Questões de Educação e Ludicidade (Pedagogia)

Limpar Busca

Leia o texto a seguir.

O despertar do interesse do aluno em direção à atividade proposta pelo professor, está no sentido de provocar relações intrapessoais e interpessoais, e a ludicidade pode e deve estar presente nesses dois momentos.
SUANNO, J. H. O papel do brinquedo na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. In: Didática e Interfaces. 2. Edição revisada e ampliada. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2019.

Com base no texto, conclui-se que

  • A o brinquedo e a brincadeira são elementos muito importantes para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
  • B o brinquedo e a brincadeira são atividades tão somente prazerosas e por isso as crianças aprendem.
  • C o planejamento pedagógico e didático na educação infantil deve ser realizado tendo o livro didático como elemento central.
  • D o brinquedo e o ato de brincar levam necessariamente ao desenvolvimento da imaginação nas crianças.

No ano de 2023, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e o Itaú Social publicaram um estudo que revelou o alarmante dado de que 89% das turmas de creche e pré-escola não contam com aprendizados relacionados à educação étnicoracial. Nesse prisma, o Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) denuncia que os possíveis efeitos do racismo no desenvolvimento infantil são: a rejeição da própria imagem e impacto na autoestima, a construção de uma identidade racial desvalorizada, os problemas de socialização e inibição de comportamento, o estresse tóxico, a ansiedade, a dificuldade de confiar em si etc. Diante de tais informações, pode-se asseverar que o principal efeito advindo do fato de ignorar a raça na constituição das relações sociais e nas propostas pedagógicas da educação infantil expressa-se como a tendência

  • A de combater o racismo como uma responsabilidade dos movimentos sociais fora da escola. Somente quando demandada por tais movimentos a escola deverá agir.
  • B de tornar transparente o objetivo constitucional e legal de legitimar as desigualdades em todo o território brasileiro.
  • C de equiparar negros e brancos, como se eles tivessem as mesmas oportunidades.
  • D de perpetuar na escola uma prática de ensino antirracista.

A brincadeira "Tá Pronto, Seu Lobo?" promove o desenvolvimento da coordenação motora fina.

  • Certo
  • Errado

A origem da brincadeira "Tá Pronto, Seu Lobo?" está relacionada às tradições que também deram origem aos contos de fadas, utilizando figuras como lobos para simbolizar os medos infantis.

  • Certo
  • Errado

O brinquedo é utensílio de entretenimento das crianças, pelo qual ela reconhece o mundo real através de um mundo imaginário, lúdico. Com o brinquedo, ela desenvolve suas habilidades manuais, sua motricidade e o seu cognitivo.

(Freitas; Mancini, 2019, p. 105.)



Quanto aos jogos e brincadeiras na escola, assinale a afirmativa correta. 

  • A Trabalhar com brinquedo na escola tem a exclusiva função lúdica de aprender com prazer levando a criança a apreender conceitos importantes previstos no currículo escolar.
  • B A brincadeira na escola leva o aluno a conviver socialmente de modo que sua função é, prioritariamente, de aprender a lidar com o coletivo e com as regras sociais, sem interferir diretamente na cognição.
  • C O uso das brincadeiras deve ser limitado, pois, para preparar a criança para ser cidadã, é necessário que os objetos de conhecimento sejam trabalhados a partir de aulas expositivas com exercícios de fixação no caderno.
  • D O jogo tem fundamental importância na expansão do ensino por possibilitar ao aluno raciocinar e pensar em tudo que aprende, encontrando respostas para os porquês e soluções inteligentes para resolver problemas relativos à escola e à vida.