Questões de Educação a Distância – Decretos e portarias (Pedagogia)

Limpar Busca

No campo educacional, uma perspectiva teórica e metodológica de grande relevância é a da educação politécnica. A educação politécnica representa uma

  • A modalidade de educação na qual os conteúdos das disciplinas escolares estão voltados à formação acadêmica das elites intelectuais, daí seu distanciamento das questões de ordem prática correspondentes ao domínio técnico de processos produtivos.
  • B perspectiva teórica e metodológica derivada das elaborações do sociólogo alemão Max Weber; refletindo sobre a diferença entre o agir racional com relação aos fins e o agir racional com relação aos valores, Weber demonstrava que essa separação, entre fins e valores, era equivocada, derivando daí a necessária unidade do ensino escolar.
  • C diretriz geral de organização do trabalho pedagógico na instituição escolar técnica e profissional na qual os conhecimentos teóricos ocupam lugar secundário face aos conhecimentos e aos elementos de ordem técnica e prática.
  • D concepção de educação crítica ao dualismo entre ensino geral, de natureza acadêmica, e o ensino profissional, que busca instituir uma formação na qual as dimensões teórica e prática do conhecimento são tratadas de maneira unitária, habilitando o educando às múltiplas formas do trabalhar e dos aspectos técnicos, estéticos, políticos e éticos que os envolvem.
  • E metodologia didática oriunda do pensamento positivista, de modo que a educação politécnica postula uma formação plural no domínio dos diferentes campos de conhecimento humano e de sua aplicação prática, mas ao mesmo tempo formaliza e preconiza a incomunicabilidade entre esses diferentes campos de conhecimento.

A Educação à Distância (EaD), que há muitos anos vem sendo desenvolvida mediante o ensino por correspondência, transmissões via rádio e TV, agora ganha novas dimensões ao utilizar as atuais tecnologias digitais e a internet. Nesse contexto, pode-se afirmar que o ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

  • A desfavorece a interatividade e a conexão de teias abertas que formam a trama das relações.
  • B representa a sala de aula on-line, é um conjunto de interfaces, ferramentas e estruturas decisivas para a construção da interatividade e da aprendizagem.
  • C deve estimular o aluno a utilizar a internet como único recurso de aprendizagem.
  • D é um ambiente virtual que não deve fazer parte da vida do aluno.
  • E atua como uma ferramenta simples que pode ser utilizada em poucos momentos no aprendizado do aluno.

Sobre o modelo de ensino híbrido rotação por estações, analise as seguintes assertivas:


I. A quantidade de estações de trabalho está ligada diretamente ao tamanho do conteúdo.


II. É objetivo dessa metodologia o desenvolvimento da autonomia dos alunos.


III. A variedade de recursos utilizados, como vídeo, textos, trabalho individual ou colaborativo, entre outros, favorece a planificação do ensino.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Sobre o modelo de ensino híbrido rotação por estações, analise as seguintes assertivas:


I. A quantidade de estações de trabalho está ligada diretamente ao tamanho do conteúdo.


II. É objetivo dessa metodologia o desenvolvimento da autonomia dos alunos.


III. A variedade de recursos utilizados, como vídeo, textos, trabalho individual ou colaborativo, entre outros, favorece a planificação do ensino.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Sobre o modelo de ensino híbrido rotação por estações, analise as seguintes assertivas:


I. A quantidade de estações de trabalho está ligada diretamente ao tamanho do conteúdo.


II. É objetivo dessa metodologia o desenvolvimento da autonomia dos alunos.


III. A variedade de recursos utilizados, como vídeo, textos, trabalho individual ou colaborativo, entre outros, favorece a planificação do ensino.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.