Questões de Durkheim (Pedagogia)

Limpar Busca

Com base na comparação entre Piaget e Durkheim sobre a moralidade, considere as seguintes proposições:
I.Ambos, Piaget e Durkheim, concordam que a moral é um fato social e requer uma consciência coletiva para a elaboração e respeito às regras morais.
II.Piaget vê a sociedade como um "ser" coletivo, assim como Durkheim.
É CORRETO o que se afirma em:

  • A As proposições I e II estão corretas.
  • B Apenas a proposição II está correta.
  • C As proposições I e II estão incorretas.
  • D Apenas a proposição I está correta.

De acordo com Luckesi, no que se refere à avaliação, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A O ato de avaliar implica dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir.
  • B O processo de diagnosticar se constitui de uma constatação e de uma qualificação do objeto da avaliação.
  • C O ato de avaliar, devido a estar a serviço da obtenção do melhor resultado possível, antes de mais nada, implica a disposição de acolher.
  • D Avaliar é reunir e aplicar o maior número de instrumentos classificatórios e eliminatórios a fim de determinar a evolução do aluno apenas de forma somativa.
  • E Avaliar um educando implica, antes de mais nada, acolhê-lo no seu ser e no seu modo de ser, como está, para, a partir daí, decidir o que fazer.

Para Libâneo, a avaliação é um componente do processo de ensino que envolve a verificação e a qualificação dos resultados obtidos e o objetivo final desse processo é exclusivamente determinar quais alunos irão progredir de ano.

  • Certo
  • Errado

Sobre o processo de alfabetização, analise a sentença abaixo:

“Defende a ideia de que antes mesmo de iniciar o processo de alfabetização tal qual nós conhecemos, as crianças já trazem consigo algum conhecimento que vai sendo construído desde o momento em que nascem, por isso elas são capazes de interpretar o ensino que recebem, transformando a escrita convencional dos adultos, produzindo assim uma escrita diferente. Para isso as crianças devem percorrer para compreender as características, o valor e a função da escrita, desde que esta se constitua no objeto da sua atenção”.

As características acima definem a teoria defendida pelo(a) autor(a):

  • A David Émile Durkheim.
  • B Dermeval Saviani.
  • C Elinor Goldschimied.
  • D Emília Ferreiro.
  • E Paulo Freire.

São diversas as teorias e correntes pedagógicas que abordam o processo de ensino-aprendizagem na Didática. Para José Carlos Libâneo, considerado uma das maiores referências nesse campo de estudo, existem dois tipos de abordagens do processo de ensino-aprendizagem: Pedagogias Progressista e Liberal. Diante disso, assinale a opção que define corretamente as abordagens progressista e liberal de ensino-aprendizagem.

  • A Pedagogia progressista (conservadora; renovada progressista; renovada não diretiva); Pedagogia liberal (libertadora; libertária; de conteúdos).
  • B Pedagogia progressista (libertadora; libertária; de conteúdos); Pedagogia liberal (conservadora; renovada progressista; renovada não diretiva).
  • C Pedagogia progressista (libertadora; libertária; de conteúdos); Pedagogia liberal (tradicional; seletiva; meritocrática).
  • D Pedagogia progressista (conservadora; tradicional; de conteúdos); Pedagogia liberal (conservadora; renovada progressista; renovada não diretiva).