma interdisciplinar.
V- O ensino integrado é uma abordagem que deve ser aplicada apenas no ensino fundamental, não sendo adequada para outras etapas da educação.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A III e IV, apenas.
  • B I, IV e V, apenas.
  • C I, III e V, apenas.
  • D I, III e IV, apenas.
  • E I, II e IV, apenas.

Pesquisadores no âmbito educacional, que discutem questões relacionadas ao currículo escolar, sinalizam que há ensinamentos e aprendizagens que acontecem de forma implícita, ou seja, nas entrelinhas das relações que se estabelecem no ambiente escolar.

Tais pesquisadores categorizam essas aprendizagens informais como currículo:

  • A Oculto.
  • B Eletivo.
  • C Opcional.
  • D Secundário.
  • E Segregador.

Com base nas concepções de alguns autores e pesquisadores, o conceito de currículo pode ser entendido como:

1. Um dos conceitos mais potentes, estrategicamente falando, para analisar como a prática se sustenta e se expressa de uma forma peculiar dentro de um contexto escolar. O interesse pelo currículo segue paralelo com o interesse por conseguir um conhecimento mais penetrante sobre a realidade escolar.
2. Um instrumento norteador e completo, capaz de ser possível auxiliar na elaboração do plano de ensino, levando em consideração as adversidades da realidade da sala de aula.
3. Um caminho metodológico, cujo objetivo é alcançar uma educação cartesiana, sendo desenvolvido em uma instituição de educação formal e seguindo determinados padrões de qualidade.
4. O currículo é o cruzamento de práticas diferentes e se converte em configurador, por sua vez, de tudo o que podemos denominar como prática pedagógica nas aulas e nas escolas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.