Questões de Didática e Prática de Ensino na Educação Física (Educação Física)

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Leia o texto a seguir.

A capacidade crítica e a autonomia do estudante a serem desenvolvidas pela Educação Física nos IFes vão além do mero “exercitar-se”, ou de fornecer “dicas” técnicas sobre como manter o corpo saudável, ou produtivo, ao gosto do mercado de trabalho, como se fôssemos exclusivamente profissionais da saúde e não docentes de EF.

SILVA, M; SILVA, L. O.; NETO, V. Possibilidades da Educação Física no Ensino Médio Técnico. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 325-336, jan./mar. de 2016, p. 333. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/54333/36620>. Acesso em: 16 fev. 2024.


Para sustentar um programa de ensino da educação física nos IFes, os autores do texto apresentado, postulam um conjunto de fundamentos necessários, dentre os quais se pode indicar

  • A a compreensão dos determinantes objetivos envolvidos na disputa por modelos de práticas e de condutas corporais, e as condições de trabalho docente.
  • B a elaboração crítica de programas de treinamento para saúde e o foco na aprendizagem, significativa a partir da realidade.
  • C a crítica a um modelo de educação técnica utilitarista, e o estímulo à dimensão subjetiva dos cuidados com a saúde e com o corpo.
  • D a cultura corporal de movimento como objeto de conhecimento, e sua dimensão propedêutica para o mundo do trabalho.
  • E a objetivação da saúde coletiva ampliada e a superação da racionalidade instrumental presente nas empresas.

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A perspectiva crítico-superadora se posiciona em oposição a uma abordagem pedagógica da educação física que procura através da educação adaptar o homem à sociedade, e que recorre à filosofia liberal para a formação do caráter do indivíduo, valorizando a obediência, o respeito às normas e à hierarquia.

A abordagem pedagógica referida pelo texto, frente à qual a perspectiva crítico-superadora elabora sua análise e ruptura definitiva, é a

  • A sistêmica.
  • B psicomotora.
  • C aptidão física.
  • D crítico-emancipatória.
  • E interacionista-construtivista.

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Para conduzir o processo de avaliação, os professores utilizam exclusivamente, ou quase, os aspectos relacionados à dimensão atitudinal, por meio da observação da participação dos alunos nas práticas. Não se pode negar que este é um avanço em relação aos testes físicos descontextualizados, mas, considerando as outras dimensões dos conteúdos, é pouco.

DARIDO, Suraya. C. A avaliação da educação física na escola. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 131, v. 16. Disponível em:<https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41554/3/01d19t08.pdf> . Acesso em: 16 fev. 2024.

Ao elaborar possibilidades de realizar uma avaliação mais consistente do processo de ensino-aprendizagem da educação física, Darido (2012) propõe alguns instrumentos avaliativos. Dentre estes, um instrumento relevante que a autora traz é

  • A a mensuração das valências físicas.
  • B a análise da prática social final.
  • C a realização de prova escrita.
  • D a aferição da motricidade.
  • E o memorial descritivo.

Assinale corretamente o pensador responsável pela filosofia que influenciou significativamente a abordagem crítica na Educação Física, enfatizando a relação entre corpo, poder e sociedade.

  • A René Descartes.
  • B Michel Foucault.
  • C Karl Marx.
  • D Jean-Paul Sartre.

Ao longo da história, a Educação Física passou por diversas transformações em sua inserção nos currículos escolares. Assinale corretamente um movimento histórico que foi crucial para a inserção da Educação Física como componente curricular obrigatório nas escolas brasileiras.

  • A Movimento Modernista.
  • B Reforma tributária.
  • C Movimento Estrutural.
  • D Reforma Couto Ferraz.