Questões de Demandas políticas e sociais no mundo atual (História)

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O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que altera a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma. A 10.639 instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio.
Fonte: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Brasília, outubro, 2004.

É correto afirmar que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana adota uma abordagem que
  • A valoriza a história e a cultura dos povos africanos em detrimento de outros.
  • B enfatiza o processo pacífico e harmonioso da construção da cultura e da história nacional.
  • C incentiva o improviso do professor, permitindo que ele aborde os temas de acordo com as demandas dos estudantes.
  • D rompe com a permissividade do Estado brasileiro em relação à discriminação e ao racismo.
  • E deve ser adotada exclusivamente pela disciplina História, encarregada de abordar esses temas.

Leia o trecho a seguir.

Criado em 2009, o BRICS consiste em um agrupamento de países “emergentes” (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que são considerados atores-chave para o futuro da Economia Global. Além de reunir características demográficas similares, os países apresentam crescente desenvolvimento e destaque no setor industrial, energético e agronegócio.

GUITARRARI, Luiza. A expansão dos Brics e seu impacto ao mercado de petróleo. Coluna Opinião, FGV Energia, 2023.

Com base na leitura, assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, características do BRICS.

  • A Entre os países membros, há desigualdade na participação de seus produtos nas importações, com algumas nações importando mais de certos membros do que de outros.
  • B O grupo se restringe a discutir assuntos relacionados aos seus países membros, buscando colaborar para o fortalecimento de suas economias e na melhoria de infraestruturas.
  • C As atividades do grupo são focadas na agenda econômica de fluxos internacionais de investimentos, em vez de assuntos políticos, em que as posições dos países membros divergem.
  • D O fator de união entre os países membros foi o isolamento em relação aos seus vizinhos, buscando formar uma coalizão para promover a cooperação econômica.
  • E Os países membros compartilham a isenção de responsabilidade ambiental devido às suas economias em desenvolvimento.

Sobre a Organização das Nações Unidas, analise as afirmativas a seguir.

I. A ONU se baseia no princípio da igualdade soberana entre todos os membros e no respeito aos assuntos que pertencem exclusivamente à jurisdição interna dos Estados.
II. O Conselho de Segurança da ONU pode autorizar, em casos excepcionais, o uso da força para manter ou restaurar a paz e a segurança internacionais.
III. O Brasil é um dos países fundadores da ONU, desempenhando um papel significativo desde a criação da organização, e a ONU possui representação fixa no país.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Leia o trecho a seguir.
A questão não é nova, pois foi também diante deste dilema que o Papa João XXIII (1958-1963) provocou uma verdadeira “revolução copernicana” na Igreja ao convocar o chamado Concílio Vaticano II (1962-1965). E a palavra de ordem era “aggiornamento”: a atualização da Igreja.

COUTINHO, Sérgio Ricardo. O que foi o Concílio Vaticano II? In: Café História, 2022.

Assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, o objetivo principal da convocação do Concílio Vaticano II.

  • A Ajustar-se às pressões da cúria romana, o que resultou em reformas na formação sacerdotais para combater práticas ímprobas, como a realização das missas em idioma vernáculo.
  • B Regular-se ao cenário de liberdade de culto, o que resultou na perseguição de ortodoxias e na negação da possibilidade de salvação em outras religiões.
  • C Adequar-se ao momento de afastamento dos fiéis, que resultou na valorização dos meios de comunicação em massa como ferramenta para evangelização.
  • D Reajustar-se às demandas internas sobre autoridade, que resultou na reafirmação da centralidade do poder papal em relação aos bispos.
  • E Adaptar-se ao contexto internacional de liberdade sexual, que resultou na aceitação das relações sexuais antes do casamento.

Leia o texto a seguir.

A sentença de morte contra os banidos, auto documenta-se. Entre 1971 e 1973 foram capturados dez. Nenhum sobreviveu. Ordenara-se também o assassínio dos “cubanos”, nome dado aos militantes que regressavam de Havana. O Cenimar publicou confidencialmente uma galeria com fotografias de 135 pessoas que tinham ido para a Ilha. O DOI de São Paulo produzira uma apostila ensinando a identificá-los: “Vestem-se sobriamente”, usam cabelos curtos, carregam duas armas, seus documentos são muito bem falsificados, e reagem violentamente quando presos, “coisa que não é normal nos demais terroristas”.

GASPARI, Elio. A Ditadura Escancarada. As Ilusões Armadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 374. [Adaptado].


A estrutura mencionada no texto enfatizou os “cubanos” por

  • A tratar-se do único grupo revolucionário existente no país.
  • B acreditar no potencial de engajamento radical do grupo.
  • C proteger o regime democrático instalado no país.
  • D considerar o grupo como traidores do país aliado.
  • E inexistir brasileiros entre os militantes.