Questões de Currículo (Teoria e Prática) (Pedagogia)

Limpar Busca

Em relação às perspectivas contemporâneas sobre currículo e práticas pedagógicas, analise o seguinte texto:

“Ensinar é fazer parte de um sistema e trabalhar em diversos níveis a complexidade do espaço pedagógico e didático. As contradições atravessam a sociedade, o sistema educacional, a escola e as práticas individuais, sendo necessário que se promova, no espaço escolar, uma reflexão aprofundada sobre o processo de produção do conhecimento, que é, ao mesmo tempo, processo e produto. O currículo expressa uma cultura que não pode ser separada do contexto social, comprometido com a finalidade de propiciar ao aluno voz ativa e crítica. O planejamento curricular pressupõe etapas como análise da situação, definição dos objetivos, escolha das estratégias, estabelecimento do cronograma, definição dos espaços necessários e coordenação entre os diferentes profissionais. A organização do currículo deve definir as relações de reciprocidade e colaboração entre as diversas áreas do conhecimento, articulando-as à práxis escolar” (Ministério da Educação, 2006).

Com base no texto acima, qual concepção de currículo deve ser adotada nas escolas contemporâneas?

  • A Processo dinâmico que articula diferentes áreas do conhecimento e promove a formação de estruturas mentais.
  • B Conjunto de disciplinas e conteúdos mínimos que devem ser transmitidos aos alunos de forma definitiva.
  • C Lista de metodologias que enfatizam a memorização de informações pelos alunos.
  • D Planejamento que se limita à definição de objetivos e cronogramas, sem considerar o contexto social dos alunos.
  • E Estrutura rígida que prioriza a intervenção pedagógica sem abrir espaço para o diálogo problematizador.

O princípio curricular mobilizado para instigar o estudante a ultrapassar o senso-comum e construir formas mais elaboradas de pensamento é denominado

  • A fruição da cultura corporal.
  • B instrumentalização do saber.
  • C problematização da prática social.
  • D uso e apropriação do conhecimento.
  • E confronto e contraposição de saberes.

O Modelo de Jantsch identifica que a pluridisciplinaridade possui: 

  • A Múltiplos objetivos.
  • B Um único objetivo.
  • C Dois objetivos solidários.
  • D Dois objetivos antagônicos.
  • E Múltiplos níveis solidários.

Na Educação 3.0, a escolha e a organização do currículo são:

  • A Realizadas por disciplina ou unidade de aprendizagem.
  • B Orientadas pela aplicação do conhecimento.
  • C Realizadas através da centralização do saber docente.
  • D Realizadas pela quantidade de informações acumuladas universalmente.
  • E Direcionadas pelo critério de informação relevante do passado.

Sobre a organização curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica enfatizam que:

I. A organização do tempo curricular deve ser construída de forma homogênea e uniforme, tendo como bases e limites as aulas das diversas disciplinas.
II. A ampliação e a diversificação dos tempos e espaços curriculares pressupõem profissionais da educação dispostos a reinventar e construir a escola, em uma responsabilidade compartilhada com os demais agentes: família, Estado e sociedade.
III. A organização curricular precisa acolher diferentes saberes e diferentes manifestações culturais.

Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.