Questões de Decorrências da Teoria Neoclássica: Tipos de Organização (Administração Geral)

Limpar Busca

A função administrativa responsável por estruturar e alocar os recursos, definir os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as atribuições e relações entre eles é

  • A o planejamento.
  • B a coordenação.
  • C o controle.
  • D a organização.

Quanto ao processo organizacional (planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação), julgue os itens seguintes.


O controle é responsável por verificar se a atividade controlada está, ou não, alcançando os objetivos ou os resultados desejados.

  • Certo
  • Errado

No que se refere à organização, julgue o item.


Para uma organização, a estratégia é um meio para garantir seu desempenho e sua sobrevivência, visto que ela abrange a definição dos objetivos da organização e os meios para chegar até eles.

  • Certo
  • Errado

No que se refere à organização, julgue o item.


A ideia original de estratégia aplica-se às situações de concorrência, tais como guerras, jogos e negócios. Atualmente, as organizações competem e colaboram ao mesmo tempo. Além disso, a ideia de estratégia ampliou‑se para englobar qualquer situação que envolva a definição de objetivos e a escolha dos recursos para realizá‑los.

  • Certo
  • Errado

Conforme Chiavenato (2014), a Administração se refere a um amplo conjunto de princípios, práticas e técnicas empregadas com o objetivo de conduzir a ação de um grupo de indivíduos, com a finalidade de se chegar a um determinado resultado. Sobre as funções atinentes ao processo administrativo, assinale a alternativa correta.

  • A O Controle pode ser definido como a função desenvolvida para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.
  • B A função Comando pode ser vista como o processo que faz o plano para que se possa sair da situação atual para a situação futura desejada.
  • C A função Organização busca preparar, estruturar e integrar os recursos disponíveis para que as ações a serem realizadas possam atingir o sucesso.
  • D O Planejamento é a função relacionada ao desenho da estrutura organizacional, da estrutura de órgãos, cargos, rotinas e procedimentos de cada departamento e definição de métodos e processos de trabalho e de operação.
  • E A função Controle está relacionada com a condução dos trabalhos executados, para que os objetivos da organização possam ser atingidos. Trata-se, portanto, do relacionamento entre os administradores e os seus subordinados, permanecendo centrada nas relações humanas.