Questões de Documentação (Biblioteconomia)

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Conforme Ortega (2004), “Na virada do século [XIX para o século XX], Otlet e La Fontaine sistematizaram a Documentação, cunhando este termo para significar, de forma mais ampla, aquilo antes denominado Bibliografia.”
A partir disso, assinale a alternativa que descreve a denominação de Documentação, conforme Paul Otlet:

  • A É um substantivo que descreve a ação de documentar fatos, ideias ou ações por meio de documentos e ordenados segundo uma classificação ou um plano determinado.
  • B É um verbo que propõe a ação de organizar em bibliografias um conjunto de documentos.
  • C É um adjetivo que simboliza um qualificativo dada a forma de organizar determinados documentos.
  • D É um conjunto de documentos que são registrados, apenas, em bibliotecas.
  • E É a palavra que representa os anseios de um grupo de bibliotecários especializados.

Julgue o item que se segue.


Para que as ideias de um autor sejam transformadas em um produto consumível para os leitores, seguem-se algumas etapas fundamentais, que podem variar conforme o procedimento adotado por cada editora. Em linhas gerais, essas etapas incluem a coleta dos chamados "originais", ou seja, os manuscritos ou textos originais do autor; a revisão para correção de aspectos gramaticais, ortográficos e de normalização; a diagramação, momento em que são determinados o layout do conteúdo, elementos gráficos, divisão de capítulos, entre outros; a aprovação/revisão final; e, por fim, a impressão. 

  • Certo
  • Errado

Em relação à biblioteconomia e à documentologia, julgue o item.



A principal função dos serviços de documentação é produzir documentos secundários, derivados dos documentos primários, os quais, via de regra, não criam, mas que, algumas vezes, conservam. Entre estes pode‑se citar: traduções, resumos, boletins de documentação, fichários, catálogos, bibliografias, pastas de arquivos, fotografias, microfilmes, seleções, revisões da literatura, enciclopédias, guias de orientação.

  • Certo
  • Errado
São objetivos e benefícios da avaliação documental, EXCETO: 
  • A Identificar os valores imediatos e mediatos dos documentos;
  • B Definir os prazos de guarda e a destinação dos documentos;
  • C Elaborar a Tabela de Temporalidade de Documentos;
  • D Dar visibilidade e preservar os documentos de guarda provisória;
  • E Definir a eliminação criteriosa de documentos;
São competências gerais de um Centro de Documentação, EXCETO: 
  • A Reunir, custodiar e preservar documentos de valor permanente e referências documentais úteis ao ensino e à pesquisa em sua área de especialização;
  • B Produzir, elaborar, distribuir obras literárias;
  • C Estabelecer uma política de preservação de seu acervo;
  • D Disponibilizar seu acervo e as referências coletadas aos usuários definidos como seu público;
  • E Divulgar seu acervo, suas referências e seus serviços ao público especializado;