Questões de Documentação de Auditoria na Gestão Pública (Papéis de Trabalho) (Auditoria Governamental)

Limpar Busca

Em sua atuação nos trabalhos de auditoria, um auditor deve adotar procedimentos adequados quanto à elaboração, integridade e guarda dos papéis de trabalho, que constituem a documentação de auditoria.

À luz das normas brasileiras de auditoria, esses documentos:

  • A devem ser custodiados pelo prazo máximo de cinco anos;
  • B são elaborados exclusivamente pelo auditor responsável;
  • C podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade;
  • D são de propriedade compartilhada entre auditor e entidade auditada;
  • E podem ser disponibilizados a terceiros após o prazo de confidencialidade.

Nos trabalhos de auditoria interna, o processo de obtenção e avaliação das informações inclui a avaliação da efetividade das informações obtidas.

À luz da NBC TI 01 – Da Auditoria Interna, tais informações constituem as evidências que fundamentam os resultados do trabalho e, entre outras características, devem ser relevantes, ou seja:

  • A auxiliar a entidade a atingir suas metas para um determinado período;
  • B dar suporte às conclusões e às recomendações da auditoria interna;
  • C estar disponíveis de forma a não afetar sua capacidade de ser útil para o trabalho de auditoria;
  • D propiciar a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de auditoria interna;
  • E ser factuais e convincentes, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa compreendê-las.

Analise as afirmações abaixo sobre a documentação da auditoria na administração pública e responda o que se pede.

I- A documentação de auditoria deve incluir uma estratégia de auditoria e um plano de auditoria.
II- A documentação de auditoria deve registrar os procedimentos executados e a evidência obtida e apoiar a comunicação dos resultados da auditoria.
III- A documentação de auditoria deve ser suficientemente detalhada para permitir a um auditor experiente, sem nenhum conhecimento prévio da auditoria, entender a natureza, a época, o escopo e os resultados dos procedimentos executados, a evidência de auditoria obtida para fundamentar as conclusões e recomendações da auditoria, o raciocínio por trás de todas as questões relevantes que exigiram o exercício de julgamento profissional e as respectivas conclusões.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e III apenas.
  • B I e II apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.
  • E I apenas.

A documentação que constitui o suporte de todo o trabalho desenvolvido pelo auditor, contendo o registro de todas as informações utilizadas, das verificações a que procedeu e das conclusões a que chegou, independentemente da forma, do meio físico ou das características, é definida como

  • A evidências de auditoria.
  • B arquivos de auditoria.
  • C papéis de trabalho de auditoria.
  • D assuntos de auditoria.
Em relação aos possíveis papéis de trabalho a serem elaborados ou empregados na auditoria de fornecedores, é relevante o/a:
  • A inventário físico dos bens.
  • B relação de contas vencidas e não pagas.
  • C relatório de itens obsoletos.
  • D extrato de notas de crédito disponível.
  • E mapa de contagem de caixa.