Questões de Currículo (Teoria e Prática) (Pedagogia)

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A avaliação no contexto escolar, quando orientada por uma perspectiva crítica, deve ultrapassar a função de aferição de desempenho para tornar-se instrumento de reflexão coletiva, reorganização curricular e valorização dos sujeitos. No âmbito da supervisão pedagógica, isso implica compreender a avaliação como eixo articulador entre o saber escolar, a prática docente e os processos formativos.
Com base nessa concepção, analise as assertivas a seguir:

I. A reestruturação dos planejamentos pedagógicos com base na incidência de itens das avaliações externas pode favorecer a objetividade das ações escolares, mas compromete a intencionalidade formativa e o vínculo com a realidade dos estudantes.
II. A aplicação de diagnósticos baseados em padrões externos, sem contextualização, tende a instrumentalizar a avaliação como mecanismo técnico, afastando-a de sua função pedagógica e coletiva.
III. A categorização de docentes a partir de resultados quantitativos de aprendizagem desconsidera fatores estruturais e subjetivos do processo educacional, gerando visões simplificadas de eficácia pedagógica.
IV. A atuação do supervisor na articulação entre avaliação, currículo e formação docente deve garantir a adesão dos professores às metas oficiais de desempenho, assegurando homogeneidade na aplicação dos conteúdos curriculares.

Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • B Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
  • C Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, e em 2018 para o Ensino Médio, passou a orientar oficialmente os currículos escolares brasileiros. Nesse contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados entre 1997 e 2000, passaram a ter qual papel no planejamento pedagógico das escolas?

  • A Tornaram-se documentos legais obrigatórios e substituíram a BNCC como referência principal para o currículo escolar.
  • B Servem apenas para o Ensino Médio, já que a BNCC abrange exclusivamente a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
  • C Foram revogados formalmente pelo Ministério da Educação e deixaram de ser utilizados em qualquer instância escolar.
  • D Permanecem como referência complementar, com valor pedagógico e teórico, mas sem caráter normativo obrigatório após a homologação da BNCC.

É inegável a pluralidade cultural do mundo em que vivemos e que se manifesta, de forma impetuosa, em todos os espaços sociais, inclusive nas escolas e nas salas de aula. Conforme Moreira e Candau (2007), se pretendermos abrir espaço na escola para a complexa interpenetração das culturas e para a pluralidade cultural, tanto as manifestações culturais hegemônicas como as subalternizadas precisam integrar o currículo e ser

  • A tratado como conteúdo neutro.
  • B ensinado de forma homogênea.
  • C objeto de apreciação e crítica.
  • D aprendido como conhecimento universal.
  • E referência única para análise pedagógica.

Para responder à questão, leia o seguinte texto adaptado:
No coração do Projeto Político-Pedagógico, está ___________definido(a) como um conjunto de práticas culturais que reúne saberes/conhecimentos e modos de se lidar com estes, além das relações interpessoais vivenciadas no ambiente educativo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto, de acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: um processo contínuo de reflexão e ação (2012).

  • A a metodologia de ensino
  • B o currículo da escola
  • C o plano de aula
  • D o regimento escolar
  • E a didática dos docentes

Ao discutirem o currículo como um espaço em que se reescreve o conhecimento escolar, Moreira e Candau (2007) afirmam que o grande desafio que a escola está chamada a enfrentar é

  • A definir quais aspectos da diversidade são aceitáveis dentro do ambiente escolar.
  • B abrir espaços para a diversidade, a diferença e para o cruzamento de culturas.
  • C restringir a diversidade e a diferença para garantir a harmonia na escola.
  • D filtrar as manifestações culturais para assegurar um currículo equilibrado.
  • E uniformizar as práticas culturais como forma de promover a inclusão.