Questões de Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade no ECA (Direito da Criança e do Adolescente)

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A Lei nº 13.010/2014 afirma que toda e qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes que recorrerem a castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou outro pretexto serão responsabilizadas sem prejuízo de outras sanções cabíveis, com medidas conforme a gravidade do caso. Sem prejuízo de outras providências legais, a aplicação das medidas é de responsabilidade

  • A da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.
  • B do Ministério Público.
  • C do Conselho Tutelar.
  • D da Vara da Criança e da Juventude.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):


A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas ____________________________ e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

  • A Autônomas
  • B Incompletas
  • C Independentes
  • D Em processo de aprendizagem
  • E Em processo de desenvolvimento
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, NÃO se configura um dos direitos fundamentais da Criança e do Adolescente: 
  • A Direito à Vida e a Saúde.
  • B Direito à Liberdade, ao Respeito e a Dignidade.
  • C Direito à Convivência Familiar e Comunitária.
  • D Direito à Liberdade Assistida.
  • E Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer.

Nos termos da Lei nº 8.069/1990 e da jurisprudência do STJ, julgue o item a seguir.


É constitucional a legislação estadual que proíbe toda e qualquer atividade de comunicação comercial dirigida às crianças nos estabelecimentos de educação básica.

  • Certo
  • Errado

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei N.º 8.069/1990 – Art. 4º), “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária” (BRASIL, 1990). Sendo assim, a garantia de prioridade compreende

  • A paridade na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
  • B precedência de atendimento nos serviços públicos ou nos de relevância pública.
  • C primazia de receber proteção e socorro, quando não presenciar idosos em situação de vulnerabilidade.
  • D destinação padronizada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude com relação às demais áreas.