Questões de Direitos Autorais em Comunicação Social (Jornalismo)

Limpar Busca

Uma das mais célebres agências de fotografia é, certamente, a Magnum Photos Inc. Fundada em 1947 por Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David “Chim” Seymour, permanece de modo indelével na história do fotojornalismo. Vários acontecimentos foram registrados pelas lentes dos reconhecidos fotógrafos que conseguiam conjugar jornalismo e arte.


Com relação à Magnum, é correto afirmar que:

  • A era uma cooperativa de acionários que fazia prevalecer o direito autoral das imagens como propriedade dos fotógrafos e não das publicações nas quais eram veiculadas as fotos;
  • B apenas indivíduos de nacionalidade europeia eram admitidos como fotógrafos, pois havia o receio de que a divulgação de determinadas imagens desestabilizaria o establishment de países da Ásia, África e América Latina;
  • C as telefotos eram transmitidas em média resolução, uma vez que a tecnologia utilizada, até os anos de 1980, não possuía a qualidade necessária para garantir a posterior impressão em jornais e revistas;
  • D na década de 1950, todos os quatro membros fundadores morreram, o que levou o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado a assumir a agência;
  • E o conceito de fotografia como elemento de informação jornalística passou a ser reconhecido a partir do momento em que a agência foi fundada.

Com relação a edição de imagens e autoria, assinale a opção correta.

  • A O veículo que publica assinatura de imagem como divulgação ou cortesia é passível de processo.
  • B Textos e imagens publicados em house organs de assessoria não precisam receber crédito nem constar de expediente.
  • C Textos e imagens enviados aos jornais por assessorias prescindem de identificação, sendo suficiente assinar divulgação ou cortesia.
  • D As redações não precisam dar crédito à autoria de imagens produzidas por assessorias de imprensa.
  • E As redações não precisam dar crédito à autoria de imagens produzidas por assessorias de celebridades.