Questões de Didática e Prática no Ensino Superior (Pedagogia)

Limpar Busca

As instituições de ensino superior no Brasil não possuem autonomia universitária, mas têm a liberdade para definir seus currículos, métodos de ensino e políticas internas. No entanto, essa autonomia deve ser exercida dentro dos limites e diretrizes gerais estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, e por outras regulamentações pertinentes.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item subsequente. 


A introdução de Metodologias Ativas no Ensino Superior, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPP), enfrenta desafios como turmas numerosas, mas a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em ambientes presenciais educativos, conhecida como Ensino Híbrido, pode superar essas dificuldades.

  • Certo
  • Errado

Ao longo do século XX, emergiram inúmeros modelos de gestão, que são aplicáveis às situações atuais e que proporcionam aos gerentes um amplo leque de escolhas administrativas.
Em uma universidade, optou-se pelo modelo de sistemas abertos, que favorece a

  • A direção, a clareza de objetivos, a produtividade e a realização
  • B documentação, a administração de informações, a estabilidade e o controle
  • C adaptação política, a resolução criativa de problemas, a inovação e o gerenciamento da mudança
  • D coesão, o compromisso, o moral, a motivação, a participação e o envolvimento
  • E exigência de controle, a ênfase na previsibilidade do comportamento, a defesa mútua da organização e a confiança nas regras

A respeito do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI), é INCORRETO afirmar que:

  • A É o instrumento orientador para que o professor da sala de recursos multifuncionais possa realizar seu trabalho com o estudante, de forma a suplementar ou complementar o processo de aprendizagem.
  • B É elaborado de forma exclusiva pelo professor responsável pelo AEE da escola.
  • C PDI e currículo personalizado não são os mesmos documentos, porém devem estar conectados.
  • D No PDI, devem constar a identificação das habilidades e das necessidades específicas do aluno.
  • E Orientará a forma de avaliação do aluno na sala de aula regular.