Questões de Currículo (Teoria e Prática) (Pedagogia)

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Ao incorporar a Educação Socioemocional como uma das competências gerais a serem desenvolvidas na educação básica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reafirma a importância de uma ação pedagógica na primeira infância que contemple:

  • A estímulo sistemático à expressão preferencial das emoções positivas, de forma que as crianças sejam gradualmente capazes de evitar situações que despertem sentimentos negativos, contribuindo para relações interpessoais mais harmoniosas e controladas.
  • B reconhecimento das emoções das crianças como fenômenos exclusivamente individuais, evitando intervenções diretas para não interferir na autenticidade e espontaneidade emocional infantil, preservando, assim, a autonomia das crianças.
  • C estratégias padronizadas que promovam formas de expressão emocional, oferecendo às crianças referenciais objetivos sobre como devem expressar sentimentos em situações específicas, garantindo previsibilidade e segurança emocional.
  • D intervenções pedagógicas contínuas que favoreçam a identificação, compreensão e expressão de diferentes sentimentos, positivos ou negativos, apoiando a criança no desenvolvimento da autorregulação emocional e nas relações empáticas com os pares.

Para implementar um currículo integrado e interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos é necessário:

  • A promover a especialização curricular precoce, por meio de conteúdos disciplinares específicos que favoreçam as necessidades imediatas do mercado profissional em que os alunos estão inseridos.
  • B priorizar a definição curricular a partir da demanda por certificação escolar formal, privilegiando conteúdos padronizados para atender exigências das avaliações externas.
  • C selecionar conteúdos disciplinares de forma pragmática, enfatizando os conhecimentos técnicos e operacionais necessários ao cotidiano dos estudantes adultos.
  • D realizar um planejamento curricular flexível e contextualizado, no qual as disciplinas dialoguem entre si, para a construção de um conhecimento que atenda as demandas profissionais dos alunos.

Na abordagem sobre etnias indígenas contemporâneas da Amazônia, qual escolha de recurso pedagógico reforça a noção de protagonismo dos povos originários?

  • A Exibir filme épico europeu sobre as grandes navegações, destacando mapas coloniais.
  • B Utilizar quadros de artistas viajantes do século XIX como fonte principal de costumes.
  • C Apresentar cronologia de guerras de conquista do interior sem menção às aldeias atuais.
  • D Convidar representante indígena local para mediação de debate e análise crítica de fontes orais.

Diante da heterogeneidade das turmas da Educação de Jovens e Adultos, é CORRETO:

  • A estabelecer estratégias didáticas coletivas que visem uniformizar rapidamente os conhecimentos básicos dos alunos.
  • B privilegiar práticas pedagógicas homogêneas e rigorosamente estruturadas, para garantir equidade de resultados entre os estudantes.
  • C implementar abordagens que valorizem as especificidades individuais dos alunos, promovendo estratégias adaptativas às suas necessidades.
  • D adotar métodos tradicionais centrados em conteúdos disciplinares rígidos, evitando práticas que possam fragmentar o ensino ou dispersar os alunos.

A terminologia curricular é um elemento essencial na organização do ensino. O que ela representa no contexto educacional e como orienta a prática pedagógica?

  • A Os conceitos e definições que estruturam o currículo, orientando sua organização e implementação.
  • B Apenas os termos técnicos usados em documentos oficiais de gestão escolar.
  • C Os nomes das disciplinas escolares e suas respectivas cargas horárias.
  • D Os termos utilizados exclusivamente por gestores educacionais em reuniões administrativas.