Questões de Educação e Cidadania: Aspectos da Educação Brasileira e Regional (Pedagogia)

Limpar Busca

A noção de que o trabalho pode se configurar como um balizador das práticas formativas é bem estabelecida no debate sobre a educação técnica e profissional no Brasil. Nesse domínio, o trabalho como princípio educativo corresponde a uma concepção tributária do pensamento

  • A deweyano.
  • B gramsciano.
  • C vigotskiano.
  • D weberiano.
  • E piagetiano.

O Art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional trata da educação de jovens e adultos como sendo aquela “destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria”. Tal concepção da educação de jovens e adultos é entendida a partir de três funções transformadoras com o alargamento do dever do Estado. Assinale a alternativa que contém a explicação CORRETA quanto às funções reparadora, equalizadora e qualificadora.

  • A Função reparadora assegura a reintrodução do cidadão no circuito de direitos civis; função equalizadora recupera o direito à igualdade pela ampliação de possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via educação escolar; e função qualificadora amplia as chances de viver adequadamente na sociedade do conhecimento como um cidadão ativo, participativo e socialmente produtivo.
  • B Função reparadora assegura ao cidadão seus direitos civis; função equalizadora mantém as possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via educação escolar; e função qualificadora amplia a oferta de supletivos em regiões urbanas e rurais.
  • C Função reparadora assegura a reintrodução do cidadão no circuito de direitos civis; função equalizadora recupera o direito à igualdade pela ampliação de possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via educação escolar; e função qualificadora amplia a oferta de supletivos em regiões metropolitanas.
  • D Função reparadora assegura a reintrodução do cidadão no circuito de direitos civis; função equalizadora recupera o direito à igualdade pela ampliação de possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via educação escolar; e função qualificadora amplia as chances de empregabilidade de acordo com a consolidação das leis do trabalho.
  • E Função reparadora assegura ao cidadão seus direitos civis; função equalizadora recupera o direito à igualdade pela ampliação de possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via supletivo; e função qualificadora amplia as chances de empregabilidade de acordo com a consolidação das leis do trabalho.

Sobre o pleno desenvolvimento dos educandos, analise as asserções a seguir, de acordo com as ideias de Carneiro (2015).
I- Os deveres e a viabilização ao direito fundamental à educação com a tríplice natureza da finalidade desta, são: o pleno desenvolvimento do educando, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. II- A educação como processo intencional deve contribuir para que o organismo psicológico do aprendiz se desenvolva numa trajetória única e estável. O nível cognitivo volta-se para a não-assimilação de certos conhecimentos e de certas operações mentais. III- A primeira etapa da trajetória do desenvolvimento educacional corresponde às aprendizagens desenvolvidas na fase inicial da evolução da criança.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II e III.
  • B I.
  • C II.
  • D I e II.
  • E I e III.

Em um debate sobre cidadania digital na escola, um aluno argumenta que a escola não precisa se preocupar com esse tema, pois os alunos já sabem como usar as tecnologias digitais de forma responsável. Qual dos argumentos a seguir melhor contrapõe a posição desse aluno?

  • A As crianças e os jovens são nativos digitais e, portanto, já possuem todas as habilidades necessárias para navegar com segurança e responsabilidade no mundo online.
  • B A escola tem a responsabilidade de formar cidadãos completos, incluindo a capacidade de usar as tecnologias digitais de forma crítica, ética e responsável.
  • C As redes sociais e outras plataformas online são espaços seguros e livres de riscos para crianças e jovens.
  • D O uso excessivo de tecnologias digitais não prejudica o desenvolvimento cognitivo e social das crianças e dos jovens.
  • E A escola deve se concentrar em ensinar as matérias tradicionais, como matemática, português e história, e não se preocupar com o uso das tecnologias digitais.

A Educação é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direito à cidadania. Nessa perspectiva, faz-se necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua indissociabilidade, para a função social da Educação Básica, compreendendo que essas dimensões

  • A ocorrem de forma indissociável, excluindo-se a Educação Infantil e estendendo-se ao Ensino Fundamental, Médio e posteriores.
  • B ocorrem de formas separadas, iniciando na Educação Infantil, estendendo-se ao Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais).
  • C ocorrem de forma indissociável, iniciando na Educação Infantil, estendendo-se ao Ensino Fundamental, Médio e posteriores.
  • D ocorrem de formas separadas, iniciando com o cuidar na Educação Infantil e o educar a partir do Ensino Fundamental, estendendo-se até o Ensino Médio.