Questões de Didática e Prática no Ensino Superior (Pedagogia)

Limpar Busca

Ao longo do século XX, emergiram inúmeros modelos de gestão, que são aplicáveis às situações atuais e que proporcionam aos gerentes um amplo leque de escolhas administrativas.
Em uma universidade, optou-se pelo modelo de sistemas abertos, que favorece a

  • A direção, a clareza de objetivos, a produtividade e a realização
  • B documentação, a administração de informações, a estabilidade e o controle
  • C adaptação política, a resolução criativa de problemas, a inovação e o gerenciamento da mudança
  • D coesão, o compromisso, o moral, a motivação, a participação e o envolvimento
  • E exigência de controle, a ênfase na previsibilidade do comportamento, a defesa mútua da organização e a confiança nas regras

A respeito do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI), é INCORRETO afirmar que:

  • A É o instrumento orientador para que o professor da sala de recursos multifuncionais possa realizar seu trabalho com o estudante, de forma a suplementar ou complementar o processo de aprendizagem.
  • B É elaborado de forma exclusiva pelo professor responsável pelo AEE da escola.
  • C PDI e currículo personalizado não são os mesmos documentos, porém devem estar conectados.
  • D No PDI, devem constar a identificação das habilidades e das necessidades específicas do aluno.
  • E Orientará a forma de avaliação do aluno na sala de aula regular.

A Constituição de 1988 adota, explicitamente, concepção de educação como preparação para exercício de cidadania, respeito a diversidade e convívio em sociedade plural, com múltiplas expressões religiosas, políticas, culturais e étnicas. No plano internacional, os objetivos de uma educação democrática estão expressos no Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC – promulgado pelo Decreto nº 591, de 6 de julho de 1992) e no Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Protocolo de São Salvador – promulgado pelo Decreto nº 3.321, de 30 de dezembro de 1999).

(Disponível em: https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/. Adaptado.)

Acerca do exposto, o ensino será ministrado em conformidade com Art. 206 da CF, com base nos seguintes princípios, EXCETO: 

  • A Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  • B Progressiva universalização do ensino médio e superior gratuito.
  • C Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
  • D Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

Considerando a legislação vigente, sobre o Ensino Superior no Brasil, é correto afirmar que:

  • A A Licenciatura é uma oferta do ensino superior, com duração prevista entre 3 a 5 anos, encontra-se voltada para a formação acadêmico-profissional de professores.
  • B Os cursos tecnólogos estão inseridos no âmbito da oferta da pós-graduação lato sensu.
  • C Os cursos de licenciatura estão inseridos nos cursos superiores de tecnologias, uma vez que se tratam de cursos para formação do trabalhador na educação.
  • D Os bacharéis podem atuar como professores na educação básica em razão das formações profissional e pedagógica recebidas no curso.