Ao incorporar a Educação Socioemocional como uma das competências gerais a serem desenvolvidas na educação básica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reafirma a importância de uma ação pedagógica na primeira infância que contemple:
- A estímulo sistemático à expressão preferencial das emoções positivas, de forma que as crianças sejam gradualmente capazes de evitar situações que despertem sentimentos negativos, contribuindo para relações interpessoais mais harmoniosas e controladas.
- B reconhecimento das emoções das crianças como fenômenos exclusivamente individuais, evitando intervenções diretas para não interferir na autenticidade e espontaneidade emocional infantil, preservando, assim, a autonomia das crianças.
- C estratégias padronizadas que promovam formas de expressão emocional, oferecendo às crianças referenciais objetivos sobre como devem expressar sentimentos em situações específicas, garantindo previsibilidade e segurança emocional.
- D intervenções pedagógicas contínuas que favoreçam a identificação, compreensão e expressão de diferentes sentimentos, positivos ou negativos, apoiando a criança no desenvolvimento da autorregulação emocional e nas relações empáticas com os pares.