Questões de Educação Alimentar e Nutricional - Lei nº 13.666 de 2018 (Nutrição)

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A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) se conceitua como um objeto de ação multiprofissional, intersetorial e transdisciplinar, em que o conhecimento e o aprendizado, contínuo e permanente, propõem-se a desenvolver a autonomia e a voluntariedade ante os hábitos alimentares saudáveis, fazendo o uso de recursos e abordagens educacionais ativas e problematizadoras (BRASIL, 2012). A estratégia adotada a fim de realizar as ações de EAN devem ser bem definidas para garantir que os objetivos sejam alcançados. Nessa perspectiva, deve-se considerar o tempo e a forma de comunicação entre o profissional e o público alvo. Quanto a essa comunicação, analise os procedimentos a seguir.


I. Procurar vivenciar as orientações partilhadas, demonstrando coerência entre o que se fala e o que se faz..


II. Não há necessidade de considerar as individualidades, as necessidades e os valores relacionados à comida, alimentação, à nutrição, à saúde e à vida, visando ao prazer e ao autocuidado.


III. Cuidado com falas preconceituosas, que reforcem a exclusão social e estigmatização de grupos populacionais, pois precisamos respeitar a diversidade e as diferenças.


IV. Educar para o autocuidado, de maneira permanente, gerando autonomia, participação crítica e consciente.


É correto o que se afirma em (marque alternativa que contempla todas as corretas):

  • A I, II, III;
  • B II, IV;
  • C II; III;
  • D I, III, IV.

Como a existência de tradições culinárias locais está relacionada à Educação Alimentar e Nutricional?

  • A As tradições culinárias locais não influenciam nas práticas alimentares.
  • B As tradições culinárias fortalecem o patrimônio cultural das comunidades e têm impacto nas escolhas alimentares.
  • C A Educação Alimentar e Nutricional deve desconsiderar as tradições culinárias locais.
  • D As tradições culinárias locais são irrelevantes para a promoção da segurança alimentar e nutricional.

Qual é o papel do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) na promoção de EAN?

  • A O CONSEA não tem relação com a Educação Alimentar e Nutricional.
  • B O CONSEA é responsável apenas pela fiscalização das políticas públicas.
  • C O CONSEA auxilia na organização e monitoramento das políticas públicas relacionadas à segurança alimentar e nutricional.
  • D A atuação do CONSEA é exclusivamente focada na produção de alimentos orgânicos.

Por que é importante observar o circuito de produção, comercialização e consumo de alimentos ao realizar ações de EAN:

  • A O circuito de produção não tem influência nas escolhas alimentares.
  • B Ao observar o circuito ajuda a compreender as formas de plantar, colher, transportar, armazenar, beneficiar, trocar, vender, comprar e consumir alimentos.
  • C O circuito de produção é irrelevante para a promoção da segurança alimentar e nutricional.
  • D As ações de EAN não devem considerar a origem dos alimentos.

Por que o conhecimento das condições de vida da população é relevante para o planejamento em EAN:

  • A As condições de vida não têm impacto nas práticas alimentares das pessoas.
  • B O conhecimento das condições de vida permite identificar as preferências alimentares individuais.
  • C As condições de vida influenciam diretamente nas escolhas alimentares e na situação de Segurança Alimentar e Nutricional.
  • D O planejamento em EAN deve se basear apenas em diretrizes nacionais, sem considerar as particularidades locais.