Questões de Ecologia Vegetal (Engenharia Agronômica (Agronomia))

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Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente aos tipos de degradação do solo e da água.

Coluna 1
1. Degradação física.
2. Degradação química.
3. Degradação biológica.
4. Degradação pela mineração.

Coluna 2
( ) É caracterizada por processos como erosão, desertificação e compactação.
( ) A perda gradativa da matéria orgânica do solo é o principal exemplo desse tipo de degradação.
( ) O aumento da atividade de íons hidrogênio e de íons de alumínio são indicadores fundamentais desse tipo de degradação.
( ) Esse tipo de degradação tem a pirita como um exemplo de contaminante, quando exposta ao ambiente.
( ) A redução na produtividade das culturas relacionada à compactação do solo é um reflexo desse tipo de degradação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 4 – 1 – 1 – 3 – 2.
  • B 1 – 1 – 3 – 2 – 4.
  • C 1 – 3 – 2 – 4 – 1.
  • D 3 – 2 – 4 – 1 – 1.
  • E 2 – 4 – 1 – 1 – 3.

Espécies invasoras consistem em ameaça à conservação da biodiversidade em unidades de conservação. Espécies de plantas invasoras podem excluir competitivamente plantas nativas, impedir os processos de sucessão ecológica e alterar o funcionamento dos ecossistemas. A presença e o impacto causado por espécies invasoras em áreas protegidas são notórios e os esforços de controle ainda são limitados. Diante disso, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga - CBC propôs um projeto para testar técnicas de controle de gramíneas invasoras e ao mesmo tempo sensibilizar a comunidade do entorno das UCs sobre o tema. Para tanto, foram delimitadas parcelas seguindo um desenho experimental para a aplicação de tratamentos de controle de invasoras e facilitação de espécies nativas, e nestas parcelas foram tomadas medidas de cobertura do solo e riqueza de espécies. Durante o primeiro ano do projeto foram realizadas atividades de controle de gramíneas exóticas invasoras, colheita de sementes e plantio de sementes de espécies nativas do Cerrado bem como atividades de Educação Ambiental e incentivo ao programa de voluntários nas duas UCs. Para a coleta de sementes, foram escolhidas espécies de diversas formas de vida e fisionomias savânicas, sendo prioritariamente espécies abundantes e com pelo menos uma das seguintes características: boa germinação e estabelecimento inicial, rápido crescimento em altura e formação de dossel ou cobertura do solo. Para o plantio, foram testadas duas técnicas: (i) plantio em linha e (ii) plantio a lanço em terra arada.


Indique a vantagem do plantio a lanço em terra arada no caso do projeto de pesquisa apresentado:

  • A tem a vantagem de demandar menos mão-de-obra para execução, permitindo a expansão para extensas áreas;
  • B tem a vantagem de permitir a manutenção do controle mecânico das gramíneas invasoras, pela cobertura do solo ao redor da linha de plantio com palhada das próprias gramíneas cortadas nas entrelinhas;
  • C contribui para a manutenção da matéria orgânica, melhorando a qualidade do solo no longo prazo;
  • D aumenta a aeração do solo e elimina plantas daninhas;
  • E facilita a aplicação de fertilizantes.

A polinização de muitas espécies florestais como o eucalipto, são realizadas através do auxílio de insetos e em outras como o pinus, a polinização ocorre por meio do vento. Marque entre as alternativas abaixo, a denominação do tipo de polinização realizada por insetos e pelo vento.

  • A Insetos-mastofilia; vento-autofilia.
  • B Insetos-anemofilia; vento-entomofilia
  • C Insetos-entomofilia; vento-anemofilia.
  • D Insetos-mastofilia; vento-autofilia.