Questões de Edital (Redação Oficial)

Limpar Busca

Gomes (2015) define que determinado documento pode ser expedido por uma empresa privada ou órgão público com a finalidade de comunicar uma informação, convocação ou aviso. Esse documento é fixado em local público, divulgado pela correspondência ou em jornais de expressiva circulação. Sua estrutura dever ter: timbre da empresa, título, ementa, texto, localidade, data e assinatura. Que documento é esse?

  • A Informação.
  • B Atestado.
  • C Certidão.
  • D Apostila.
  • E Edital.

No setor da administração pública existe um documento oficial que anuncia uma oportunidade, procedimento ou atividade governamental específica. Este documento é amplamente utilizado para uma variedade de propósitos que incluem licitações, concursos, subsídios, convocatórias e chamadas públicas, entre outros.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o documento com as características citadas.

  • A Ofício
  • B Ata
  • C Atestado
  • D Relatório
  • E Edital

Com base nos conhecimentos sobre documentos oficiais utilizados pelas instituições públicas brasileiras, associe cada tipo de documento (na primeira coluna) à sua respectiva descrição ou função correspondente (na segunda coluna): 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A sequência correta é:  

  • A 4 – 3 – 1 – 2 – 5. 
  • B 3 – 4 – 5 – 2 – 1. 
  • C 1 – 2 – 3 – 4 – 5. 
  • D 3 – 4 – 1 – 2 – 5. 

A ata, a ordem do dia, o edital de convocação, a comunicação, o acordo de líderes e as decisões da presidência são

  • A manifestações por escrito de líderes dos partidos políticos a respeito de reuniões partidárias.
  • B registros de participação individual em atos diversos que fazem parte do cotidiano da Casa.
  • C documentos de registro e ordenação dos procedimentos e atos parlamentares nas reuniões de Plenário e de comissões.
  • D relatos de ocorrências políticas que são encaminhados ao registro do Congresso.
  • E comunicados urgentes a partir de ocorrências do cotidiano político.

É uma mensagem breve e objetiva, normalmente usada em um ambiente profissional e projetadas para serem compreendidas de forma fácil e rápida. São usados para informações importantes de forma eficiente, a fim de fazer mudanças dinâmicas e eficazes.

  • A Ata.
  • B Ofício.
  • C Edital.
  • D Memorando.