Questões de Direção de Arte (Publicidade e Propaganda)

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Ela é atribuída a um dos fotógrafos e diretor de arte mais polêmico, irreverente e provocador da história da fotografia. Ele realizou durante anos as campanhas da Benetton.


Seu nome é 

  • A Richard Avedon.
  • B Mário Testino.
  • C David Lachapelle.
  • D Terry Richardson.
  • E Oliviero Toscani.

Considere o texto a seguir, que aborda a questão do processo de criação.

O trabalho de criação consiste, primeiramente, em achar uma ideia que sirva de tema ou diretriz – o que dizer. Em seguida saber como apresentar o tema – como dizer – e determinar através de que gênero de veículos ela pode ser levada, mais rápida e vantajosamente, ao conhecimento do grupo consumidor visado.
SANT’ANNA, A.; ROCHA JUNIOR, I; GARCIA L.E.D. Propaganda: Teoria, técnica e prática, São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 147.

Para se achar a ideia, ou o que dizer, a que o parágrafo acima se refere, existem alguns métodos que auxiliam na geração de alternativas. Um exemplo é o método de livre associação, chamado brainstorm.
Esse método auxilia no processo de criação de uma campanha publicitária por possibilitar a(o)

  • A procura, de forma individual, da melhor ideia.
  • B busca de soluções, por meio da interação humana e da multidisciplinaridade.
  • C geração de uma grande quantidade de opções para serem analisadas.
  • D consideração detalhada de cada ideia gerada na etapa inicial.
  • E desenvolvimento de um esquema visual simplificado das ideias.

O design gráfico fornece diferentes técnicas e conceitos para a construção de mensagens visuais eficientes, e a junção desse repertório com a criatividade do discurso publicitário permite a elaboração de momentos decisivos na relação das marcas com os consumidores. Tecnicamente, a repetição de códigos se faz importante em comunicações não pontuais ou únicas, quando a conversa entre marca e consumidor se desdobra no tempo, por mais de um “encontro”.
Para que uma campanha seja reconhecida, ela deve

  • A estabelecer um limite aos detalhes gráficos empregados.
  • B uniformizar os canais de mídia on-line ou off-line.
  • C unificar os formatos das peças de uma campanha.
  • D forçar o uso de cores de aspecto psicológico positivo.
  • E manter alguma unidade na construção dos anúncios.

No processo de criação publicitária, exigem-se do profissional alguns requisitos básicos e capacidades, para que ele desenvolva determinados tipos de raciocínio e percepção diante do produto ou serviço em questão. A partir dessa abordagem, assinale a opção correta.

  • A Ética, percepção, empatia, determinação e direcionamento pessoal são quesitos que contribuem significativamente para a criação de produtos ou campanhas.
  • B A ideia de tentar surpreender em um anúncio é algo ultrapassado; atualmente, a surpresa é um ingrediente pouco usado pela propaganda.
  • C Seleção das mensagens, escolha dos veículos e intensidade da campanha são definidas de acordo com o público-alvo e independem de estratégia.
  • D Devido à estreita relação entre os quatro pês (4Ps), é correto afirmar que uma boa campanha de propaganda não pode ser prejudicada por uma distribuição ruim do produto ou por seu preço inadequado.
  • E Diferenciação é a ideia de que a campanha ou peça publicitária precisa acompanhar o referencial criativo das marcas concorrentes, promovendo assim uma fusão das mensagens dos produtos, que termina sendo benéfica ao consumidor.

Ao final de uma campanha, os resultados devem ser avaliados por toda a equipe envolvida. No caso do setor de mídia, algumas das variáveis avaliadas se referem à correlação entre frequência, cobertura e audiência.

A cobertura diz respeito ao(à)

  • A percentual de pessoas expostas, pelo menos uma vez, à mensagem da campanha.
  • B número de vezes que determinada pessoa pode vir a receber a mensagem.
  • C intensidade de consumo dos veículos de comunicação pelo público específico.
  • D intensidade de cobertura e às estratégias de utilização dos meios por mercado.
  • E relação custo-benefício proporcionada pelos veículos de comunicação.