Um nutricionista, responsável técnico de um RU, visando adotar práticas sustentáveis no processo produtivo de refeições, realizou um diagnóstico situacional e identificou que o desperdício de água era um problema na unidade. Uma ferramenta da qualidade para tratar esse problema e a apresentação correta do seu uso, respectivamente, são:
- A diagrama de causa e efeito / realiza a medição da água desperdiçada a partir do uso de água corrente no descongelamento (causa) para identificar como determinada amostra está distribuída em determinado período de tempo
- B diagrama de Pareto / é uma ferramenta gráfica que identifica a relação causa e efeito, podendo encontrar as principais causas do desperdício de água, e ajudando a priorizar as ações, já que 80% das causas explicariam 20% do problema
- C gráfico de dispersão / é ilustrado por uma linha superior de controle que indica os limites máximos de desperdício, uma linha inferior que representa os limites inferiores de desperdício e uma linha central que representa a dispersão (variação) da quantidade de água desperdiçada
- D diagrama de Ishikawa / identifica falhas em mão de obra (falha no treinamento), medição (ausência de medidores individuais por área), materiais (torneira sem redutor de vazão), método (descongelamento em água corrente), meio ambiente (vazamentos) e máquinas (higienização sem carga completa)