Questões de Educação Corporativa (Gestão de Pessoas)

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Na área de gestão de pessoas, é comum o uso do termo capacitação ou treinamento no que se refere à proposição de ações educativas para profissionais no desempenho de suas atividades. Em relação à prática educativa, Aguiar et al. (2013) afirmam que:

  • A é burocrática, rígida e sem flexibilidade em nenhuma de suas etapas
  • B tem a experimentação como umas das seis etapas do processo, a fim de formar profissionais tecnicistas
  • C tem o processo para desenvolvê-la realizado seguindo seis etapas, das quais o diagnóstico é o passo inicial
  • D ajusta o indivíduo e sua técnica, padronizando o que o funcionário é capaz de realizar, independentemente de habilidades e competências

A andragogia valoriza a autonomia, a experiência, a orientação para problemas, a relevância, a aprendizagem colaborativa, a motivação intrínseca, o ensino personalizado e o aprendizado ao longo da vida. Existem diferentes categorizações dos princípios da andragogia. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo. 



I. Autonomia: Os adultos têm um alto grau de autoconceito e escolha em sua vida pessoal e profissional, e a aprendizagem deve ser relevante para suas necessidades e objetivos.


II. Experiência: As experiências anteriores dos adultos são uma fonte importante de aprendizagem e devem ser reconhecidas e utilizadas no processo educacional.


III. Aplicação: Os adultos são motivados por saber como o que estão aprendendo se aplica imediatamente à sua vida e trabalho.


IV. Orientação para o problema: Os adultos preferem aprender conceitos e teorias através de problemas e situações reais que enfrentam na vida e no trabalho.


V. Aprendizagem colaborativa: Os adultos aprendem melhor quando têm a oportunidade de discutir e compartilhar ideias com outros adultos, em um ambiente de aprendizado interativo e cooperativo. 



Estão corretas as afirmativas:

  • A I, II e III apenas
  • B I, II, III e V apenas
  • C I e II apenas
  • D I, II, III, IV e V
  • E I, III e V apenas
Uma empresa da área de tecnologia, diante da constante evolução do ramo, para se manter competitiva no mercado, estimulou seus funcionários a desenvolver conhecimentos, trabalhar como parceiros da instituição e “aprender a aprender”. Para tal, implementou um programa para atender à demanda, no qual o treinamento tinha como intenção o desenvolvimento dos funcionários e, inicialmente, realizaram uma avaliação para identificar as áreas em que a equipe precisava de aprimoramento; em seguida, desenvolveram workshops técnicos para que desenvolvedores aprendessem novas linguagens de programação; gerenciamento ágil de projetos para gerentes de projetos através da prática; palestras com simulações sobre as últimas tendências tecnológicas; dentre outras atividades. Após a conclusão do programa e passados alguns meses, a empresa verificou que houve uma significativa melhora no seu desempenho. Considerando a situação hipotética, é possível afirmar que a empresa utilizou: 
  • A Treinamento técnico.
  • B Educação corporativa.
  • C Gestão por competição.
  • D Avaliação de desempenho.
Ana acaba de assumir a gestão da área de educação corporativa de um conselho profissional e sabe que há demandas por qualificação a serem constantemente supridas, cada vez mais emergenciais pelas novas tecnologias e inovações do mundo moderno. Mais do que diagnosticar necessidades de treinamento, uma atuação efetiva de Ana e sua equipe terá como seu maior desafio: 
  • A Conhecer as novas metodologias educacionais que estão disponíveis no mercado.
  • B Aprovar orçamento suficiente para ofertar os treinamentos técnicos identificados no diagnóstico.
  • C Fazer com que as pessoas entendam a importância de realizar as entrevistas de reação promovidas ao final dos treinamentos oferecidos.
  • D Implementar um modelo estratégico, em que a educação corporativa seja vista como uma parceira fundamental na formação de equipes preparadas para o futuro da organização.
Quanto à gestão de pessoas nas organizações públicas, julgue o item. 

Uma das desvantagens da educação corporativa é a baixa capacidade de estímulo do comprometimento dos colaboradores com os objetivos organizacionais.
  • Certo
  • Errado