Questões de Editoração (Jornalismo)

Limpar Busca

O jornalismo institucional desenvolveu‐se no Brasil com características próprias. Com relação a essa área de atuação, julgue o item.


Não faz parte do fluxo de produção de publicações institucionais a prova de prelo, por ser um veículo com poucas páginas que não justifica o uso de sistema offset.

  • Certo
  • Errado

O jornalismo institucional desenvolveu‐se no Brasil com características próprias. Com relação a essa área de atuação, julgue o item.


Características que definem a natureza jornalística devem estar presentes nas publicações voltadas ao ambiente corporativo, tais como a universalização, a atualidade e a periodicidade.

  • Certo
  • Errado

A comunicação organizacional, segundo Margarida Kunsch (2003), deve seguir uma filosofia da comunicação integrada, em que há a convergência das diversas áreas e a atuação sinérgica das diversas modalidades de comunicação (institucional, mercadológica, interna e administrativa). Assinale a alternativa que lista apenas instrumentos da comunicação institucional.

  • A Relações públicas; jornalismo empresarial; assessoria de imprensa; comunicação mercadológica; comunicação administrativa; publicidade institucional; marketing social.
  • B Comunicação multimídia; jornalismo empresarial; assessoria de imprensa; editoração multimídia; publicidade institucional; comunicação interna; marketing cultural.
  • C Relações públicas; jornalismo empresarial; assessoria de imprensa; editoração multimídia; publicidade institucional; marketing social; marketing cultural.
  • D Relações públicas; comunicação comunitária; marketing de conteúdo; editoração multimídia; publicidade institucional; marketing social; marketing cultural.
  • E Relações públicas; jornalismo empresarial; assessoria de imprensa; editoração multimídia; publicidade institucional; comunicação corporativa; merchandising.

Considere:  


     Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Na reprodução dos jornais acima, 

  • A a diferença nas linhas editoriais está definida nas pautas; o projeto gráfico não está adaptado para os diferentes públicos.
  • B ambos os jornais são da linha editorial econômica, cada um adaptado para seu público. O Agora São Paulo, para a classe C, e o Valor Econômico, para as classes A e B.
  • C ambos os jornais têm como linha editorial a divulgação de notícias: o Agora São Paulo volta-se para serviços ao cidadão e entretenimento, enquanto que a linha do Valor Econômico se destina às informações de economia, finanças e negócios.
  • D a diferença da linha editorial de cada veículo pode ser percebida pelos projetos gráficos: uso ou não de serifas, tamanho da tipologia e aplicação de cores. Os tempos verbais, como o uso do indicativo e a linguagem, e a seleção das pautas se assemelham.
  • E percebe-se que ambos os jornais são sensacionalistas, pois espetacularizam os assuntos em suas manchetes, mas com as linguagens adaptadas aos seus respectivos públicos.