A autora Bernadete Campello apresenta em seu livro intitulado “Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática”, um estudo de autoria de Ross Todd e Carol Kuhlthau – o “estudo de Ohio”, que buscou investigar a forma que os estudantes entendiam como podiam ser ajudados pela biblioteca escolar. As respostas permitiram aos pesquisadores traçar um panorama do papel educativo da biblioteca escolar naquele estado. Com base em seus conhecimentos sobre o potencial que uma boa biblioteca escolar possui para ajudar os estudantes a aprender, NÃO apresenta uma visão do papel pedagógico da biblioteca:
- A Garantir o acesso às informações de modo preciso e rápido, a fim de economizar o tempo do aluno, quando ele está realizando seus trabalhos de pesquisa.
- B Desempenhar um papel na formação de visão de mundo dos estudantes, ajudando-os a desenvolver a percepção dos acontecimentos, a refletir e a formar opiniões sobre essas questões.
- C Ajudar os estudantes no desenvolvimento de sua autoestima, na construção de uma visão positiva de si mesmos e do que são capazes, tornando-os pessoas autônomas, que possam estabelecer objetivos e se esforçar para alcançá-los.
- D Contribuir para que os estudantes percebam seus pontos fortes e fracos ao lidarem com informações, pois, ao desenvolverem a habilidade de pensamento crítico, podem refletir sobre suas experiências de aprendizagem e assim aprender melhor.