Questões de EaD - Ensino ou Educação a distância (Sistemas de Informação)

Limpar Busca

Considere as afirmativas relacionadas a Ambientes Virtuais de Aprendizagem apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)O Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma plataforma online utilizada para fins educacionais.

(__)O Moodle é um exemplo de Ambiente Virtual de Aprendizagem de código aberto e livre de licenciamento.

(__)Ambientes Virtuais de Aprendizagem oferecem recursos de aulas em vídeo, chat, fóruns, bibliotecas virtuais, entre outros.

(__)O ChatGPT também pode ser considerado um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nele, é possível criar e publicar conteúdos de texto, áudio e vídeo, utilizando-se das ferramentas de Inteligência Artificial para geração automática de conteúdo.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A V - F - V - F.
  • B V - F - F - V.
  • C F - F - V - V.
  • D F - V - F - V.
  • E V - V - V - F.

O Moodle é um sistema que reúne as ferramentas necessárias à comunicação virtual entre professores, tutores e alunos em um contexto de Educação a Distância. Nesse sentido, o Moodle é classificado como um

  • A Ambiente de Desenvolvimento Integrado.
  • B Sistema Integrado de Gestão Acadêmica.
  • C Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • D Sistema de Webconferências.

São várias as ferramentas para Educação a Distância (EaD) e muitas as discussões sobre o objetivo de cada uma delas. Outrossim, elas possuem papéis que se complementam visando à efetividade dessa modalidade de ensino. Duas categorias de ferramentas para EaD são ‘sala de bate-papo’ e ‘fórum’. Ao comparar tais ferramentas entre si, uma característica própria às salas de bate-papo é que

  • A as comunicações são síncronas, com conversas e discussões em tempo real.
  • B as discussões tendem a ocorrer em ritmo mais lento, pois nem todos os participantes estão sempre online.
  • C a conversa e a discussão é possível aos usuários ausentes à sala e não logados na ferramenta.
  • D a participação necessariamente assíncrona promove a moderação para garantir o foco das discussões.

A Educação a Distância (EaD) tem sido regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), tal como o Decreto nº 9.057/2017. Trata-se de uma modalidade educacional, já empregada em vários níveis, em que

  • A o projeto didático-pedagógico adotado é necessariamente o mesmo da modalidade presencial, para que a EaD substitua integralmente o ensino 100% presencial, sem prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem, qualquer que seja o nível educacional.
  • B o emprego de tecnologias de informação e comunicação por si próprio já caracteriza a modalidade de EaD, pois determina a possibilidade de comunicação síncrona e assíncrona entre os estudantes e os tutores.
  • C a mediação didático-pedagógica na EaD usualmente ocorre com a utilização de tecnologias de informação e comunicação, pois os estudantes e profissionais da educação usualmente estão em lugares e tempos diversos.
  • D a modalidade EaD deve ter os currículos reduzidos em comparação com os do ensino 100% presencial, visto que os estudantes têm pouco tempo para dedicar-se ao processo de aprendizagem.

Uma atividade do Sistema Moodle para EaD permite que alunos e professores troquem ideias via postagens de comentários como parte de um tópico. Arquivos como imagens e mídia podem ser inseridos na troca de ideias. O professor pode optar por avaliar e/ou classificar as postagens, bem como os alunos podem avaliar as postagens uns dos outros. Essa atividade é denominada de

  • A Chat.  
  • B Fórum. 
  • C Student Assessment.  
  • D Peer Evaluation.