Questões de Destinação (Arquivologia)

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Em relação aos instrumentos de gestão de documentos (plano de classificação e tabela de temporalidade), julgue o item seguinte. 


A indicação da destinação final de um documento para a guarda permanente em uma tabela de temporalidade pode ser realizada sem que seja necessário passar o documento pelo arquivo intermediário. 

  • Certo
  • Errado

Uma empresa de grande porte lida diariamente com a expedição de um volume significativo de correspondências comerciais, tanto internas quanto externas. Para garantir que todas as comunicações sejam enviadas corretamente, a equipe responsável precisa seguir procedimentos específicos de expedição, incluindo a escolha do meio de envio, o preenchimento adequado dos documentos e o acompanhamento do recebimento. Considerando as rotinas de expedição de correspondência, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O protocolo de correspondências deve incluir o registro de todas as cartas enviadas, detalhando o destinatário, o remetente e a data de envio.
( ) A postagem registrada, como o Sedex ou carta registrada, oferece ao remetente um comprovante de entrega, garantindo que a correspondência foi recebida pelo destinatário.
( ) A expedição interna de correspondência, como circulares e memorandos, deve seguir o mesmo procedimento que as correspondências externas, incluindo postagem registrada.
( ) Correspondências de caráter confidencial devem ser enviadas com tratamento especial, como envelopes lacrados e serviços de entrega que garantam sigilo, como o Sedex Mundi.

Considerando as rotinas de expedição de correspondência, a sequência correta está em

  • A F, F, F, V.
  • B F, V, V, F.
  • C V, F, V, F
  • D V, V, F, V.

Assinale a alternativa em que são apontadas corretamente as etapas das rotinas de expedição de correspondências:

  • A Receber apenas a correspondência original e envelope, dispensando cópias; verificar se não faltam folhas ou anexos; numerar e completar a data; expedir a correspondência.
  • B Receber a correspondência (original, envelope e cópias); verificar se não faltam folhas ou anexos; numerar e completar a data, apenas no original; separar o original das cópias; expedir as cópias e encaminhar os originais ao setor de arquivamento, com os anexos, se for o caso.
  • C Receber a correspondência (apenas as cópias, devolvendo os originais); verificar se não faltam folhas ou anexos; numerar e completar a data; colocar em envelope; expedir as cópias, com os anexos, e encaminhar o seu número de registro setor de arquivamento.
  • D Receber a correspondência (original e cópias); encaminhar as cópias ao setor de arquivamento; numerar os anexos, se for o caso; expedir os originais e arquivar os anexos.
  • E Receber a correspondência (original, envelope e cópias em quantidades a serem determinadas); verificar se não faltam folhas ou anexos; numerar e completar a data, no original e nas cópias; separar o original das cópias; expedir o original, com os anexos se for o caso e encaminhar as cópias ao setor de arquivamento

Durante as etapas do protocolo, os documentos têm que ser verificados, numerados e datados, sendo que as cópias ficam no setor de protocolo e os originais são encaminhados a seu destinatário.


A etapa de entrega dos documentos para destinatários que não fazem parte da estrutura da instituição chama-se:

  • A Autuação.
  • B Distribuição.
  • C Homologação.
  • D Tramitação.
  • E Expedição.

Em relação à destinação final dos documentos do Poder Judiciário, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Os documentos permanentes devem ser definitivamente preservados no suporte original de criação.


( ) A amostra estatística representativa do conjunto documental destinado à eliminação é de guarda permanente.


( ) No Poder Judiciário, os documentos processuais de guarda permanente são distintos dos documentos históricos da instituição.


( ) Documentos recolhidos ao arquivo permanente podem ser objeto de nova solução de destinação, uma vez que já constituem acervo histórico.


A sequência está correta em

  • A V, F, V, F.
  • B F, F, F, V.
  • C F, V, V, V.
  • D V, V, F, F.