Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (Pedagogia)

Limpar Busca

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental de 9 (nove) Anos (Resolução CNE/CEB n. 7/2010) concebe como centro do planejamento escolar:

  • A os objetivos.
  • B o aluno.
  • C o conteúdo.
  • D o currículo.

A respeito da transposição didática, processo que compõe o currículo para o ensino fundamental, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a afirmativa correta.

  • A Transmite diretamente os conhecimentos científicos em construção para os alunos.
  • B Usa diversas modalidades de exposição dos conhecimentos curriculares.
  • C Organiza os conteúdos acadêmicos de modo a torná-los passíveis de serem ensinados.
  • D Estabelece um repertório variado de formas de avaliação do desempenho dos alunos.
  • E Assegura que o professor tenha total liberdade na definição dos conteúdos abordados.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é fundamental:

  • A Iniciar a alfabetização formal já na educação infantil.
  • B Promover a participação ativa das famílias na educação das crianças.
  • C Garantir que todos os brinquedos sejam padronizados.
  • D Reduzir o tempo de brincadeira para aumentar o tempo de atividades dirigidas.

Sobre a organização da Educação Básica, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as seguintes assertivas:

I. Cabe a cada instituição de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.
II. O ensino da arte é componente curricular facultativo na Educação Básica.
III. O controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Sobre a organização curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica enfatizam que:

I. A organização do tempo curricular deve ser construída de forma homogênea e uniforme, tendo como bases e limites as aulas das diversas disciplinas.
II. A ampliação e a diversificação dos tempos e espaços curriculares pressupõem profissionais da educação dispostos a reinventar e construir a escola, em uma responsabilidade compartilhada com os demais agentes: família, Estado e sociedade.
III. A organização curricular precisa acolher diferentes saberes e diferentes manifestações culturais.

Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.