Questões de Destinação (Arquivologia)

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Em relação aos instrumentos de gestão de documentos (plano de classificação e tabela de temporalidade), julgue o item seguinte. 


A indicação da destinação final de um documento para a guarda permanente em uma tabela de temporalidade pode ser realizada sem que seja necessário passar o documento pelo arquivo intermediário. 

  • Certo
  • Errado

Assinale a alternativa em que são apontadas corretamente as etapas das rotinas de expedição de correspondências:

  • A Receber apenas a correspondência original e envelope, dispensando cópias; verificar se não faltam folhas ou anexos; numerar e completar a data; expedir a correspondência.
  • B Receber a correspondência (original, envelope e cópias); verificar se não faltam folhas ou anexos; numerar e completar a data, apenas no original; separar o original das cópias; expedir as cópias e encaminhar os originais ao setor de arquivamento, com os anexos, se for o caso.
  • C Receber a correspondência (apenas as cópias, devolvendo os originais); verificar se não faltam folhas ou anexos; numerar e completar a data; colocar em envelope; expedir as cópias, com os anexos, e encaminhar o seu número de registro setor de arquivamento.
  • D Receber a correspondência (original e cópias); encaminhar as cópias ao setor de arquivamento; numerar os anexos, se for o caso; expedir os originais e arquivar os anexos.
  • E Receber a correspondência (original, envelope e cópias em quantidades a serem determinadas); verificar se não faltam folhas ou anexos; numerar e completar a data, no original e nas cópias; separar o original das cópias; expedir o original, com os anexos se for o caso e encaminhar as cópias ao setor de arquivamento

Durante as etapas do protocolo, os documentos têm que ser verificados, numerados e datados, sendo que as cópias ficam no setor de protocolo e os originais são encaminhados a seu destinatário.


A etapa de entrega dos documentos para destinatários que não fazem parte da estrutura da instituição chama-se:

  • A Autuação.
  • B Distribuição.
  • C Homologação.
  • D Tramitação.
  • E Expedição.

Em relação à destinação final dos documentos do Poder Judiciário, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Os documentos permanentes devem ser definitivamente preservados no suporte original de criação.


( ) A amostra estatística representativa do conjunto documental destinado à eliminação é de guarda permanente.


( ) No Poder Judiciário, os documentos processuais de guarda permanente são distintos dos documentos históricos da instituição.


( ) Documentos recolhidos ao arquivo permanente podem ser objeto de nova solução de destinação, uma vez que já constituem acervo histórico.


A sequência está correta em

  • A V, F, V, F.
  • B F, F, F, V.
  • C F, V, V, V.
  • D V, V, F, F.

Ana ocupa um lugar administrativo em uma prefeitura. Uma de suas principais responsabilidades é gerenciar a correspondência que chega no setor, incluindo a recepção, o encaminhamento e o arquivamento de documentos.

Assinale a alternativa correta com base nas responsabilidades de Ana.

  • A Deve registrar a correspondência recebida, abrir os envelopes, conferir os conteúdos, e decidir se vai entregar para os destinatários ou se vai arquivar as correspondências recebidas.
  • B Deve receber as correspondências sem realizar registros específicos já que cabe aos gerentes de cada setor da prefeitura realizar o registro e a identificação da correspondência recebida todos os dias.
  • C Deve devolver as correspondências recebidas aos devidos remetentes visto que não é função dos funcionários administrativos realizar serviços que pertencem ao correio.
  • D Deve registrar a correspondência recebida, verificar o destinatário correto e conferir se há instruções específicas para o envio. Em seguida, ela deve encaminhar a correspondência ao gerente ou ao departamento responsável.
  • E Deve receber as correspondências e encaminhá-las de imediato para o setor de incineração, visto que o acúmulo de papel consiste em um exercício pouco sustentável para uma prefeitura.