Questões de Economia Aplicada às Relações Públicas (Relações Públicas)

Limpar Busca

Sobre algumas técnicas de pesquisa, analise as afirmativas a seguir.

I. Devido ao tratamento estatístico para amostra de respondentes característica dos grupos focais, os achados obtidos por essa técnica se caracterizam por ser quantitativamente generalizáveis.

II. Na pesquisa etnográfica, é possível combinar outras formas de coleta de dados como observação, entrevista, análise de documentos entre outras possibilidades de acordo com as condições do campo.

III. A entrevista é um método de pesquisa qualitativa, cujo foco é a experiência individual do participante, considerada relevante para se entender a experiência das pessoas em situação semelhante.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
Na análise da opinião pública, especialmente em questões complexas e de natureza multifacetada, assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes métodos de pesquisa é mais desafiador de implementar, mas pode fornecer insights mais profundos e contextuais.
  • A Realizar pesquisas online em massa para obter uma grande quantidade de dados
  • B Conduzir entrevistas individuais com figuras proeminentes na área em questão
  • C Utilizar análise de sentimentos em redes sociais para capturar reações instantâneas
  • D Empregar técnicas de observação direta em ambientes públicos
  • E Realizar grupos focais com participantes representativos da população em estudo
Uma vez estabelecido, um paradigma pode permanecer estável por muitos anos. Mais cedo ou mais tarde, contudo, todos os paradigmas de mercado são redefinidos para acompanhar as mudanças do consenso social, que fundamenta o mercado. Três forças atuam para desgastar qualquer consenso social estabelecido e consolidar um novo consenso e um novo paradigma competitivo: inovação tecnológica; inovação estratégica; e, evolução dos compradores. Sobre essas três forças, é INCORRETO afirmar que:
  • A O fundamento implícito do paradigma é uma tecnologia que determina os fatores econômicos do setor e exerce forte influência, apesar de implícita, no novo paradigma.
  • B Na ausência de inovação tecnológica ou estratégica, não há mudança. Os compradores tanto individuais quanto organizacionais evoluem estimulados por esses dois eixos.
  • C Mudanças tecnológicas criam uma oportunidade, aos participantes existentes e também aos novos, de redefinir o jogo competitivo por meio de uma nova abordagem para solucionar os problemas dos compradores.
  • D A inovação pode ocorrer em qualquer nível. A mais comum talvez seja a inovação incremental. As inovações na arquitetura são raras e geram um impacto maior; a inovação descontínua, por sua vez, talvez a mais associada ao termo inovação, é uma mudança fundamental em um subsistema crucial da tecnologia.
Assinale a alternativa que apresenta qual é a principal vantagem em se investir em mídias alternativas.
  • A É aquela que pretende ser utilizada no planejamento de eventos apenas
  • B É aquela que deve ser utilizadas pelo porta-voz da empresa
  • C É aquela que será utilizada para o planejamento de vendas apenas
  • D É aquela que definirá apenas como será o branding da organização
  • E É aquela que visa relatar quantas vezes um fenômeno ocorre em determinação população, recorrendo a métodos estatísticos e probabilidades
A pesquisa em comunicação é uma arma potente para auxiliar a percepção dos consumidores. A respeito deste assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta
I. Auxiliar no planejamento de marketing. II. Revelar aspectos importantes dos consumidores da empresa. III. Avaliar como está o branding da empresa junto aos consumidores.
  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C Apenas a afirmativa III está correta
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas
  • E Apenas as afirmativas II e III estão corretas