Questões de Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias (Pedagogia)

Limpar Busca

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi criada para o indivíduo que não teve oportunidade de iniciar ou concluir seus estudos em idade escolar no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. A EJA almeja, também, desenvolver novas habilidades, formar cidadãos críticos, questionadores e conhecedores de seus direitos e deveres, além de um sujeito pleno e apto para exercer seu papel na sociedade.
Socialmente, a EJA é um dos caminhos mais importantes para o fomento da construção de conhecimentos que transformam o mundo. Marque a alternativa que caracteriza, pedagogicamente, os aspectos positivos desse estudo.

  • A O alcance da mudança econômica é fundamental para a mudança de comportamentos com ênfase na empregabilidade, com o desenvolvimento e suas especificidades, renovando e promovendo interação.
  • B A EJA precisa ser diferenciada e adaptada, na busca por uma perspectiva de vida melhor, em um mundo consciente e solidário, onde é possível evidenciar transformações, nas áreas legislativa, pedagógica e intelectual.
  • C O professor deve conhecer a realidade sensorial da escola e adaptá-la aos conteúdos normativos, aproveitando as experiências dos gestores, dos supervisores, dos inspetores e dos políticos.
  • D O propósito pedagógico da EJA é a de ser uma educação elitizada com implementação das experiências externas às dos alunos na prática pedagógica experienciada e experimentada na sociedade democrática.
  • E A EJA tem enfrentado muitos obstáculos na jornada por uma educação eficaz e elitista, destinada àqueles que não tiveram oportunidade de frequentar a escola na idade escolar.

Com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os princípios orientadores da EJA são os de equidade, diferença e proporcionalidade.
( ) A matrícula de jovens entre sete e quatorze anos nos cursos da EJA é facultativa.
( ) É uma categoria situada fora da educação básica e, portanto, tem exigências formativas distintas.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.

O Art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional trata da educação de jovens e adultos como sendo aquela “destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria”. Tal concepção da educação de jovens e adultos é entendida a partir de três funções transformadoras com o alargamento do dever do Estado. Assinale a alternativa que contém a explicação CORRETA quanto às funções reparadora, equalizadora e qualificadora.

  • A Função reparadora assegura a reintrodução do cidadão no circuito de direitos civis; função equalizadora recupera o direito à igualdade pela ampliação de possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via educação escolar; e função qualificadora amplia as chances de viver adequadamente na sociedade do conhecimento como um cidadão ativo, participativo e socialmente produtivo.
  • B Função reparadora assegura ao cidadão seus direitos civis; função equalizadora mantém as possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via educação escolar; e função qualificadora amplia a oferta de supletivos em regiões urbanas e rurais.
  • C Função reparadora assegura a reintrodução do cidadão no circuito de direitos civis; função equalizadora recupera o direito à igualdade pela ampliação de possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via educação escolar; e função qualificadora amplia a oferta de supletivos em regiões metropolitanas.
  • D Função reparadora assegura a reintrodução do cidadão no circuito de direitos civis; função equalizadora recupera o direito à igualdade pela ampliação de possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via educação escolar; e função qualificadora amplia as chances de empregabilidade de acordo com a consolidação das leis do trabalho.
  • E Função reparadora assegura ao cidadão seus direitos civis; função equalizadora recupera o direito à igualdade pela ampliação de possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via supletivo; e função qualificadora amplia as chances de empregabilidade de acordo com a consolidação das leis do trabalho.

Analise os seguintes depoimentos de alunos do Curso para Educação de Jovens e Adultos (EJA):

“a gente tem que estudar para aprender a ler e procurar uma vida melhor. Vida melhor é... que a gente arranjar um emprego melhor, que não dependa de trabalhar na roça, né... é ruim, é isso mesmo.”

“Às vezes é até um segredo assim que ninguém pode saber, né, hoje todo mundo comenta, não é? Aí sai comentando: eu li a carta, tinha isso e isso né. Aí a pessoa fica com vergonha.” “É ruim o cara não saber ler porque o cara só pega no pesado, né... e o cara sabendo ler pega um servicim manero, né, o cabra não sabemo...”

(FERNANDES, Dorginal, 2002, Alfabetização de Jovens e Adultos)


Sobre os princípios da Educação de Jovens e Adultos, NÃO é correto afirmar que:

  • A Representa uma dívida social ainda não reparada para aqueles que não tiveram acesso à escola.
  • B É uma promessa que proporciona um caminho para o desenvolvimento de todas as pessoas, em qualquer idade.
  • C Possibilita maior autonomia, melhor comunicação e mais independência cultural e social através de maior escolaridade.
  • D Tem uma função reparadora da exclusão social para aqueles que não tiveram acesso ou permanência na escola nem a possibilidade de continuar os estudos.
  • E Permite que jovens e adultos construam novos significados, consigam um trabalho melhor e se desenvolvam como indivíduos e seres sociais.

Julgue o item subsequente.


O PNE considera desnecessário o acompanhamento psicopedagógico para alunos em programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma vez que esses alunos já possuem maturidade suficiente para gerenciar suas próprias dificuldades de aprendizagem. 

  • Certo
  • Errado