Questões de Definições dos Conceitos Fundamentais da Biblioteconomia (Biblioteconomia)

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Ao imergir nos esforços de delimitação e conceituação que constituem uma embrincada tessitura sobre e acerca da Biblioteconomia e da Ciência da Informação que vão desde a compreensão de Russo (2010, p. 37) que afirma que “[...] a Biblioteconomia compreende as regras de organização de livros ou outros documentos em caixas, materializadas em estantes, salas, edifícios etc.” até a compreensão de Araújo (2011, p. 111) acerca do surgimento da Ciência da Informação “[…] ligada ao contexto de produção científica, vinculada a estratégias para fazer circular de maneira mais eficaz os conhecimentos produzidos e registrados, garantindo rapidez no atendimento das necessidades de informação sentidas pelos cientistas”.

Assim, diante do que foi supracitado, ao voltar-se para os conceitos básicos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A Biblioteconomia é uma disciplina que se concentra exclusivamente na organização e no arquivamento de livros, não abrangendo outros tipos de materiais informacionais.
  • B A Ciência da Informação é responsável, apenas, pelo estudo de sistemas digitais de armazenamento de dados, sem interagir com os processos tradicionais de organização de bibliotecas.
  • C A Biblioteconomia e a Ciência da Informação, embora distintas, compartilham a preocupação com o acesso, organização e disseminação de informações em diversos formatos e contextos.
  • D O campo da Biblioteconomia lida apenas com o atendimento ao público em bibliotecas, enquanto a Ciência da Informação se dedica, exclusivamente, à pesquisa científica em dados e algoritmos.
  • E A principal diferença entre Biblioteconomia e Ciência da Informação é que a primeira se concentra no gerenciamento de bibliotecas físicas, enquanto a segunda lida apenas com arquivos digitais.

A concepção de um centro de informação moderno transcende a mera organização e disponibilização de documentos. Para atender às demandas da sociedade da informação, um centro de informação deve:

  • A Focar exclusivamente na aquisição e preservação de acervos físicos, como livros e periódicos, garantindo a integridade e a longevidade dos materiais, independentemente da demanda e relevância para os usuários.
  • B Adotar uma abordagem centrada no usuário, oferecendo serviços personalizados de pesquisa e acesso à informação, além de promover atividades de formação e desenvolvimento de competências informacionais.
  • C Priorizar a digitalização de todo o acervo, eliminando os custos de armazenamento e manutenção de materiais físicos, sem considerar as necessidades de usuários que preferem o acesso a documentos impressos.
  • D Limitar-se à disponibilização de catálogos online e bases de dados bibliográficas, terceirizando os serviços de referência e orientação ao usuário para outras instituições especializadas.

A autora Bernadete Campello apresenta em seu livro intitulado “Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática”, um estudo de autoria de Ross Todd e Carol Kuhlthau – o “estudo de Ohio”, que buscou investigar a forma que os estudantes entendiam como podiam ser ajudados pela biblioteca escolar. As respostas permitiram aos pesquisadores traçar um panorama do papel educativo da biblioteca escolar naquele estado. Com base em seus conhecimentos sobre o potencial que uma boa biblioteca escolar possui para ajudar os estudantes a aprender, NÃO apresenta uma visão do papel pedagógico da biblioteca:

  • A Garantir o acesso às informações de modo preciso e rápido, a fim de economizar o tempo do aluno, quando ele está realizando seus trabalhos de pesquisa.
  • B Desempenhar um papel na formação de visão de mundo dos estudantes, ajudando-os a desenvolver a percepção dos acontecimentos, a refletir e a formar opiniões sobre essas questões.
  • C Ajudar os estudantes no desenvolvimento de sua autoestima, na construção de uma visão positiva de si mesmos e do que são capazes, tornando-os pessoas autônomas, que possam estabelecer objetivos e se esforçar para alcançá-los.
  • D Contribuir para que os estudantes percebam seus pontos fortes e fracos ao lidarem com informações, pois, ao desenvolverem a habilidade de pensamento crítico, podem refletir sobre suas experiências de aprendizagem e assim aprender melhor.

Considerada a função maior de uma biblioteca e atividade básica do profissional da informação que permite o encontro daqueles que têm necessidade do conhecimento, com as fontes que contêm os conhecimentos. Por meio desta atividade é possível fornecer a qualquer pessoa as informações de que ela necessita, por meio da seleção dos documentos que contenham as informações pertinentes.


Assinale a alternativa que indica corretamente o nome desta atividade.

  • A Disseminação da informação
  • B Tratamento da informação
  • C Planejamento de serviços
  • D Aquisição de materiais 
  • E Processo de seleção

Julgue o item que se segue. 


O método da observação, geralmente conduzido por um indivíduo, requer considerável preparo por parte do observador, pois ele estará atento às ações humanas, percebidas através dos sentidos auditivo e visual, podendo haver distorções ou foco excessivo em aspectos menos relevantes. Ao utilizar meios mecânicos de registro, é possível repetir as cenas e analisá-las por mais de um observador, o que possibilita chegar a um consenso sobre os fatos observados. Existem várias modalidades de aplicação desse método, tais como: observação participante não sistemática, na qual o observador dispõe de recursos de controle para estruturar o processo de observação; observação espontânea não estruturada, que não utiliza um método de controle na obtenção de dados; e observação sistemática, na qual o observador registra os eventos como um repórter, sem interferir no fluxo dos acontecimentos. 

  • Certo
  • Errado