Questões de Documentário (Jornalismo)

Limpar Busca

Leia o texto abaixo sobre a roteirização de documentários.
Grande parte dos roteiros na versão completa utiliza o formato _____. Como o objetivo dos documentários é registrar um evento, e não reconstruí-lo, os roteiros são frequentemente escritos _____ produção em campo. Por essa razão, os roteiros de documentários fornecem orientações para a fase de _____. O roteiro fornece indicações ao editor sobre que trechos de áudio utilizar e qual vídeo selecionar para os segmentos de _____, colocação da voz sobre uma cena. Não faz sentido escrever _____ antes de partir para a gravação do evento. Fazendo isso, você não estará documentando o evento, mas simplesmente buscando detalhes do evento que se ajustem aos seus conceitos preconcebidos”. (ZETTL, 2018, adaptado)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A V/A de uma coluna – durante a – pós-produção – voice-up – uma pauta
  • B V/A de duas colunas – depois da – produção – passagem – a sequência de gravações
  • C A/V de duas colunas – após a – pós-produção – voice-over – um roteiro detalhado
  • D A/V de três colunas – antes da – pré-produção – voice-off – pré-roteiro
  • E A/V de uma coluna – durante a – produção – voice-on – roteiro de pós-produção

Existem vários tipos de formatos de podcast. Os mais comuns são citados a seguir.
O ____________ geralmente é apresentado por duas pessoas. A outra pessoa é chamada de _____________.
Já no __________ é permitido pegar “emprestada” a experiência ou o valor de entretenimento que outras pessoas oferecem.
O _____________ conta com um anfitrião regular e vários convidados, falando sobre um tópico específico.
O ___________ é apresentado por uma pessoa e também é conhecido como __________.
No __________ um narrador conduz uma série de entrevistas e conversas e o resultado é um podcast narrativo.
No __________ há uma mistura entre drama e documentário. Oferece aprendizado e informações de uma forma divertida.
Os termos que completam corretamente as lacunas são, respectivamente:

  • A podcast coapresentado; co-host; podcast entrevista; podcast mesa-redonda; podcast solo; monólogo; podcast documentário e podcast docudrama.
  • B podcast coapresentado; co-host; podcast entrevista; podcast mesa-redonda; podcast solo; monólogo; podcast docudrama e podcast documentário.
  • C podcast coapresentado; co-host; podcast mesa-redonda; podcast entrevista; podcast solo; monólogo; podcast documentário e podcast docudrama.
  • D podcast coapresentado; co-host; podcast mesa-redonda; podcast entrevista; podcast solo; monólogo; podcast docudrama e podcast documentário.

Pensando na atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em termos de comunicação pública, os formatos de podcast adequados para abordar a história da instituição; o dia a dia; e a análise e discussão sobre as comissões parlamentares são, respectivamente:

  • A podcast docudrama, podcast monólogo, podcast entrevista e/ou podcast mesa-redonda.
  • B podcast documentário, podcast monólogo e podcast docudrama.
  • C podcast documentário; podcast coapresentado e/ou podcast entrevista; podcast entrevista e/ou podcast mesa-redonda.
  • D podcast entrevista e/ou podcast mesa redonda, podcast docudrama e podcast monólogo.
“Se o documentário linear tem uma sistematização dos modos de representação elaborados para caracterizar as vozes do discurso imagético, o mundo do documentário interativo tenta sistematizar a lógica interativa. Nesse caso, a participação do espectador-usuário é considerada elemento principal no que tange ao universo da internet. Aston e Gaudenzi (2012) explicam os modos de interação (...). Na tipologia por elas proposta, há quatro diferentes eixos que levam em conta a tecnologia.” (VARGAS, 2017). Tomando como base esse trecho do artigo de Heidy Vargas Silva, assinale a alternativa que não representa um dos eixos do webdocumentário interativo. 
  • A Conversacional
  • B Hipertextual
  • C Reflexivo
  • D Experiencial

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), realizada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 116 milhões de brasileiros estão conectados à internet, o que representa 64,7% de toda a população. A pesquisa afirma, ainda, que o celular permanece como o principal aparelho para acessar a internet no país. Em 2016, o eletrônico era usado por 94,6% dos internautas, enquanto 63,7% usaram computadores; já 16,4% usaram tablets, e apenas 11,3%, televisões.

Esse panorama fez com que os principais grupos de comunicação passassem a investir na distribuição de conteúdo audiovisual

  • A em transmissão ao vivo
  • B em formato DVD
  • C em formato analógico
  • D em séries fechadas
  • E online streaming