Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (Pedagogia)

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De acordo com a legislação vigente, a Educação Especial, a Educação Básica do Campo, a Educação Escolar Quilombola e a Educação à Distância correspondem as(aos):

  • A Alternativas da educação brasileira.
  • B Níveis da educação brasileira.
  • C Modalidades da educação brasileira.
  • D Componentes curriculares da educação brasileira.
  • E Princípios da educação brasileira.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Educação Básica são normas ________________ para a Educação Básica do Brasil, que orientam o planejamento ______________ das escolas e dos sistemas de ensino. As DCNs foram concebidas e fixadas pelo _____________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A consultivas – curricular – Ministério da Educação
  • B obrigatórias – curricular – Conselho Nacional de Educação
  • C restritivas – econômico – Conselho Nacional de Educação
  • D ilustrativas – orçamentário – Ministério da Educação
  • E orientadoras – curricular – Conselho Estadual de Educação

Assinale a alternativa que corresponde corretamente aos níveis da Educação Básica brasileira.

  • A Educação Infantil (creches e pré-escola), Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio.
  • B Educação Infantil (pré-escola) e Ensino Fundamental (anos iniciais, anos finais e Ensino Médio).
  • C Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio.
  • D Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais).
  • E Ensino Fundamental (anos iniciais, anos finais e Ensino Médio).

Em relação ao currículo da Educação Básica, analise as assertivas a seguir:

I. Cada sistema de ensino e cada estabelecimento escolar constrói seu currículo a partir das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
II. Os currículos devem abranger, compulsoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
III. O ensino da Arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da Educação Básica.
IV. A Educação Física é um componente obrigatório do currículo da Educação Básica, sendo facultativa em alguns casos, como para maiores de 40 anos ou trabalhadores que cumpram jornadas laborais iguais ou maiores que seis horas diárias.
V. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.


Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I e IV.
  • B Apenas II e III.
  • C Apenas III e V.
  • D Apenas I, II e III.
  • E Apenas II, III e V.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, estabelecem no art. 9º que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que

  • A possibilitem situações de aprendizagem que desenvolvam competências capazes de nomear e representar graficamente partes do corpo humano e explicar suas funções.
  • B incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
  • C possibilitem a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
  • D assegurem o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.