Maria é professora em uma escola bilíngue. Para avaliar o desenvolvimento em Libras dos seus alunos, ela costuma solicitar um relato narrativo várias vezes ao ano, gravando-o como forma de registro da produção em Libras. Ela também realiza a transcrição para destacar e perceber detalhes que favoreçam uma comparação entre as formas de dizer de um mesmo sujeito em momentos diferentes ao longo do ano e entre sujeitos de uma mesma turma ou de turmas diferentes.
No contexto da avaliação de estudantes surdos sobre essa prática de Maria, é correto afirmar que:
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A Não está adequada, pois essa prática consome muito tempo, que poderia ser mais bem utilizado em atividades de aprendizagem mais tradicionais, assim, os estudantes estariam preparados mais adequadamente para avaliações futuras que não envolvam esse recurso.
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B Está adequada, pois ações desse tipo podem auxiliar professores a identificarem pontos frágeis da produção em Libras por parte das crianças, pontos que podem ser mais bem trabalhados em sala de aula e, ao mesmo tempo, compreenderem as dificuldades enunciativas em Libras que possam estar relacionadas às dificuldades enunciativas em português escrito.
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C Não está adequada, visto ser apenas para alunos que já têm um nível avançado em Libras, pois iniciantes não conseguiriam expressar suas ideias de forma clara a ponto de estabelecerem uma narrativa; isso possibilitaria uma avaliação que não demonstra a real aprendizagem por parte dos estudantes.
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D Não está adequada, pois o uso de gravações e transcrições limita a diversidade de métodos de avaliação e não considera outras formas de expressão dos alunos, como atividades práticas ou dinâmicas em grupo; desse modo, deveriam ser priorizados outros formatos que possibilitassem aos estudantes surdos a expressão do uso da Libras e também permitissem a avaliação do português escrito.
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E Está adequada, pois a transcrição das gravações é sempre 100% precisa e objetiva; desse modo, é possível lançar mão de uma técnica que não envolva interpretações subjetivas que possam levar a distorções no processo avaliativo.