Questões de Design (Comunicação Social)

Limpar Busca

O processo de produção gráfica requer, do profissional, conhecimentos em design gráfico, ou seja, deve dominar as teorias e técnicas que reveste a comunicação visual. Trata-se de um processo de dar ordem estrutural e uma forma à informação visual, trabalhando frequentemente a relação de imagem e texto, podendo ser aplicada a vários meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, audiovisuais, entre outros. São áreas de atuação do desing gráfico:

  • A Tipografia (projeto gráfico e diagramação), design editorial, ilustração, design de embalagens, webdesign, sinalização, design de informação, branding, design de marcas, entre outros.
  • B Produção de textos, elaboração de planos de comunicação, averiguar os direitos autorais de imagens, correção da ortografia e produção do design editorial.
  • C Elaborar projetos de sinalização, design de informação, do branding e design de marcas, além da busca de informações para a produção textual.
  • D O design gráfico, além de elaborar o projeto de representação visual de uma idéia ou mensagem, incluindo todos os aspectos de imagem final em relação ao produto desejado, tais como ilustrações, escolha da família e do corpo, do tipo, arranjo, deve ainda marcar entrevistas para a elaboração dos textos a serem diagramados.

A Mesa Diretora da Câmara analisou o layout do convite para a inauguração da nova sede do Legislativo Municipal e solicitou ao diagramador a mudança dos tipos usados no texto. O profissional de design entendeu que os vereadores pretendiam que o convite fosse composto com tipos cursivos e usou corretamente a seguinte tipografia:

  • A A Câmara Municipal tem a honra de convidar V. S.
  • B A Câmara Municipal tem a honra de convidar V. S.
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D A Câmara Municipal tem a honra de convidar V. S.
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Segundo Peón (2011), a especificação é a fase final de um projeto de Sistema de Identidade Visual (SIV). Muitas vezes, é uma das etapas mais trabalhosas, mas é crucial, pois determina as especificações técnicas corretas de implantação desse sistema.

(PEÓN, Maria Luisa. Sistemas de identidade visual.)

Com relação às especificações das cores de um SIV, Peón indica alguns exemplos de definições:


I. Especificações na escala ________________, para impressão com cores especiais.

II. Especificações na escala ________________, para reprodução em telas e monitores.

III. Especificações na escala ________________, para impressão em quadricromia, com indicações das cores de seleção (ciano, magenta, amarelo e preto).

IV. Especificações de ________________, para impressão em monocromia, com indicações de porcentagem da retícula que a forma (por padrão, em preto).

A alternativa que completa de modo adequado as lacunas na sequência de cima para baixo, é:

  • A CMYK – RGB - Europa – meio-tons
  • B Pantone – CMYK – RGB – tons de cinza
  • C Pantone – RGB – Europa – meio-tons
  • D Hexadecimal – RGB – Europa – tons de cinza
  • E Pantone – Europa – CMYK – meio-tons

As imagens coloridas impressas normalmente são produzidas com quatro tintas de impressão: ciano, amarelo, magenta e preto, o sistema CMYK. Cada tinta CMYK pode ser aplicada com valores entre 0 e 100%, portanto cada cor é expressa como a porcentagem de cada tinta. O amarelo puro, por exemplo, é obtido com 0% de ciano, 100% de amarelo, 0% de magenta e 0% de preto.

É recomendado que a soma total dos percentuais (levando em consideração as quatro tintas) em uma cor não ultrapasse 240.

Assinale a alternativa que melhor justifica esta recomendação.

  • A Altos valores agregados produzem cores especiais.
  • B Altos valores agregados produzem cores próximas ao branco.
  • C Altos valores agregados produzem cores brilhantes.
  • D Altos valores agregados produzem cores foscas.
  • E Altos valores agregados produzem cores primárias.

A popularização dos dispositivos móveis (como tablets e smartphones) está alterando o paradigma de tornar disponíveis as informações na web, o que tem impacto direto nas boas práticas de webdesign. Sobre esta questão, podemos afirmar que

  • A os recursos do HTML versão 5.0 esbarram nos mesmos problemas de compatibilidade que outras tecnologias pensadas para a navegação em desktops/ laptops, como o Adobe Flash.
  • B a utilização de layouts fluidos aparece como uma solução viável para a adaptação dos sites à diversidade de resoluções utilizadas por dispositivos móveis, desktop e laptop.
  • C a construção de interfaces para telas de desktops/ laptops e para dispositivos móveis só varia na escala, já que a interação com o mouse pode ser substituída, sem perdas, pela interação em dispositivos “touch”.
  • D a necessidade de adaptação de conteúdo para dispositivos diversos é um incentivo ao desenvolvimento de aplicações baseadas em navegadores web.
  • E tanto nas interfaces para computadores dektop/laptop quanto naquelas para dispositivos móveis, o uso de texturas e gradientes se restringe a aspectos estéticos.