Questões de Dircurso, Retórica e Argumentação (Relações Públicas)

Limpar Busca

À luz do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, julgue o item subsequente, relativo à situação hipotética apresentada.


Otávio, como relações-públicas, é impedido de realizar lobby, mesmo que obedeça às normas quanto ao exercício do lobby emanadas pelo Congresso Nacional.

  • Certo
  • Errado

Considerando-se os princípios que norteiam a coordenação da comunicação (planejar, organizar, dirigir e controlar), analise as alternativas abaixo: I. Planejar é determinar antecipadamente o que se deve fazer e organizar é criar metodologia para que os objetivos sejam atingidos. II. Organizar é congregar diversos recursos e dirigir é adotar decisões corretas, procurando converter o que foi organizado em resultados concretos. III. Planejar é também definir o que fazer e como os objetivos devem ser atingidos e controlar é acompanhar a execução do plano. IV. Dirigir é corrigir os erros e desvios observados e organizar é congregar fatores necessários. A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as alternativas:

  • A I e III estão corretas.
  • B I e IV estão corretas.
  • C II e III estão corretas.
  • D III e IV estão corretas.

Todas as alternativas apresentam os objetivos da área de Relações Públicas Internas,EXCETO:

  • A Planejar e coordenar eventos institucionais internos.
  • B Planejar formas e meios que estimulem o encaminhamento de idéias, sugestões e contribuições da comunidade.
  • C Realizar pesquisas sistemáticas de clima organizacional, com a finalidade de reduzir os níveis de expectativa, anseios e necessidades da comunidade interna.
  • D Planejar e coordenar formas de integração interna, com a finalidade de propiciar climas saudáveis ao bom desempenho das atividades funcionais.

As Relações Públicas pelo fato de trabalharem com grande variedade de público usam comunicação dirigida para cada um deles. Assim sendo, é INCORRETO afirmar que a comunicação:

  • A dirigida está presente na correspondência, mala direta, publicações.
  • B oral é feita por discursos, telefones, reuniões dialogais.
  • C dirigida aproximativa é aquela cujos funcionários da empresa utilizam como estratégia para se relacionarem com a direção
  • D A comunicação dirigida auxiliar é aquela que utiliza recursos, tais como vídeos institucionais, produtos da empresa, projeções, para divulgar a empresa.