Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Pedagogia)

Limpar Busca

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio buscam desenvolver uma compreensão do jovem, isto é, do sujeito ao qual se destina essa etapa do processo educacional.
Assinale a opção que descreve a concepção de juventude que guia aquele documento.

  • A Um estágio de experimentação livre possibilitada pela ausência de responsabilidades.
  • B Um campo de experiências marcado por variados fatores sociais e culturais.
  • C Um sujeito que é livre das determinações que definem seu meio social específico.
  • D Um momento de transição para a vida adulta em que o sujeito ainda não se constituiu.
  • E Um período do desenvolvimento biológico caracterizado por certos efeitos psicológicos.

Leia o texto a seguir.

No processo de internalização e sistematização do conhecimento, o estudante alcança uma elaboração na qual se apropria de uma determinada regularidade científica, pois "adquire uma relação especial com o objeto, que lhe permite refletir sobre ele. O aluno começa a perceber, compreender e explicar que há propriedades comuns e regulares nos objetos. Ele dá́ um salto qualitativo quando estabelece as regularidades dos objetos."

Soares, et. al. Metodologia do ensino da educação física. Cortez, São Paulo, 1992, p. 24. [Adaptado].


Essa fase faz referência à fase do processo de escolarização denominado

  • A ensino médio.
  • B ensino especial.
  • C ensino fundamental I.
  • D ensino fundamental II.
  • E educação de jovens e adultos.

Observe o fragmento a seguir:
“Teóricos como Dewey (1950), Freire (2009), Rogers (1973), Novak (1999), entre outros, enfatizam, há muito tempo, a importância de superar a educação bancária, tradicional e focar a aprendizagem no aluno, envolvendo-o, motivando-o e dialogando com ele.”


 VALENTE, J. A. Comunicação e a Educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, Vol. 1, n. 1, 2014, pp. 141- 166.


Por isso, de acordo com o Art. 35. da Lei 9.394/96, o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidade:

  • A A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino básico, possibilitando o prosseguimento de estudos.
  • B A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo com flexibilidade as árduas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
  • C O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação histórico-cultural e o desenvolvimento da autonomia intelectual.
  • D A possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade.
  • E A compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, são apresentadas, como pressupostos e fundamentos para a oferta de um ensino médio de qualidade social, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, as dimensões da formação humana que devem ser consideradas de maneira integrada na organização curricular dos diversos cursos e programas educativos. São dimensões da formação humana:

  • A sociologia, psicologia, pedagogia e antropologia.
  • B trabalho, ciência, tecnologia e cultura.
  • C cognitiva, psicológica, ambientaal e pedagógica.
  • D trabalho, interdisciplinaridade, contextualização e cultura.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, pode-se encontrar, na parte dedicada à filosofia, sugestões de organização de eixos temáticos para essa disciplina. Divididos em três partes, esses eixos temáticos são:

  • A Teorias da democracia, teorias éticas e teorias estéticas. 
  • B História da filosofia, problemas de filosofia e o mundo sob o olhar filosófico.
  • C História da filosofia antiga, história da filosofia medieval e história da filosofia moderna.
  • D Relações de poder e democracia, a construção do sujeito moral e o que é filosofia.
  • E Problemas de filosofia antiga, problemas de filosofia medieval e problemas de filosofia moderna.