Questões de Educação e Ludicidade (Pedagogia)

Limpar Busca

O brinquedo é utensílio de entretenimento das crianças, pelo qual ela reconhece o mundo real através de um mundo imaginário, lúdico. Com o brinquedo, ela desenvolve suas habilidades manuais, sua motricidade e o seu cognitivo.

(Freitas; Mancini, 2019, p. 105.)



Quanto aos jogos e brincadeiras na escola, assinale a afirmativa correta. 

  • A Trabalhar com brinquedo na escola tem a exclusiva função lúdica de aprender com prazer levando a criança a apreender conceitos importantes previstos no currículo escolar.
  • B A brincadeira na escola leva o aluno a conviver socialmente de modo que sua função é, prioritariamente, de aprender a lidar com o coletivo e com as regras sociais, sem interferir diretamente na cognição.
  • C O uso das brincadeiras deve ser limitado, pois, para preparar a criança para ser cidadã, é necessário que os objetos de conhecimento sejam trabalhados a partir de aulas expositivas com exercícios de fixação no caderno.
  • D O jogo tem fundamental importância na expansão do ensino por possibilitar ao aluno raciocinar e pensar em tudo que aprende, encontrando respostas para os porquês e soluções inteligentes para resolver problemas relativos à escola e à vida.

As atividades lúdicas são importantes em qualquer faixa etária ou nível de ensino. Entretanto, no que diz respeito a crianças e adolescentes, o trabalho com jogos e brincadeiras torna-se uma verdadeira necessidade, uma vez que essas atividades fazem parte do cotidiano dos alunos dessa faixa etária.
(Vasconcelos, 2012, p. 110.)

Em relação às questões metodológicas ligadas especificamente ao processo de ensino-aprendizagem da história, falar e atuar em jogos ou mesmo em gamificação:

  • A É necessário, desde que se leve em consideração o caráter de infalibilidade da verdade histórica.
  • B É, nos dias atuais, uma necessidade premente, uma vez que que o lúdico pode se encaixar em todas as disciplinas.
  • C Contradiz as principais premissas referentes à própria essência da disciplina histórica, cujos temas não são brincadeira.
  • D É um tanto quanto arriscado e inadequado, uma vez que o teor mais sério e antigo das questões historiográficas muito se distancia desse tipo de proposta.

Quanto à organização dos espaços na Educação Infantil, há dois aspectos centrais para a construção de interações qualificadas: o acesso _____________ das crianças aos materiais e as diferentes linguagens que serão privilegiadas e construídas nas interações com eles. Há, nisso, uma mudança de paradigma importante: passa-se da _____________ do professor a um _____________ da criança regido pelos brinquedos, móveis e objetos planejadamente colocados para o seu desafio e para a sua interação.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A autônomo – centralidade – protagonismo
  • B orientado – disciplina – protagonismo
  • C orientado – centralidade – estímulo
  • D dirigido – disciplina – acolhimento
  • E autônomo – disciplina – acolhimento

O brincar é importante porque dá à criança o poder de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, aos outros e o mundo, de repetir ações prazerosas, de partilhar, expressar sua individualidade e identidade por meio de diferentes linguagens, de usar o corpo, os sentidos, os movimentos, de solucionar problemas e criar (1ª parte). Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens (2ª parte). Mas é no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados. Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância, que coloca a brincadeira como ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolver (3ª parte).


Quais partes estão corretas? 

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 3ª parte.
  • C Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • D Apenas a 2ª e a 3ª partes.
  • E Todas as partes.