Questões de DCNEM - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Pedagogia)

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Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 2012, julgue o item subsequente. De acordo com as referidas diretrizes, a matriz de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) constitui uma das diretrizes curriculares de conteúdos que devem orientar o planejamento pedagógico do professor.
  • Certo
  • Errado

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, julgue o seguinte item.

Os cursos de educação profissional técnica de nível médio podem ser realizados por pessoas que já tenham concluído o ensino médio ou o ensino fundamental e por aquelas que ainda cursem o ensino médio.
  • Certo
  • Errado
Tendo como referência inicial as informações do texto anteriormente apresentado, julgue o item a seguir.
Como os interesses da juventude se alteram rapidamente, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio garantem a autonomia das unidades educacionais e, em última instância, do professor, para planejar as finalidades do plano político-pedagógico a partir das demandas dos alunos.
  • Certo
  • Errado

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, julgue o seguinte item.

A carga horária mínima dos cursos de especialização técnica de nível médio corresponde a 20% da carga horária mínima estabelecida para a habilitação profissional específica.

  • Certo
  • Errado
Felipe é professor de Física do 2º ano do Ensino Médio. Ele costuma acompanhar a aprendizagem de seus alunos por meio da participação nas aulas, dos exercícios realizados individual e coletivamente e dos trabalhos e provas que compõem a avaliação institucional da escola.
O professor reconhece que a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, envolve, ainda, a seguinte dimensão:
  • A a auto avaliação, promovida pela escola.
  • B a avaliação dos profissionais de educação, realizada pelos sistemas educacionais.
  • C a avaliação da infraestrutura, realizada pelo Estado a cada ano.
  • D a avaliação de redes de ensino, de responsabilidade de cada unidade escola
  • E a avaliação de redes de ensino em âmbito nacional, de responsabilidade do Estado.