Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (Pedagogia)

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No Brasil, a educação em direitos humanos vem se desenvolvendo e ampliando suas ações desde o final dos anos 80, a partir das seguintes tarefas:

I. A partir dos anos de 1990, o governo federal assumiu um protagonismo importante neste campo e a formulação de políticas públicas se foi ampliando.
II. Num primeiro momento, as principais atividades desenvolvidas foram promovidas pelas organizações não governamentais e tiveram como preocupação central, no contexto da (re)democratização do país, a afirmação dos direitos civis e políticos e a construção de uma cidadania democrática, ativa e participativa.
III. Políticas de ação afirmativa, escola inclusiva, introdução da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nos currículos escolares, educação quilombola, educação no campo, educação intercultural indígena, elaboração de materiais pedagógicos para o enfrentamento da homofobia, do sexismo, do racismo no ambiente escolar, entre outros, são alguns exemplos do desenvolvimento desta perspectiva.

Está correto o que se afirma em

  • A I e III, somente.
  • B I e II, somente.
  • C III, somente.
  • D II, somente.
  • E I, II e III.

De acordo com a legislação vigente, a Educação Especial, a Educação Básica do Campo, a Educação Escolar Quilombola e a Educação à Distância correspondem as(aos):

  • A Alternativas da educação brasileira.
  • B Níveis da educação brasileira.
  • C Modalidades da educação brasileira.
  • D Componentes curriculares da educação brasileira.
  • E Princípios da educação brasileira.

A Educação Escolar Quilombola na Educação Básica deve ser ofertada por estabelecimentos de ensino

  • A de todo o país, integrando a grade curricular da educação básica por meio do componente curricular específico denominado: ensino de história e cultura africana e afrobrasileira.
  • B públicos, obrigatoriamente. Às entidades confessionais, filantrópicas e com fins lucrativos tal ensino é facultativo.
  • C com mais de 70% de alunos negros e/ou indígenas matriculados.
  • D localizados em comunidades reconhecidas pelos órgãos públicos responsáveis como quilombolas, rurais e urbanas, bem como por estabelecimentos de ensino próximos a essas comunidades e que recebem parte significativa dos estudantes oriundos dos territórios quilombolas.

Julgue o item que se segue.

As escolas quilombolas frequentemente operam com uma abordagem de governança participativa, na qual os membros das comunidades quilombolas têm voz ativa nas decisões relacionadas à educação. Isso não apenas promove um senso de responsabilidade e pertencimento entre os membros da comunidade, mas também permite que eles moldem a direção e as prioridades da educação local de acordo com suas necessidades e aspirações específicas, fortalecendo assim o tecido social e promovendo o empoderamento comunitário.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item que se segue.

A problemática relacionada à educação quilombola foi abordada de maneira holística, considerando-se não apenas questões educacionais, mas também socioeconômicas e culturais, resultando na implementação de legislação complementar abrangente. Essa legislação, além de regulamentar a educação quilombola, garantiu a inclusão de políticas específicas de reparação e desenvolvimento para essas comunidades, proporcionando-lhes autonomia educacional e preservação cultural, sem a necessidade de intervenção governamental contínua.

  • Certo
  • Errado