Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (Pedagogia)

Limpar Busca

A formação docente para o ensino de Libras, segundo o Decreto N. 5626 de 22/12/2005 no Artº 4 deve ser realizado em nível superior, em curso de graduação em Licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua portuguesa como segunda língua para atuar nas:

  • A Séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior.
  • B Séries finais do ensino fundamental, no ensino médio.
  • C Séries iniciais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior.
  • D Séries iniciais do ensino fundamental e no ensino médio.

A respeito da formação docente e sua atuação no AEE, analise as assertivas abaixo:
I. O professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.
II. O profissional de AEE pode atuar em caráter interativo e interdisciplinar nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos, nos centros de atendimento educacional especializado, nos núcleos de acessibilidade das instituições de educação superior, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares, para a oferta dos serviços e recursos de educação especial.
III. A formação deve contemplar conhecimentos de gestão de sistema educacional inclusivo, com o objetivo de desenvolver projetos em parceria com outras áreas, relacionados à acessibilidade arquitetônica, aos atendimentos de saúde, à promoção de ações de assistência social, trabalho e justiça.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Dadas as afirmativas a respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação,
I. Buscam assegurar maior flexibilidade na organização de cursos e carreiras.
II. Buscam pautar-se pela redução da duração da formação no nível de graduação.
III. Buscam reforçar o papel dos cursos de graduação como instrumentos de transmissão de conhecimento e de informações.
verifica-se que está/ão correta/s 

  • A II, apenas. 
  • B III, apenas. 
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas. 
  • E I, II e III.  

A Lei Complementar n° 178/2011, prevê em seu artigo 15, que os profissionais do quadro do Magistério Público Municipal da Estância Balneária de Peruíbe estão sujeitos a distintas jornadas de trabalho, entre as quais está a jornada que “correspondente à prestação de 30 (trinta) horas semanais de trabalho, das quais 20 (vinte) horas de atividades com alunos em sala de aula, 02 (duas) horas de trabalho pedagógico coletivo, 03 (três) horas de trabalho pedagógico em local de livre escolha, 05 (cinco) horas de trabalho pedagógico individual cumpridas na unidade escolar”. Essa jornada é denominada Jornada

  • A Integral de Trabalho Docente, e é aplicada ao professor de Educação Básica I e II e ao Professor Substituto de Educação Básica I e II.
  • B Básica I de Trabalho Docente, e é aplicada ao professor de Educação Básica I e ao Professor Substituto de Educação Básica.
  • C Mínima de Trabalho Docente e é aplicada ao professor de Educação Básica I e Professor Substituto de Educação Básica I.
  • D Parcial I de Trabalho Docente, e é aplicada ao Professor de Educação Básica II, Professor Substituto de Educação Básica I e Professor de Educação Física.
  • E Inicial de Trabalho Docente, e é aplicada ao Professor Substituto de Educação Básica e Professor Substituto de Educação Básica II - Educação Física.

A Lei Complementar n° 177/2011, que institui e normatiza o Estatuto para os integrantes do Magistério Público Municipal da Estância Balneária de Peruíbe, no artigo 121, incisos II e XII, prevê que “os integrantes do quadro do Magistério Público Municipal têm o dever constante de considerar as relevâncias sociais de suas atribuições, mantendo conduta moral e funcional adequada à dignidade profissional, em razão da qual, deverão” entre outras atribuições,

  • A cumprir a carga horária estabelecida para a jornada de trabalho de seu cargo, sendo facultativas as convocações para capacitação e aperfeiçoamento; furtar-se a cumprir as normas infraconstitucionais no que diz respeito aos direitos individuais e coletivos.
  • B empenhar-se no ensino de conteúdos factuais e conceituais para os alunos, incutindo-lhes, o espírito de solidariedade humana, de justiça, de meritocracia e hegemonia, refutando o respeito às autoridades constituídas e o amor à Pátria; ser assíduo e pontual.
  • C abster-se de participar ou integrar o Conselho de Escola e APM; manter a Secretaria Municipal de Educação informada do desenvolvimento do processo educacional, suprimindo suas críticas e atendo-se a apresentar sugestões para a sua melhoria.
  • D cumprir e fazer cumprir os horários e o calendário escolar; manter o espírito de cooperação com a equipe da escola e a comunidade em geral, visando à construção de uma sociedade democrática.
  • E zelar pela integridade do aluno; buscar o seu constante aperfeiçoamento profissional, dentro e fora do seu horário de trabalho, através de participação em cursos, reuniões, seminários, admitindo-se prejuízo de suas atribuições, em prol da melhoria do ensino.