Questões de Edição de Linguagem e Tecnologia Audiovisual (Áudio e Vídeo)

Limpar Busca

As tecnologias de informação e comunicação modificaram de forma irreversível a transmissão e a recepção de programas.
Sobre esse cenário, assinale a afirmativa correta.

  • A A transmissão em broadcast libertou os espectadores dos horários fixos dos programas.
  • B As transmissões por streaming não dão espaço para que os espectadores recuperem programas já transmitidos.
  • C Broadcasting e streaming não têm relação com rádio, só com televisão.
  • D As transmissões por streaming permitem que os espectadores vejam e ouçam programas na hora que lhes for mais conveniente.
  • E O podcast é necessariamente uma transmissão em broadcast.

A edição de vídeos compreende diversas etapas, cada uma com os respectivos procedimentos técnicos específicos, para organização sequencial do material filmado, sendo criada uma obra audiovisual. A masterização é uma das etapas mais importantes, pois tem consequências diretas na distribuição de um vídeo.
Para executar a masterização da obra audiovisual, os editores devem

  • A ajustar contraste, brilho e cor das imagens, editar a trilha sonora e fazer a mixagem de som.
  • B ajustar níveis de áudio, adicionar e revisar elementos textuais, codificar o vídeo para o formato desejado.
  • C definir as transições de imagem, os enquadramentos e as marcações de luz para a edição off-line e a copiagem.
  • D definir enquadramentos e trilha sonora, fazer a telecinagem, a pós-produção e a autoração.
  • E fazer a renderização dos cortes, as fusões, as fades e outras transições de imagem, adicionar e revisar elementos textuais para indexar o vídeo.

Um professor solicitou a edição de um vídeo para ser apresentado durante uma palestra a ser ministrada remotamente. A escolha de codificadores de áudio e vídeo (codecs), adequados para a produção de conteúdo para a internet, é muito importante para o sucesso da iniciativa.

Nesse sentido, as opções de codecs de vídeo que poderão ser utilizadas são: 

  • A LDAC, HEVC, AV1
  • B H.264, AV1, AAC
  • C H.264, HEVC, VP9
  • D Opus, VP9, H.264
  • E VP9, ALAC, HEVC

De acordo com o livro Manual de produção de televisão, de Herbert Zettl, a interface da maioria dos sistemas de edição não linear exibe uma estrutura semelhante para a edição. Dessa forma, a opção que melhor corresponde ao layout de um software de edição de vídeo é

  • A seleção de clipes, monitor preview, monitor de programa, trilha de vídeo, trilha de áudio, níveis de áudio e ferramentas de edição.
  • B lista de arquivos e caracteres, monitor de vídeo, auxiliares de imagem e plugins.
  • C seleção de imagens, índice de efeitos, registro de transições, controle de Iluminação, modulador de voz e painel de roteiros.
  • D pincéis/ferramentas, camadas de vídeo, timecode e botão de REC e janela para exportar o vídeo.

A principal diferença entre edição linear e não linear, em produção de vídeos, é que

  • A a edição linear permite ajustes precisos de corte e efeitos, enquanto a edição não linear é a mais adequada para fluxos de trabalho simples.
  • B a edição linear é realizada em tempo real, enquanto a edição não linear permite a manipulação não destrutiva dos clipes.
  • C na edição linear os clipes são organizados em uma linha do tempo única, enquanto na edição não linear é possível trabalhar com múltiplas trilhas e ajustes simultâneos.
  • D a edição não linear é mais rápida e eficiente, pois não requer a gravação em tempo real, ao contrário da edição linear.