Questões de Departamentalização (Administração Geral)

Limpar Busca

Departamentalização é o processo de dividir uma organização em unidades menores, chamadas departamentos, para facilitar a administração e a especialização.
Assinale a opção que apresenta uma desvantagem da departamentalização por produtos/serviços.

  • A Maior formalização.
  • B Impacto nas circunstâncias externas e mutáveis.
  • C Foco na especialização em detrimento da coordenação.
  • D Desequilíbrio de poder dentro da organização.
  • E Risco de obsolescência técnica.

A organização, como etapa fundamental do processo administrativo, envolve a departamentalização, que consiste no agrupamento de atividades em unidades organizacionais.
Assinale a afirmativa correta acerca das diversas abordagens da departamentalização.

  • A A abordagem funcional agrupa atividades com base em produtos ou serviços, em que cada divisão é autônoma para produzir determinado resultado.
  • B A abordagem divisional agrupa atividades com base em habilidades, conhecimentos e recursos similares, sendo a mais utilizada pelas organizações.
  • C A abordagem matricial combina elementos da departamentalização funcional e divisional, proporcionando uma estrutura organizacional com dupla atuação e comando para promover inovação e agilidade.
  • D A abordagem de redes elimina a necessidade de uma organização central, substituindo todas as funções por pequenas equipes interligadas.
  • E A abordagem de equipes promove a verticalização da estrutura organizacional, substituindo os órgãos definitivos por departamentos hierarquizados.

Departamentalização é o processo de dividir uma organização em unidades ou departamentos distintos, cada um responsável por uma função específica, como marketing, finanças, recursos humanos, ou produção.
Assinale a alternativa que apresenta uma consequência direta da departamentalização.

  • A Dificuldade na criação de subculturas organizacionais, mantendo uma cultura única em toda a organização.
  • B Prejuízo da autonomia dos gerentes-gerais, que devem seguir estritamente as diretrizes da matriz.
  • C Centralização das decisões na matriz, o que limita a capacidade de adaptação das divisões locais.
  • D Desenvolvimento de subculturas alinhadas às tecnologias e ambientes de mercado específicos de cada divisão.
  • E Alinhamento fraco entre as divisões e a matriz, reduzindo a eficiência operacional da organização.

Na abordagem de processos, são contemplados aspectos estratégicos, estruturais, comportamentais e tecnológicos. Sobre os conceitos empregados na área, assinale a alternativa correta.

  • A Centralização refere-se à transferência de certo nível de autoridade e responsabilidade de um líder para seu liderado, passando a responsabilidade pela execução de uma tarefa.
  • B Planejamento estratégico refere-se aos processos vinculados a planejamento de necessidades do público-alvo, a insumos e recursos até sua transformação e entrega como produtos ou serviços.
  • C Departamentalização refere-se ao conjunto de cargos com mesmo nível de responsabilidade e autoridade.
  • D Desempenho refere-se à interação de responsabilidade isolada e voluntária com foco na missão, na visão e nos objetivos organizacionais.
  • E Amplitude de controle refere-se ao quantitativo de liderados ou subordinados, a fim de assegurar supervisão adequada.

Leia o texto a seguir.

A divisão do trabalho no sentido horizontal que assegura homogeneidade e equilíbrio é chamada departamentalização: refere-se à especialização horizontal da organização. A homogeneidade na organização é obtida quando são reunidos, na mesma unidade, todos os que estiverem executando o mesmo trabalho, pelo mesmo processo, para a mesma clientela, no mesmo lugar. Qualquer um destes quatro fatores - função, processo, clientela, localização - proporciona respectivamente departamentalização por função, por processo, por clientela ou por localização geográfica.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3ª ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Campus, 2009. [Adaptado].


A departamentalização funcional é caracterizada por

  • A resultados quanto a produtos e/ou serviços, com ênfase no trabalho por produtos.
  • B localização geográfica, com ênfase na cobertura territorial e orientação para o mercado.
  • C tarefas, com ênfase na repartição do trabalho por meio da especialização.
  • D tipo e tamanho do cliente, com ênfase no cliente e orientação para também no cliente.
  • E saídas ou resultados quanto ao projeto, com ênfase na tecnologia.