Questões de Custo Meta (target costing) (Contabilidade de Custos)

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No que diz respeito à administração financeira, julgue o item.


O mark‐up representa um percentual sobre o preço de venda, necessário para cobrir despesas e custos do produto, impostos sobre venda e margem de lucro pretendida.

  • Certo
  • Errado

O conceito de custo-meta ou custo-alvo pode ser definido como sendo:

  • A uma estratégia de gestão de custos que, a partir de um minucioso estudo de engenharia e da comparação com os principais concorrentes, determina qual seria o custo verdadeiro do produto.
  • B uma estratégia de gestão de custos que, a partir do preço de mercado e de uma margem de lucro desejada, estabelece um teto de custo para os produtos ou serviços. Essa estratégia é mais eficaz quando ocorre na fase de projeto do produto.
  • C uma estratégia de gestão de custos que, a partir do levantamento de todos os custos que realmente importam na formação do preço de venda, determina qual seria o verdadeiro custo que deveria ser alcançado.
  • D uma estratégia de gestão de custos que foca na determinação de um custo-meta, considerando as melhores práticas de apuração de custos.
  • E uma estratégia de gestão de custos que, a partir de um preço de mercado, de uma margem de contribuição positiva, da capacidade ociosa e dos custos de oportunidade envolvidos na operação, determina por quanto um produto poderá ser vendido.

De acordo com Franco (2001), são componentes negativos do resultado nas empresas industriais, EXCETO:

  • A Contingências.
  • B Diferenças de câmbio.
  • C Superveniências ativas.
  • D Ajustes de exercícios anteriores.

Em relação a custos, sistemas de custos e informações gerenciais, assinale a opção correta.

  • A Custo-meta é o processo de determinação do custo mínimo admissível de um novo produto, seguido do desenvolvimento de um protótipo que possa ser lucrativamente construído para esse custo mínimo.
  • B Enquanto o custo variável escalonado aumenta ou diminui em resposta a variações relativamente grandes no nível de atividades, o custo discricionário mantém-se constante, qualquer que seja a decisão dos gestores da empresa.
  • C Custo de qualidade refere-se ao custo marginal incorrido quando a empresa prefere matérias-primas que apresentem maior valor no mercado.
  • D Os custos irrecuperáveis não podem ser modificados por qualquer decisão, haja vista não serem custos diferenciais e, por isso, não devem ser ignorados na tomada de decisão
  • E No sistema de custeio por ordem, quando o custo indireto for estabelecido a menos do que deveria e for subaplicado, os estoques deverão ser ajustados para mais.

A contabilidade de custos tem duas funções essenciais: auxiliar no controle de estoques e fornecer subsídios para a tomada de decisões gerenciais. Acerca dessas atribuições da contabilidade de custos, julgue o item subsequente.

O sistema de custo meta é uma metodologia de custeio que parte de fora para dentro da empresa.

  • Certo
  • Errado