Questões de Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias (Pedagogia)

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As Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, independente de segmento e forma de oferta, deverão garantir nos seus currículos, na sua parte relativa à formação geral básica, os direitos e objetivos de aprendizagem, expressos em competências e habilidades nos termos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e da BNCC, tendo como ênfase o desenvolvimento dos componentes essenciais para o ensino da leitura e da escrita, assim como das competências gerais e as competências/habilidades relacionadas:

  • A A Língua Portuguesa, Matemática e Inclusão Digital.
  • B A Ciências Humanas e Naturais, Linguagens e Raciocínio Lógico-Matemático.
  • C Às Tecnologias da informação do mundo do trabalho.
  • D À Matemática aplicada, bem como às Linguagens e suas tecnologias.
  • E A Ciências Humanas e Tecnológicas, Natureza, Linguagens e Matemática.

Paulo Freire, um dos principais teóricos da educação, defendeu a importância da educação como um ato de liberdade e conscientização. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), esse conceito é fundamental para promover a inclusão e a transformação social. Considerando isso, leia as afirmativas a seguir sobre a EJA e a perspectiva freiriana.

I- A EJA deve ser um processo de ensino-aprendizagem que valoriza as experiências de vida dos alunos, promovendo um diálogo crítico e reflexivo.
II- A educação, segundo Freire, é um ato de dominação que deve ser imposto aos educandos para que se adaptem à sociedade.
III- A prática da EJA deve considerar a realidade social e cultural dos alunos, promovendo a conscientização e a ação transformadora.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E III, apenas.

Um aluno da EJA diz que se sente desmotivado a estudar, portanto pensa em desistir para se dedicar exclusivamente ao trabalho. Como direcionar o aluno?

  • A Dizer ao aluno que ele precisa se esforçar mais para conseguir conciliar as duas atividades.
  • B Mostrar ao aluno a importância dos estudos para seu crescimento profissional, social e pessoal.
  • C A dificuldade do aluno em conciliar trabalho e estudo não é responsabilidade da escola.
  • D Verificar se no histórico do aluno existem escolhas que levaram a essas dificuldades.

Certo professor de uma escola de EJA (Educação de Jovens e Adultos) busca estratégias para tornar suas aulas mais significativas e relevantes para os alunos. Qual das seguintes ações, baseada na Andragogia, seria mais adequada?

  • A Relacionar os conteúdos ensinados com as experiências de vida e as necessidades dos alunos, buscando exemplos práticos e relevantes para o seu dia a dia.
  • B Priorizar o uso de livros didáticos e materiais impressos como recurso central no processo educativo, de modo a assegurar uma padronização rigorosa do conteúdo curricular, bem como a facilitar a sistematização do conhecimento, oferecendo uma base sólida e uniformizada para a assimilação dos conteúdos.
  • C Estruturar os alunos em grupos homogêneos, baseando-se em critérios rigorosos de faixa etária e níveis de conhecimento prévio, com o objetivo de otimizar a dinâmica pedagógica, permitindo uma abordagem mais eficiente no gerenciamento e no acompanhamento das atividades de ensino e aprendizagem.
  • D Desenvolver atividades de natureza individual e competitiva, visando não apenas o estímulo à autonomia dos alunos, mas também a promoção de uma cultura de autoavaliação contínua, que reforce a busca por excelência em resultados individuais, alinhados às exigências do contexto acadêmico e social contemporâneo.

Com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os princípios orientadores da EJA são os de equidade, diferença e proporcionalidade.
( ) A matrícula de jovens entre sete e quatorze anos nos cursos da EJA é facultativa.
( ) É uma categoria situada fora da educação básica e, portanto, tem exigências formativas distintas.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.