Questões de Editoração (Comunicação Social)

Limpar Busca

Existem três fatores que influenciam a definição do tamanho final do impresso.

São eles:

  • A custo, estética e usabilidade.
  • B custo, durabilidade e acabamento.
  • C formato, estética e durabilidade.
  • D custo, formato e usabilidade.
  • E formato, durabilidade e acabamento.

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - O grid ou diagrama é uma solução planejada e estruturada para organizar o conteúdo no espaço que irá ocupar; proporciona criar padrões e unidade visual

PORQUE

II - o designer habilidoso, sensível, busca as melhores proporções de acordo com regras de divisão do espaço: o quadrado, o duplo quadrado, a divisão áurea desenvolvendo layouts dinâmicos e funcionais.
Sobre as asserções, é correto afirmar que

  • A I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C I é verdadeira, e a II é falsa.
  • D I é falsa, e a II é verdadeira.
  • E I e II são falsas.

A estrutura de um livro pode ser dividida em três partes: pré-textual, textual e pós-textual, além de elementos extratextuais. Sobre essa estrutura, avalie as afirmações a seguir.

I - A introdução apresenta o discurso inicial do livro e deve figurar na parte textual.
II - O posfácio, assim como o sumário, são integrantes da parte pré-textual.
III - As listas de ilustrações, abreviaturas e siglas fazem parte do pré-textual, mas podem também ser deslocadas para o pós-textual.
IV - O fólio deve ser colocado em todas as partes do livro, logo abaixo da mancha de texto.
V - O colofão é parte integrante do pós-texto e contém informações técnicas sobre a produção do livro: tipografia, tipo de papel (capa e miolo), gráfica, editor.

É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II e IV.
  • C III e V.
  • D I, III, e V.
  • E I, II, III, IV e V.

Com relação à produção gráfica, julgue o item.

A diagramação horizontal é mais flexível que a diagramação vertical e organiza os conteúdos com base em blocos desenhados da esquerda para a direita em uma página. 

  • Certo
  • Errado

As definições de qualidade de imagem mais utilizadas para as respectivas peças publicitárias são:

  • A Páginas de web, 200 e 300DPI; materiais impressos visualizados de perto, 500DPI; grandes formatos, como banner, 1.500DPI.
  • B Páginas de web, 72 e 96DPI; materiais impressos visualizados de perto, 300DPI; grandes formatos, como banner, 150DPI.
  • C Páginas de web, 72 e 96DPI; materiais impressos visualizados de perto, 1.300DPI; grandes formatos, como banner, 1.500DPI.
  • D Páginas de web, 72 e 96DPI; materiais impressos visualizados de perto, 800DPI; grandes formatos, como banner, 96DPI.
  • E Páginas de web, 96 e 200DPI; materiais impressos visualizados de perto, 300DPI; grandes formatos, como banner, 50DPI.