A criação de campanhas publicitárias multiplataforma é um processo que envolve conhecimentos e profissionais de diferentes áreas. Além do redator e diretor de arte, responsáveis pela criação dos materiais, a função do produtor gráfico é fundamental para que as ações comunicacionais criadas e aprovadas pelo cliente se materializem de maneira satisfatória, no caso de peças impressas. Ao arte-finalista cabe cuidar das peças, para que sejam atendidos todos os requisitos estéticos e técnicos antes de serem encaminhadas para a produção. No caso de peças que contêm fotos, o diálogo com o fotógrafo e/ou com o profissional de edição é também necessário, uma vez que esse tipo de imagem tem características técnicas específicas a serem observadas, a depender do tipo de peça prevista no planejamento e da mídia em que será veiculada.
Acerca da produção gráfica de peças publicitárias, assinale a opção correta.
-
A As decisões sobre tipografia e diagramação de uma peça impressa cabem ao produtor gráfico.
-
B O diretor de arte é responsável pelas etapas de impressão e acabamento, no processo de produção gráfica.
-
C O produtor gráfico é responsável por avaliar a viabilidade técnica, estética e financeira do material gráfico, bem como recomendar materiais, sistemas de impressão e fornecedores mais adequados a cada projeto.
-
D As fotografias coloridas, no sistema offset, somente podem ser reproduzidas usando-se retículas e, por isso, ao finalizar uma foto para encaminhar à agência, o fotógrafo deve realizar a separação de cores.
-
E O diretor de arte deve conhecer os diferentes sistemas de impressão, tais como offset, serigrafia, rotogravura, flexografia e impressão digital, visto que ele deverá acompanhar a produção dos materiais junto ao fornecedor gráfico.