Questões de Direitos Humanos (Pedagogia)

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Considere as afirmativas a seguir sobre a educação em direitos humanos, diversidade, democracia e cidadania. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

  • A O ensino de cidadania nas escolas é desnecessário, pois os alunos já adquiriram, por meio da família e da sociedade, um entendimento adequado sobre suas responsabilidades sociais e políticas.
  • B A promoção da democracia na educação implica na participação passiva dos estudantes em processos decisórios, o que favorece o desenvolvimento de habilidades de liderança e debate crítico.
  • C A educação para a diversidade deve ser tratada apenas na formação de professores, não sendo relevante para o currículo dos alunos, pois o foco principal deve ser o processo de ensino e aprendizagem.
  • D A prática do diálogo e a construção coletiva de conhecimentos são desnecessárias para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres na sociedade e nas interações sociais.
  • E A educação em direitos humanos tem como objetivo promover o respeito e a valorização da diversidade cultural, étnica e social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Pela primeira vez, a “arte de conviver com a diferença” tornou-se um problema no cotidiano. Esse problema só pôde se materializar em um momento em que as diferenças entre as pessoas deixaram de ser percebidas apenas como fontes temporárias de irritação. Ao contrário do passado, a realidade de viver na estrita proximidade de estranhos parece algo que chegou para ficar; assim, exige que se desenvolvam ou se adquiram habilidades que possibilitem a coexistência diária com modos de vida diferentes dos nossos; uma coexistência, além disso, que se mostrará não apenas sustentável, mas mutuamente benéfica – não apesar das diferenças que nos dividem, mas em função delas. A noção de “direitos humanos”, hoje promovida como substituta da ideia de direitos territorialmente determinados (e, na prática, territorialmente limitados), ou, por assim dizer, “direitos por pertencimento”, é, afinal, e em última análise, o direito à diferença.
(BAUMAN, 2013, p.38.)

Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A A educação tem por finalidade proporcionar condições de entrada e aumento da cidadania, mediante a métodos educativos de sistematização das noções socialmente acumulados pela humanidade, destacando o papel da escola na formação do cidadão, utilizando métodos que ensinem conteúdos historicamente produzidos pela sociedade.
  • B Valorizar a diversidade cultural presente nas escolas é dar voz a todos os alunos, um ambiente educacional multicultural é mais vantajoso tanto para os educandos quanto para os educadores. Assim, no âmbito educacional, deverá haver um diálogo intercultural para que a integração seja plena, de modo a proporcionar um integral acesso à educação.
  • C A promoção da inclusão é um papel relevante para a valorização cultural dos indivíduos, não é um processo simplório, requer do professor, do currículo escolar um olhar atento, sensibilidade e respeito para incluir na prática pedagógica ações que visam abordar temas referentes, a cultura dos estudantes em sala de aula de forma a valorizá-la enquanto legado social.
  • D Diante de padrões culturais e de sua diversidade, as pessoas e os grupos de culturas diferentes têm facilidade de estabelecer um relacionamento em grupos, com capacidade nata de responder e agir, por meio de determinados comportamentos. Ao longo da história é possível constatar que, de um lado, essas relações sempre foram favoráveis; porém, de outro lado, elas não têm contribuído para o desenvolvimento dos diferentes grupos culturais em seus diversos contextos.

Estabeleça a relação correta entre os princípios que pautam as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos e suas respectivas definições.

1. Princípio da laicidade do Estado. 2. Princípio da igualdade de direitos. 3. Princípio do reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades. 4. Princípio da transversalidade, vivência e globalidade.

( ) Orienta a realizar a justiça social, no sentido de dar a cada indivíduo a atenção e a importância que merece, percebendo as necessidades individuais.

( ) Trata da existência da pluralidade de sujeitos e orienta como honrar as diferenças de cada um e construir um ambiente de valores igualitários.

( ) Propõe a liberdade religiosa no contexto educacional, mantendo a imparcialidade da pedagogia ao disseminar os saberes, garantindo a diversidade das crenças.

( ) Levanta a questão da interdisciplinaridade dos direitos humanos na edificação das metodologias para Educação em Direitos Humanos, referindo-se ao envolvimento completo dos atores da educação.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A 1 – 4 – 2 – 3.
  • B 2 – 3 – 1 – 4.
  • C 3 – 1 – 4 – 2.
  • D 4 – 2 – 3 – 1.
  • E 1 – 2 – 3 – 4.

O método de aplicação das ações para a Educação para os Direitos Humanos é o empoderamento. Empoderamento significa que cada cidadão individual e coletivamente deve descobrir, construir e exercer no cotidiano o poder que tem por essa condição de cidadão(ã). É importante que cada grupo, movimento, associação descubra seu poder e o exerça. É uma tarefa educativa fundamental colaborar com a construção do empoderamento dos grupos tradicionalmente marginalizados e excluídos: indígenas, negros, mulheres, jovens, desempregados, analfabetos, sem terra, sem casa, entre outros.

Com base no trecho, é correto afirmar que uma educação em Direitos Humanos, mediante o empoderamento, visa

  • A propiciar o desenvolvimento de sentimentos filantrópicos nos educandos, de modo que eles se engajem na assistência aos mais necessitados.
  • B fomentar uma cultura humanista na comunidade escolar, para incentivar a solidariedade entre os alunos e diminuir as desigualdades socioeconômicas.
  • C desenvolver estratégias de tutela das minorias em ambiente escolar, de modo a conscientizar os alunos a respeito da necessidade de executar reparações históricas.
  • D tornar os sujeitos mais conscientes e comprometidos com a melhoria das próprias condições gerais de vida, mediante um processo de autoconhecimento e autoconfiança.
  • E dignificar os indivíduos e promover a magnanimidade, a prodigalidade e o altruísmo, de modo que cada sujeito enxergue os demais como seus pares.

Sobre as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, analise as afirmativas a seguir.

I. Objetiva formar indivíduos para a convivência, que exerçam os Direitos Humanos como forma de vida.
II. Ignora as desigualdades da sociedade para construir o futuro da educação segundo os valores democráticos.
III. Considera a laicidade do Estado e a sustentabilidade socioambiental como alguns dos seus princípios fundamentais.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.