Questões de Educação e Filosofia (Pedagogia)

Limpar Busca

A proposta curricular do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) prevê integração entre formação geral e formação profissional, organizadas em torno de núcleos politécnicos. A esse respeito, a disciplina de filosofia, propriamente dita, constaria nos núcleos

  • A articulador e tecnológico.
  • B tecnológico e atividades criativas.
  • C prática profissional e estruturante.
  • D estruturante e articulador.
  • E atividades criativas e prática profissional.

O ideário da emancipação tem uma longa história no pensamento filosófico e pedagógico, remontando ao iluminismo no século XVIII e a valorização que este confere ao exercício da razão. No que concerne à educação profissional o termo não é incomum, sendo, pois, mobilizado por diversos autores muito conhecidos no âmbito da educação técnica e profissional, tais como Lucília Machado, Marise Ramos e Gaudêncio Frigotto. Considerando o que foi pontuado e considerando as especificidades dos Institutos Federais, o ideário da emancipação nessas instituições visa

  • A retomar a proposição iluminista de valorização da razão e da ilustração, cuja expressão maior é o desenvolvimento de uma proposta formativa na qual os estudantes possam transitar pelas obras dos grandes nomes da ciência e da cultura.
  • B instituir processos formativos pautados no modelo clássico-tradicional baseado na relação hierárquica entre professor e aluno, no sentido que o assujeitamento do aluno no presente permitirá sua condição de sujeito no futuro.
  • C abrir possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento para todos os alunos com base no tratamento estrito dos conteúdos de ensino, evitando que aspectos marcadamente externos à escola, (condição de classe, gênero etc.) se façam presentes no interior do processo pedagógico.
  • D constituir um processo formativo que, ao conjugar técnica, ciência e cultura numa perspectiva crítica, promova a autonomia dos educandos e o fortalecimento de valores e disposições éticas orientadas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
  • E promover o acesso à cultura histórica e socialmente acumulada pela humanidade tendo em vista a tarefa precípua de preparação dos alunos e alunas para ingressar no ensino superior e, com isso, romper com sua condição de classe.

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e as dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica da educação, julgue o item a seguir.
A pedagogia libertária tem como pressuposto filosófico o positivismo e o funcionalismo, sendo influenciada, também, pela pedagogia behaviorista.  

  • Certo
  • Errado

Conforme apontam os principais filósofos da educação, o Iluminismo foi um período muito rico em reflexões pedagógicas, em especial, pelo esforço de muitos pensadores em demonstrar a importância da laicidade para a escolarização. Dentre os pensadores dessa época, Rousseau ocupa um lugar de destaque no desenvolvimento da filosofia da educação.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) Rousseau, em sua obra Emílio, relata de forma romanceada a educação de um jovem, acompanhado por um perceptor ideal e afastado da sociedade “corruptora”. ( ) Para Rousseau, o projeto de uma “educação conforme a natureza” não significa retornar à vida selvagem ou primitiva, mas sim buscar a “verdadeira natureza”, que, para ele, corresponderia à vocação humana. ( ) Pode-se dizer que Rousseau é um opositor da educação de seu tempo, uma educação que ele considerava muito autoritária, interessada em, simplesmente, adaptar e adestrar a criança para fazer parte do modelo de sociedade vigente.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V
  • B F • V • F
  • C V • F • V
  • D V • F • F
  • E F • V • F.

Leia o excerto a seguir.

     É parte integrante do conhecer porque nosso conhecimento sobre o mundo dá-se em uma relação viva e cambiante (sem o controle de toda e qualquer interveniência) com o próprio mundo. Não ocupa um lugar externo ao processo de conhecer, pois investigar é bem diferente de receber uma revelação límpida, transparente e perfeita. É, sem dúvida, decorrência da busca. Nossa escola o desqualifica. Não significa que, ao revés, deva-se incentivá-lo, mas, isso sim, incorporá-lo como uma possibilidade de se chegar a novos conhecimentos.

(Cortella, 2011. Adaptado)

Assinale a alternativa que identifica corretamente a qual elemento o excerto se refere.

  • A O espaço do empírico na escola.
  • B O conflito interpessoal cognitivo.
  • C O uso do método.
  • D O erro.