Questões de Direitos Autorais em Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Propriedade Intelectual é o conceito relacionado à proteção legal e ao reconhecimento de autoria de obra de produção intelectual. Segundo a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), o conceito se divide em duas categorias, que são elas:

  • A Propriedade Comercial e Direitos Conexos
  • B Propriedade de Marca e Patente
  • C Propriedade Industrial e Direitos Autorais
  • D Propriedade Individual e Desenho Industrial

De acordo com a Lei 9.610/98, sobre a coautoria, é CORRETO afirmar:

  • A é coautor aquele que auxiliou o autor na produção da obra literária, artística ou científica, revendo-a.
  • B dirigir a edição de uma obra literária, artística ou científica, configura-se em autoria da mesma.
  • C aquele que atualiza uma produção de obra literária, artística ou científica, é considerado um coautor.
  • D fiscalizar também é um fator considerado na determinação de coautoria.
  • E é atribuída àqueles em cujo nome, pseudônimo ou sinal convencional for utilizada.

Na elaboração de uma reportagem de TV, não podemos usar imagens

  • A de arquivo da emissora.
  • B captadas pelo repórter cinematográfico da emissora.
  • C do YouTube sem dar crédito.
  • D das agências de notícias com as quais a emissora tem acordo.
  • E cedidas à emissora por telespectadores.

Analise o seguinte trecho, adaptado do livro “Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável”, de Henry Jenkins (2014). “Refere-se ao potencial técnico e cultural de os públicos compartilharem conteúdos por motivos próprios, com ou sem a permissão dos detentores dos direitos autorais. Quando um material é compartilhado, ele é refeito, seja literalmente, através de edição, por exemplo; ou figurativamente, pela sua inserção nas conversas em andamento, em diversas plataformas. O público que compartilha algo quer, na verdade, comunicar algo a seu próprio respeito”. Essa é a definição de Jenkins para o conceito de:

  • A Aderência.
  • B Propagabilidade.
  • C Web 2.0.
  • D Jornalismo online.
  • E Fandom.

Considerando a Lei N° 9610, de 19 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre direitos autorais, assinale a alternativa incorreta.

  • A Empresas de televisão e rádio são obrigadas a disponibilizar a todos os interessados os contratos que autorizam a execução pública de obras musicais.
  • B O autor de uma obra musical não pode alterar a substância dessa obra sem autorização do empresário que o representa.
  • C Em cada cópia de uma obra audiovisual, é obrigatório o crédito aos dubladores.
  • D Todo contrato de produção audiovisual deve estabelecer tempo, lugar e forma de pagamento aos autores de obras musicais reproduzidas.
  • E Canções utilizadas em programas jornalísticos não precisam ser remuneradas pelas emissoras de TV.