Questões de Desenvolvimento Escolar (Libras)

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O planejamento do AEE em LIBRAS deve ser feito:

  • A Apenas pelo professor de LIBRAS.
  • B Apenas pelo professor especializado.
  • C Apenas pelo professor de Língua Portuguesa.
  • D Por professor especializado, juntamente com os professores de educação especial surdos.
  • E Por professor especializado, juntamente com os professores de turma comum e os professores de Língua Portuguesa.

O processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em alunos surdos difere do de alunos ouvintes, devido à importância da língua de sinais e do ambiente linguístico.


Assinale a alternativa correta sobre esse processo.

  • A O processo de aquisição de língua em alunos surdos ocorre de forma automática, independentemente de intervenções especializadas ou de um ambiente linguístico visual.
  • B O desenvolvimento da língua em alunos surdos depende do uso de aparelhos auditivos ou implantes cocleares, sendo a língua de sinais uma etapa opcional no processo.
  • C A aquisição da língua pelos alunos surdos ocorre da mesma forma que nos alunos ouvintes, independentemente do acesso à língua de sinais ou de estímulos visuais adequados.
  • D Alunos surdos que não têm acesso à língua de sinais até a adolescência não enfrentam dificuldades no desenvolvimento da linguagem, pois conseguem compensar mediante a aquisição do português oral.
  • E O acesso precoce à língua de sinais, como a Libras, favorece o desenvolvimento cognitivo e linguístico dos alunos surdos, proporcionando- -lhes melhores condições para o aprendizado e a interação social.

O processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em alunos surdos difere do de alunos ouvintes, devido à importância da língua de sinais e do ambiente linguístico.


Assinale a alternativa correta sobre esse processo.

  • A O processo de aquisição de língua em alunos surdos ocorre de forma automática, independentemente de intervenções especializadas ou de um ambiente linguístico visual.
  • B O desenvolvimento da língua em alunos surdos depende do uso de aparelhos auditivos ou implantes cocleares, sendo a língua de sinais uma etapa opcional no processo.
  • C A aquisição da língua pelos alunos surdos ocorre da mesma forma que nos alunos ouvintes, independentemente do acesso à língua de sinais ou de estímulos visuais adequados.
  • D Alunos surdos que não têm acesso à língua de sinais até a adolescência não enfrentam dificuldades no desenvolvimento da linguagem, pois conseguem compensar mediante a aquisição do português oral.
  • E O acesso precoce à língua de sinais, como a Libras, favorece o desenvolvimento cognitivo e linguístico dos alunos surdos, proporcionando- -lhes melhores condições para o aprendizado e a interação social.

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento de material didático bilíngue (Libras-português) para alunos surdos?

  • A A criação de material didático bilíngue deve focar na tradução literal do conteúdo do português para a Libras, sem a necessidade de adaptação pedagógica dos materiais, uma vez que a tradução direta já é suficiente para garantir a compreensão por parte do aluno surdo e produzir um material didático que respeite as especificidades da educação bilíngue.
  • B O principal foco do material bilíngue deve ser o ensino da Língua Portuguesa, com a Libras usada como um apoio visual, para que os alunos surdos mais bem se adaptem ao conteúdo em português, já que essa é a língua oficial do país que precisará ser utilizada na vida social.
  • C O desenvolvimento de material bilíngue eficaz deve centrar-se na criação de vídeos e recursos multimodais, sem necessidade de foco no português escrito, uma vez que a Libras por si só já seria suficiente para o aprendizado por parte dos alunos surdos em todas as disciplinas.
  • D O desenvolvimento de material didático bilíngue deve considerar a Libras como a língua de instrução, respeitando a estrutura visuoespacial dessa língua, e utilizar o Português escrito de forma complementar, com a adaptação dos conteúdos à modalidade visual dos alunos surdos, promovendo a equivalência semântica entre as duas línguas.
  • E A criação de material didático bilíngue deve priorizar a Língua Portuguesa em sua forma oral, utilizando a Libras como um meio de transição para que os alunos se familiarizem gradualmente com a estrutura fonética do português e desenvolvam a leitura labial.

Maria é professora em uma escola bilíngue. Para avaliar o desenvolvimento em Libras dos seus alunos, ela costuma solicitar um relato narrativo várias vezes ao ano, gravando-o como forma de registro da produção em Libras. Ela também realiza a transcrição para destacar e perceber detalhes que favoreçam uma comparação entre as formas de dizer de um mesmo sujeito em momentos diferentes ao longo do ano e entre sujeitos de uma mesma turma ou de turmas diferentes.


No contexto da avaliação de estudantes surdos sobre essa prática de Maria, é correto afirmar que:

  • A Não está adequada, pois essa prática consome muito tempo, que poderia ser mais bem utilizado em atividades de aprendizagem mais tradicionais, assim, os estudantes estariam preparados mais adequadamente para avaliações futuras que não envolvam esse recurso.
  • B Está adequada, pois ações desse tipo podem auxiliar professores a identificarem pontos frágeis da produção em Libras por parte das crianças, pontos que podem ser mais bem trabalhados em sala de aula e, ao mesmo tempo, compreenderem as dificuldades enunciativas em Libras que possam estar relacionadas às dificuldades enunciativas em português escrito.
  • C Não está adequada, visto ser apenas para alunos que já têm um nível avançado em Libras, pois iniciantes não conseguiriam expressar suas ideias de forma clara a ponto de estabelecerem uma narrativa; isso possibilitaria uma avaliação que não demonstra a real aprendizagem por parte dos estudantes.
  • D Não está adequada, pois o uso de gravações e transcrições limita a diversidade de métodos de avaliação e não considera outras formas de expressão dos alunos, como atividades práticas ou dinâmicas em grupo; desse modo, deveriam ser priorizados outros formatos que possibilitassem aos estudantes surdos a expressão do uso da Libras e também permitissem a avaliação do português escrito.
  • E Está adequada, pois a transcrição das gravações é sempre 100% precisa e objetiva; desse modo, é possível lançar mão de uma técnica que não envolva interpretações subjetivas que possam levar a distorções no processo avaliativo.